É chamado de "Snake" e está sendo comparado com outro suposto vírus estatal, o Stuxnet. E sim, todas as evidências apontam para a Rússia.
Novo e poderoso vírus está infectando computadores na Ucrânia
De acordo com a BAE Systems, do Reino Unido, dezenas de redes de computadores foram infectadas com o vírus. Ele funciona dando a invasores "acesso remoto completo para o sistema comprometido." Ele tem qualidades invisíveis, incluindo a capacidade de permanecer inativo por um número de dias.
Armas cibernéticas tem sido cada vez mais usadas desde o início do ano, antes da derrubada do presidente Viktor Yanukovich. Especialistas em segurança estão comparando-o com o Stuxnet, o malware que interrompeu as instalações nucleares do Irã em 2010.
Apesar de suas origens não serem claras, seus desenvolvedores parecem operá-lo no mesmo fuso horário de Moscou, e algum texto russo está embutido no código, segundo a BAE, que identificou 14 casos do "Snake" na Ucrânia desde o início de 2014, em comparação com 8 casos em 2013. Ao todo, 32 casos foram relatados na Ucrânia desde 2010, e 56 em todo o mundo.
"Nosso relatório mostra que um grupo tecnicamente sofisticado e bem organizado está desenvolvendo e usando essas ferramentas durante os últimos oito anos", disse David Garfield, diretor-gerente de segurança cibernética na BAE Systems. "Mas não é possível dizer exatamente quem está por trás disso."
O problema com a liberação de vírus sofisticados como esses é que eles não podem ser contidos. "Tome o Stuxnet, por exemplo, que foi recentemente detectado em uma usina nuclear russa. É concebível que os vírus, uma vez desencadeados, podem danificar outros computadores e sistemas de formas imprevisíveis e indesejáveis. Eu acho que a metáfora "Snake", neste caso, é bastante lógica. [io9]