Os cientistas descobriram o primeiro planeta do tamanho da Terra na zona habitável de sua estrela-mãe.
Encontrado o 1º planeta do tamanho da Terra na zona habitável
O astrônomo Thomas Barclay, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, na Califórnia, analisou os dados coletados pelo telescópio espacial Kepler para descobrir um sistema de cinco planetas, sendo que o mais externo circunda a borda exterior da zona habitável de sua estrela, de acordo com relatórios publicados essa semana.
O planeta mais externo tem um raio que é estimado em 1,1 vezes maior do que a da Terra, segundo Nick Ballering, estudante de pós-graduação de astronomia na Universidade de Arizona, e cientista do Centro de Pesquisa Ames.
A estrela hospedeira não foi nomeada, mas foi identificada como uma M1, que é uma pequena estrela que é mais escura do que o sol. Estes tipos de estrelas, também conhecidas como "anãs vermelhas", representam cerca de 70% das estrelas na Via Láctea.
Até agora, o planeta mais parecido com a Terra detectado pelo telescópio Kepler agora extinto é o Kepler-62 f, que é cerca de 1,4 maior que o nosso planeta. Kepler-62 f recebe cerca de metade da energia de sua estrela que a Terra recebe do sol, e tem um período orbital de 267 dias.
A zona habitável de um sistema é a região que recebe a quantidade exata de energia para permitir a existência de água líquida em sua superfície, fator essencial para a vida como a conhecemos. [DiscoveryNews]