sábado, 29 de março de 2014

ENSINAR É...



Andrea Laurenti - Consultora, Docente e CoachENSINAR É PROMOVER ENCONTROS


Outro dia, deparei-me com esta frase: “Ensinar é promover encontros”. Não me recordo quando nem onde a li. Mas ela me afetou.
Não estava mencionado o autor. Mas de certo, gostaria de saber ao menos seu nome, para devotar a ele (ou a ela) minha admiração pela genialidade contida em tão poucas palavras. Após ler o enunciado, passei a refletir sobre o que significaria. E muitas ideias se entrelaçaram em minha cabeça…
De pronto, concordei! E busquei na memória a quais encontros o autor desconhecido estaria se referindo. Encontrei muitos!
Ensinar é, de fato, promover encontros: da educação com o ser humano. Do aluno com os livros, dos leitores com os autores. Das mãos com os lápis e destes, com os cadernos. Do professor, com a turma e de cada par de olhos, com o mestre.
Há encontro em cada relação estabelecida presencial ou virtualmente. Há encontro no aperto de mãos, no abraço e até na troca de olhares. Há muito encontro na troca de palavras, entre as palavras que um profere e que o outro ouve e vice-versa. Há encontro das ideias de um com o outro e nas concordâncias e discordâncias que envolvem inevitavelmente cada um deles.
O encontro está promovido entre alunos e cada imagem oferecida; entre a atenção, os olhos e os ouvidos atentos e um vídeo; entre os passos do aluno e o local visitado. O encontro se dá entre os rabiscos da lousa e o entendimento ou a falta dele. Nos diálogos estabelecidos, nas dúvidas e nas incertezas.
O encontro está na reciprocidade da salas de aula e dos meios virtuais: nos e-mails, nos fóruns, nas chats, nas redes…
Ensinar é promover encontros: é possibilitar a cada indivíduo a chance de tomar contato com o conhecimento, com os diferentes saberes e consigo mesmo.
E na promoção destes encontros resultados vão se revelando: aprendizagens, habilidades e competências se desenvolvem.
Já dizia  o sábio: quando duas pessoas se encontram trazendo um pão cada uma, ao trocarem seus pães, cada uma delas vai embora, levando exatamente a mesma quantidade que carregava antes do encontro. Porém, quando duas pessoas trazem cada uma a sua ideia, ao trocarem, saem ambas com o dobro do que trouxeram.
Paz e luz!
Andrea Laurenti

Brasil no PORTÃO DO INFERNO!!

Levaram o Brasil ao PORTÃO DO INFERNO Por Professor Negreiros 18 de março de 2024 Desde a segunda campanha eleitoral de Dilma Rousseff rumo ...