segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Segredo: conheça cinco das empresas mais misteriosas do mundo!

Todo mundo já assistiu algum filme ou seriado em que o grande vilão da história não era especificamente uma pessoa, mas sim toda uma empresa ou corporação que visava lucros independentemente do mal que causasse à humanidade.
Bons exemplos são a Mega Corporação Weyland-Yutani, da franquia Alien, e a Tyrell Corporation, do filme "Bladerunner – O Caçador de Androides". Mas você já parou para pensar que podem existir companhias sinistras assim também no mundo real?
Abaixo listamos 5 empresas que, ainda que talvez não possam ser consideradas malignas, certamente possuem um ar de intriga em volta delas que pode deixar os mais paranoicos com os cabelos em pé.

1. Osterhout Design Group - ODG


Desconhecida do público brasileiro, essa pequena companhia sediada em São Francisco, nos EUA, cria óculos inteligentes para atividades pesadas e máscaras de mergulho com alta tecnologia para o exército americano.
Fundada em 1999 como uma incubadora tecnológica, a ODG prosperou apenas com contratos militares, sem nunca ter recebido nenhum financiamento externo e, por conta disso, sem ter seus produtos divulgados para o grande público. Mesmo assim, os seus lucros são astronômicos.
Somente agora, depois de a Microsoft ter pago 150 milhões de dólares por algumas das patentes da ODG, é que a companhia resolveu investir no mercado aberto. Ainda em 2015, eles lançarão uma linha “civil” de seus equipamentos militares, mas certamente não com o mesmo nível de desempenho. Segundo Nima Shams, vice-presidente da empresa, os óculos da Osterhout ficarão em algum lugar entre o Google Glass e o Oculus Rift.

2. Renaissance Technologies


Fundada em 1982, a Renaissance é uma empresa de gestão de fundos que atualmente possui um portfólio global com mais de 22 bilhões de dólares em ativos. A companhia é famosa por suas fórmulas “caixa preta” – métodos e equações secretos usados para predizer as flutuações das moedas e do mercado financeiro.
Matemáticos, estatísticos, físicos e outros pensadores especializados em áreas diversas à economia desenvolvem essas fórmulas, que são muito bem guardadas. Serão os algoritmos da companhia a verdadeira chave para prever o mercado e ganhar dinheiro ou há algo mais por trás de todos esses cálculos?

3. Kentucky Fried Chicken - KFC


Em 1930, o coronel Harland Sanders inaugurou o seu primeiro restaurante, onde servia pedaços de frango temperados com uma receita secreta que ele mesmo criou. Hoje, a franquia conta com mais de 15 mil lojas espalhadas por todo o mundo.
A receita original, listando as 11 ervas e especiarias usadas no preparo do famoso prato e escrita à mão pelo próprio coronel? Continua guardada no escritório central da empresa no Kentucky.
Em 2008, ela foi removida pela primeira vez da sede para que a companhia pudesse melhorar o seu sistema de segurança. O manuscrito foi posto em uma valise com senha, que foi algemada ao braço de um especialista em segurança, que por sua vez saiu do local em um carro blindado e escoltado.
Um casal alegou ter encontrado uma cópia da receita no porão de sua casa em 2001. Eles foram imediatamente processados pela cadeia de restaurantes, que retiraram o processo tão logo foi verificado que a receita não batia com a original.

4. Tootsie Roll Industry, Inc.


O Wall Street Journal chama a Tootsie Roll Inc., fabricante do doce de mesmo nome, de império secreto da América. São fabricadas diariamente 64 milhões de unidades da guloseima na fábrica da empresa, fundada há quase 120 anos por um imigrante austríaco.
Os lucros da companhia não são revelados em lugar algum, e seu antigo CEO, Melvin Gordon, era considerado o Willy Wonka do mundo real. O recluso homem morreu em janeiro de 2015, aos 95 anos, depois de liderar a companhia por mais de meio século.
Ele nunca dava entrevistas, aparecia em coletivas de imprensa nem fazia reuniões trimestrais com investidores, como a maioria das grandes empresas americanas costumam proceder. O acesso ao interior da fábrica dos Tootsie Rolls é terminantemente proibido, e dizem que a única forma de fazer um tour por lá é pulando a cerca e se esgueirando.

5. Monsanto Company


Fundada em 1901, a Monsanto Company é uma multinacional nos ramos de biotecnologia agrícola e agroquímicos. De suborno de oficiais da lei e processos contra agricultores por quebra de patentes até poluição do ambiente por lixo tóxico e a descoberta de ferro radioativo em alimentos voltados para gestantes, a Monsanto tem um passado longo, sombrio e controverso.
Em muitos lugares, o nome da companhia significa ganância, escândalos, corrupção e política agressiva. Em 2014, aconteceram protestos contra a empresa em 436 cidades de 52 países simultaneamente.






Fonte(s)
Postado há por

NACIONALISMO MARXISTA

Nacionalismo e Marxismo são incompatíveis? “Os que não compreendem como uma nação oprime outra são os mesmos incapazes de compreender como f...