terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Reforma ortográfica

Reforma ortográfica: 5 recursos on-line grátis

Confira lista com cursos, aulas, páginas interativas e games que ensinam as novas regras da língua portuguesa
Idéia ou ideia? Ultra-sonografia ou ultrassonografia? Lingüiça ou linguiça? As novas regras firmadas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em 1990 estão válidas desde 2009, mas ainda causam muitas dúvidas por aí. Tanto que, no fim do ano passado, o Senado prorrogou por mais três anos o período de transição de uma ortografia para a outra.
Mas, a partir de 1o de janeiro de 2016, não tem mais jeito. O Brasil e todos os países lusófonos deverão padronizar sua escrita – a propósito, se o documento que regulou a ortografia que vem sendo substituída completa hoje 70 anos.
Para que ninguém fique para trás, o Porvir organizou uma lista com 5 recursos on-line gratuitos para não errar com a nova ortografia. São cursos, aulas, páginas interativas, exercícios e games elaborados por especialistas e disponíveis gratuitamente na web. Confira!
crédito tairygreene / Fotolia.com5 recursos digitais para não ficar em dúvida na reforma ortográfica
1. JurisWay
Site dedicado a discutir questões importantes no mundo jurídico. Disponibiliza cursos gratuitos em diversos temas. O da reforma ortográfica é apresentado numa sequência de slides e é dividido em 6 tópicos:
O que é o acordo ortográfico?
Críticas à reforma ortográfica
- O retorno do K, W e Y
- Supressão do trema
- Dupla grafia ou dupla acentuação no Novo Acordo Ortográfico
- Translineação no Novo Acordo Ortográfico
2. Câmara dos Deputados
Um programa interativo elaborado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara e disponível no site da instituição apresenta o histórico do acordo, seus detalhes por tema (alfabeto, trema, acentuação e hífen), além de exercícios.
3. Plataforma Iped
Plataforma que reúne cursos de diversos assuntos, com versões gratuitas e pagas. As versões gratuitas são mais simples, mas já permitem ter acesso a conteúdos. Para acessar, é preciso completar um cadastro e criar um perfil – que pode ser o Facebook ou do Google+. Dentro da plataforma, é possível ver os cursos no qual o usuário se matriculou e agenda de atividades gerais, como palestras dos mais variados temas para os próximos dias. No curso do Novo Acordo Ortográfico, é possível ter acesso a conteúdo, participar de fóruns de discussão, acompanhar o progresso das aulas.
4. Game da Reforma Ortográfica
Game on-line e gratuito desenvolvido pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip apresenta questões que, se respondidas corretamente, permite que o jogador avance em um tabuleiro.
5. UOL Reforma Ortográfica
Seção do portal UOL dedicado à reforma ortográfica reúne notícias sobre o acordo, vídeos e podcasts de especialistas, planos de aulas para professores dos ensinos fundamental e médio, dicas e exercícios.

Quero saber...

QUERO SABER... Por Professor Negreiros 28 de março de 2024 Quero saber dos esquerdas brasileiros... 1 Com que tipo de congresso LULA está se...