Um matemático brasileiro afirma que é possível prever os resultados de um sorteio de loteria através da aplicação de teorias de probabilidade.
Matemático brasileiro alega que é possível prever números na loteria
Renato Gianella descobriu que é perfeitamente possível prever os números que são mais susceptíveis de aparecer do que outros, seguindo os mesmos padrões de comportamento como o previsto pela Lei dos Grandes Números.
Seu estudo constata que nem todas as combinações de números têm a mesma probabilidade de ocorrer - por isso, em suma, é possível prever os padrões de números com maior chance de serem sorteados.
O estudo afirma que há um padrão que é aplicável em todas as loterias ao redor do mundo, que pode ser trabalhado utilizando um modelo um tanto complicado.
O matemático tem um site http://www.lotorainbow.com.br/po/default.asp que permite que as pessoas vejam a probabilidade de diferentes números que estão sendo sorteados em 20 loterias ao redor do mundo - mas os leitores podem precisar de algum conhecimento em matemática para compreendê-lo.
O estudo diz que: "A noção frequentista afirma que a probabilidade de um determinado evento relaciona-se com a frequência com que este evento se repita. Além disso, como previsto pela Lei dos Grandes Números, quando um evento é repetido muitas vezes, a média dos resultados de todos os eventos deve estar perto do resultado esperado. Assim, todos os tipos de jogos, em que muitas repetições ocorrem (como loterias), são laboratórios ideais para o estudo de probabilidades. Agora, um novo estudo mostra que nem todas as combinações de números têm a mesma probabilidade de ocorrer em um sorteio. [DailyMail]