quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

À luz da teoria Gestalt

Nova publicação em Psicologia

“O que fizemos (continuamos a fazer) das crianças que um dia fomos?”

by psicomarcosmarinho

À luz da teoria Gestalt, o psicólogo Walter Ribeiro lança livro acerca do desenvolvimento infantil e interações com o outro.

capaEspecializado em Gestalt Terapia, o psicólogo Walter Ribeiro lançará, em Brasília, livro que aborda a deterioração da infância a partir das interações com o social. O evento de lançamento do título “O que fizemos (continuamos a fazer) das crianças que um dia fomos?” acontecerá no próximo dia 13 de março, a partir das 18:30, na Livraria Sebinho, em Brasília.
À luz da teoria Gestalt, o autor realiza uma observação do processo de desvio do natural desenvolvimento infantil a partir da imposição de regras e costumes pré-estabelecidos. De acordo com o livro, a partir dos três anos a criança é “forçada a abandonar a pureza de sua forma em se relacionar com os outros e incluir no seu comportamento as normas e valores de sua tribo”.
O psicólogo Walter Ribeiro é um dos pioneiros da Gestalt Terapia no Brasil, responsável por trazer a abordagem para Brasília. “A gestalt é, em si, uma filosofia. Ela vai buscar força em si mesma”, disse Ribeiro, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, em 2010.  Na ocasião, ele destacou que a diferença da terapia Gestalt é que o outro não é tratado como um inferior, como um doente, mas como igual. Segundo ele, foi implantado pela civilização, há séculos, um sistema hierárquico de convivência. “Nós achamos que esse sistema é responsável pela maior parte dos distúrbios e desajustes da pessoa”, disse.
Walter Ribeiro foi fundador do CEGEST – Centro de Estudos de Gestalt Terapia de Brasília - em 1984. É membro do Conselho Diretor do CEGEST e docente dos cursos de especialização.
O livro é publicado pela Editora Thesaurus.
Serviço:
Lançamento do livro “O que fizemos (continuamos a fazer) das crianças que um dia fomos?”
Autor: Walter Ribeiro
Data/hora: 13 de março, a partir das 18:30
Local: Livraria Sebinho – Cln 406, Bloco C, s/n, Lojas 30/34/44/72 – Asa Norte, Brasília – DF
psicomarcosmarinho | 19/02/2015 às 16:55 | Tags: gestalt, psicologia | Categorias: psicologia | URL: http://wp.me/p2NsmY-o8

JORNALISMO A SERVIÇO DE QUEM?

JORNALISMO MARGINAL Por Professor Negreiros 15/04/2024 O jornalismo brasileiro é o que é a pessoa que faz o rádio-tele-jornalismo. O rádio-t...