sexta-feira, 11 de abril de 2014

detectando civilização alienígena

11 modos pelos quais podemos detectar uma civilização alienígena

by Lucas Rabello
Nos últimos 50 anos, os nossos esforços para detectar civilizações extraterrestres em grande parte se voltaram para a busca de emissões de rádio. Mas essa não é a única estratégia à nossa disposição. Aqui estão 11 maneiras intrigantes que poderíamos provar que os alienígenas realmente existem.

1. Sinais de rádio

Sinais de rádio
Como se observa, este é o mais conhecido dos alvos do SETI. Os sinais de rádio que emanam em estreitas faixas focadas poderiam indicar a presença de vida inteligente.
Temos liberado ondas eletromagnéticas de várias intensidades e frequências por mais de um século, com transmissões de TV, conversas de telefonia móvel, transmissões por satélite, juntamente com radares militares, civis e astronômicos. Os sinais de rádio também podem ser transmitidos deliberadamente, mas isso é arriscado.
Infelizmente, os sinais de rádio diminuem de intensidade à medida que se espalham pelo universo. Mas dependendo da força e frequência de um sinal, estas ondas podem se propagar para distâncias cosmologicamente grandes e ainda carregar informações suficientes para conotar a presença de vida inteligente.

2. Sinais ópticos

Sinais ópticos
Alienígenas poderiam usar lasers poderosos para se comunicar através de distâncias estelares em vários comprimentos de onda ópticos. Lasers são particularmente eficazes para a comunicação ponto-a-ponto, para que possamos conceber sistemas automatizados que apontam lasers em sistemas candidatos. Lasers têm vigas apertadas que podem levar cargas de dados. Além disso, ao contrário da luz visível (que pode ser bloqueada pela poeira interestelar ), a luz no espectro infravermelho pode facilmente penetrar pelo meio empoeirado da nossa galáxia.

3. Assinaturas de microondas

A pesquisa moderna por alienígenas começou oficialmente em 1959 com a publicação de um artigo escrito por Philip Morrison e Giuseppe Cocconi. Seu artigo, "Pesquisando Comunicações Interestelares", propôs uma busca de estrelas como o sol nas proximidades como emissões microondas deliberadas na linha de hidrogênio de 21 centímetros.

4. Raios-X artificias e explosões de raios gama

Raios-X artificias e explosões de raios gama
ETs também poderiam chamar a nossa atenção através da transmissão deliberada de raios-x de alta energia e explosões de raios gama. Mas isso exigiria quantidades hediondas de energia por bit de informação - algo que só uma civilização super-avançada seria capaz de fazer.

5. Comunicação via neutrinos

 Comunicação via neutrinos
Neutrinos de alta energia podem também ser utilizados como um meio de comunicação. Eles são partículas sem carga, mas com uma energia e rotação perceptível. Estas partículas fantasmagóricas não têm massa de repouso e podem viajar distâncias cosmológicas na velocidade da luz. Com isto em mente, alguns cientistas dizem que devemos começar a procurar em neutrinos traços de mensagens (uma vez que tivermos a tecnologia, é claro - e nós estamos chegando lá). Especificamente, devemos procurar emissões de neutrinos incomuns ou concentrados. [Tudo o que você precisa saber sobre os neutrinos]

6. Ondas gravitacionais

Ondas gravitacionais
Da mesma forma, uma civilização altamente avançada pode enviar ondas gravitacionais em nosso direção.  Eles poderiam fazer isso agitando um planeta ou outra coisa com massa extrema de modo que possa produzir um sinal óbvio. Uma das vantagens de ondas gravitacionais é que elas viajam à velocidade da luz. Mas pode levar algum tempo antes de termos um detector de ondas gravitacionais sensível o suficiente. Dito isto, esta parece ser uma forma bastante trabalhosa e improvável de enviar um sinal.

7. Assinaturas de resíduos industriais

Assinaturas de resíduos industriais
Análises espectrográficas de atmosferas exoplanetárias poderiam indicar a presença de níveis elevados de dióxido de carbono (e outros subprodutos industriais) além do que é naturalmente possível. O desafio para nós será descobrir quais elementos e em que proporções esses gases podem aparecer exclusivamente como o resultado de uma civilização inteligente por trás disso.

8. Esferas Dyson

Esferas Dyson
Nós também devemos procurar por Esferas Dyson - aqueles megaestruturas hipotéticas aproximadamente do tamanho de uma órbita planetária e que consiste em uma enorme variedade de coletores solares. Estes escudos iriam absorver praticamente toda a atividade solar de uma estrela-mãe, de modo que ficaria praticamente invisível, só que ainda emitiria calor. Consequentemente, devemos analisar os céus para os objetos escuros que irradiam infravermelho distante com cerca de 10 mícrons de comprimento de onda.

9. Exoplanetas incomuns

Exoplanetas incomuns
Existem também planetas supramundanos a considerar, uma ideia concebida por Paul Birch.
Estes são os planetas que podem ter sido completamente reformulados por uma civilização avançada e incluem planetas terrestres como a Terra ou os gigantes gasosos.
Por exemplo, uma civilização muito avançada poderia criar uma nova superfície acima de um planeta semelhante a Júpiter a centenas de milhares de quilômetros de seu centro de massa, onde a gravidade é semelhante em um mundo como a Terra. Esta superfície seria suspensa usando a chamada Tecnologia Mass Stream - feixes de partículas de massa que circundam o planeta dando apoio às estruturas acima dele.

10. Iluminação Artificial

Iluminação Artificial
Menos especulativamente, podemos simplesmente olhar para a iluminação artificial em exoplanetas.
Podemos, eventualmente, desenvolver tecnologias telescópicas na terra e no espaço que podem detectar modulações de fase produzidas pela forte iluminação artificial no lado noturno de planetas à medida que orbitam suas estrelas-mãe.

11. Naves espaciais

Naves espaciais
Nós também deve procurar por naves. Em 1986, Michael Harris sugeriu que civilizações avançadas podem usar antimatéria como fonte eficiente de combustível para alimentar uma espaçonave interestelar. Podemos detectar estes motores via emissões de raios gama. De acordo com Robert Zubrin, o escape de um motor de antimatéria poderia ser detectado a 300 anos-luz da Terra - uma extensão do espaço que contém mais de 100.000 estrelas. [io9]
Lucas Rabello | Abril 11, 2014 às 3:08 pm | URL: http://wp.me/p2di4I-74W
Comment   See all comments

Brasil no PORTÃO DO INFERNO!!

Levaram o Brasil ao PORTÃO DO INFERNO Por Professor Negreiros 18 de março de 2024 Desde a segunda campanha eleitoral de Dilma Rousseff rumo ...