quinta-feira, 10 de abril de 2014

impacto de asteróide foi muito maior que o imaginado

Mistérios do Mundo

Esse antigo impacto de asteróide foi muito maior que o imaginado

by Lucas Rabello
Cerca de 3,26 bilhões anos de atrás - muito antes dos dinossauros - um gigantesco asteróide medindo entre 37 e 58 km se colidiu com a Terra. Geólogos reconstruíram este evento cataclísmico, e ele é muito, muito maior do que pensávamos.
Esse antigo impacto de asteróide foi muito maior que o imaginado
Graças aos geofísicos Norm Sleep e Don Lowe, aqui está o que sabemos agora.

A Terra tremeu por meia hora

bjab1escoqve6w687lwg-1
O asteroide media mais ou menos a mesma largura que Rhode Island e era entre 3 a 5 vezes maior do que o asteróide pensado para ter dizimado os dinossauros. Quando atingiu a Terra, ele estava se movendo a 20 quilômetros por segundo.
A colisão provocou um terremoto global com magnitude maior que 10,8 na escala Richter. Ele impulsionou ondas sísmicas a centenas de quilômetros através da Terra, desencadeando outros grandes terremotos. Este terremoto inicial sacudiu a Terra por meia hora.
A cratera resultante tinha 500 quilômetros de diâmetro.
O evento também reiniciou partes do sistema tectônico da Terra. Segundo Lowe, que está estudando características geológicas na região Sul Africana conhecida como Barberton, o impacto moldou o moderno sistema de placas tectônicas que é agora visto na região.

Tsunamis massivos

Ele também desencadeou tsunamis a milhares de metros de profundidade - muito maior do que qualquer coisa que poderia ser gerada por terremotos convencionais. Estes tsunamis inundaram a maior parte da Terra na época.

O céu se inflamou e os oceanos evaporaram

A superfície da Terra foi completamente frita. O céu tornou-se vermelho quente, a atmosfera se encheu de poeira e detritos - e a grande parte do oceano ferveu. Rochas vaporizadas foram disparadas na atmosfera onde elas deram a volta ao mundo e se condenaram em gotículas antes de se solidificar e cair de volta para a superfície.
Os cientistas dizem que o evento poderia ter sido uma das dezenas que atingiram a Terra durante o fim do período chamado Intenso Bombardeio Tardio. Desde aquela época, muitos dos locais de impacto foram sumindo, como resultado da erosão e outros processos naturais. [io9]
Lucas Rabello | Abril 10, 2014 às 5:14 pm | URL: http://wp.me/p2di4I-74A
Comment   See all comments

Brasil no PORTÃO DO INFERNO!!

Levaram o Brasil ao PORTÃO DO INFERNO Por Professor Negreiros 18 de março de 2024 Desde a segunda campanha eleitoral de Dilma Rousseff rumo ...