domingo, 29 de junho de 2014

Copa do Mundo das áreas protegidas

 
As últimas notícias do site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas.

Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Daniele Bragança - 28/06/14

A seleção costarriquenha de futebol é a grande surpresa da fase de classificação da Copa 2014. Pela segunda vez em sua história, a Costa Rica disputará as oitavas de final da competição de seleções da FIFA (a primeira vez foi em sua estreia, na Copa de 1990 - em 2002 e 2006 foi eliminada na fase de grupos) e, desta vez, chega com moral elevada, saindo da fase de grupos como 1ª colocada do chamado "grupo da morte": venceu as campeãs mundiais Uruguai e Itália e empatou com a Inglaterra.
No campo das áreas protegidas já faz bonito há muito tempo, com suas 64 áreas protegidas que protegem cerca de 20% do seu território.
O turismo é a principal atividade econômica de Costa Rica e a proteção de suas florestas o seu maior atrativo. O país tem 51.110 km² de território, sendo um pouco maior do que o estado do Espírito Santo (46.095,583 km²). Possui 29 parques nacionais e o restante é dividido entre reservas biológicas (4), naturais (1) e florestais (3), além de monumento natural (1), refúgio da vida silvestre (19) e Zona protetora (3). Há outras categorias de áreas protegidas, como zonas úmidas e a estação experimental horizonte, criada em 1989 para ser o local onde são desenvolvidos projetos de pesquisa no setor de silvicultura e restauração florestal.
A mais antiga área protegida do país é o Parque Nacional Vulcão Turrialba, criado em 1955, com 1256 hectares. O parque protege ecossistema de floresta tropical, de floresta úmida montanhosa e um pedaço de terreno baldio, no topo do Vulcão Turrialba.
A geomorfologia do Vulcão Turrialba forma um único sistema, juntamente com o Vulcão Irazú. Do vulcão Turrialba, é possível observar magníficas paisagens de vários pontos do topo e em um dia claro, privilegia seus visitantes com uma vista panorâmica das planícies do Caribe.
Além disso, a Costa Rica também tem o seu Corcovado. Não se trata do Cristo Redentor, mas de um Parque Nacional que abrange 45.757 hectares de terra e 5.375 hectares de mar. O parque preserva um dos poucos remanescentes de floresta tropical primária do mundo.
Foi criado em 24 de outubro de 1975 e é tão importante para a biodiversidade que a National Geographic o chamou de "o lugar mais intenso da Terra, biologicamente falando". O Parque Nacional de Corcovado é grande o suficiente para sustentar populações significativas de anta (Tapirus bairdii), onça-pintada (Panthera onca) e queixadas (Tayassu queixada), espécies que são consideradas ameaçadas de extinção, além de conter 140 espécies de mamíferos (que representa 10% das espécies de mamíferos nas Américas).
A lista completa das 64 áreas protegidas da Costa Rica se encontra no site do Sistema Nacional de Áreas de Conservação (SINAC), autarquia do Ministério de Ambiente, Energia e Telecomunicações da Costa Rica que cuida das áreas protegidas do país.
Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação de Costa Rica.
copa-protegida-costa-rica-01Parque Nacional de Corcovadocopa-protegida-costa-rica-02Parque Nacional Vulcão Turrialbacopa-protegida-costa-rica-03Parque Nacional Marino Las Baulascopa-protegida-costa-rica-04Parque Nacional Guanacastecopa-protegida-costa-rica-05Parque Nacional Barra Hondacopa-protegida-costa-rica-06Parque Nacional Cahuitacopa-protegida-costa-rica-08Parque Nacional Isla del Cococopa-protegida-costa-rica-071Parque Nacional Manuel Antonio
Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.


Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

JORNALISMO A SERVIÇO DE QUEM?

JORNALISMO MARGINAL Por Professor Negreiros 15/04/2024 O jornalismo brasileiro é o que é a pessoa que faz o rádio-tele-jornalismo. O rádio-t...