quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

EGO

 
O Observador usa o ego para nos levar a aprender e a ter mais vivências, mais experiências que nos levarão a ter mais contato com nosso íntimo, porque cada nova experiência pode trazer novas perspectivas, se estivermos abertos, e essa é uma questão fundamental do aprendizado, estar aberto. Pois é fácil tomar as palavras ditas aqui como uma desculpa para seguir iludindo a si mesmo através de orgulhos, vaidades e luxurias pessoais, dizendo que está seguindo sua "vontade maior". Mas preste atenção na mensagem do blog como um todo e verá que essa não é a ideia. O que estou propondo aqui é que use as experiências criadas pelo ego para absorver aprendizados delas e então, continue em frente.  Viver para satisfazer as vontades pessoais é estagnar seu desenvolvimento, pois elas não produzem novos aprendizados, apenas o mantém preso em um ciclo perpétuo de repetição, já que não há como satisfazer a luxuria, nem que por um momento, pois assim que o objeto de desejo é adquirido você irá instantaneamente buscar mais. A luxuria é como um fogo, você não pode satisfazer o fogo alimentando-o com mais lenha.
Outra questão importante é o de não ter medo de errar ao seguir o seu ego, pois os "erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é." (Carl Jung). Ou seja, com a falha, vem o aprendizado, se você estiver aberto a receber a lição e não mais preocupado com com o que você tem a ganhar ou perder com a situação. Não existem problemas no mundo real, o que existem são situações, "problema" é um modo de interpretar uma situação. Mas quando você começa a prestar atenção nas coisas a sua volta, sem fecha-las em caixas, tudo que acontece se torna seu professor. Por isso, não pratique suas ações valorizando as expectativas, positivas ou negativas, apenas aja pelo bem de agir Se algo não for como o esperado avalie o que ocorreu e melhore.
"Um erro não se torna um problema até você se recusar a corrigi-lo."
— John F. Kennedy

Quero saber...

QUERO SABER... Por Professor Negreiros 28 de março de 2024 Quero saber dos esquerdas brasileiros... 1 Com que tipo de congresso LULA está se...