terça-feira, 17 de junho de 2014

Ocupar é resistir




Ocupar é resistir: as cidades contra a especulação!


Olá, D M Negreiros,

Nos últimos dias, a sociedade civil se mobilizou para frear o avanço da especulação imobiliária no Cais José Estelita, em Recife. O Ocupe Estelita, movimento popular que surgiu da ocupação do espaço público, tem como objetivo criar um ambiente de reflexão acerca de um projeto de cidade que signifique bem-estar genuíno para todos, respeitando o direito humano à moradia.

Por isso, você confere essa semana no Porta Curtas a estreia do curta À Margem dos Trilhos, realizado por Marcelo Pedroso e Pedro Severien dentro da ocupação, como forma de estimular a discussão sobre o tema da habitação social.

Além da estreia, você confere uma seleção especial com outros quatro filmes que tratam da importante questão da habitação e dos direitos humanos no Brasil. Se você como nós luta por cidades mais democráticas, dê um play nos filmes e #OcupeEstelita!

Equipe Porta Curtas
 

À Margem dos Trilhos
Uma reflexão sobre o tema da habitação social, a partir do trajeto feito pelo trem do forró que sai das proximidades das torres gêmeas, passa pelo cais José Estelita e cruza a ocupação da Vila Sul.
Detalhes da obra
Gênero: Documentário
Diretor: Pedro Severien, Marcelo Pedroso
Duração: 8 min


O Prefeito Tá Chegando   Entre  
O encontro entre o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e moradores da comunidade de Estradinha, ameaçada de remoção em função da Copa e das Olimpíadas.

A problemática questão da moradia no Brasil é discutida no curta "Entre", de Vladimir Seixas, que registra os momentos da ocupação de um prédio no centro da capital carioca.

Rua São Paulo   Direitos Humanos, a Exceção e a Regra  
As dificuldades dos sem-teto que vivem no Centro de São Paulo e as adversidades em busca de uma vida digna.

A grave situação dos Direitos Humanos no Brasil, com destaque para os principais eventos e momentos marcantes da história do país nos últimos 40 anos.

JORNALISMO A SERVIÇO DE QUEM?

JORNALISMO MARGINAL Por Professor Negreiros 15/04/2024 O jornalismo brasileiro é o que é a pessoa que faz o rádio-tele-jornalismo. O rádio-t...