sexta-feira, 6 de março de 2015

A LISTA

STF abre inquérito contra Renan, Cunha e outros políticos

  • Fernando Diniz
Fernando Diniz
Direto de Brasília
atualizado em 06/03/2015 às 21h09

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira a abertura de inquéritos contra políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras e derrubou o sigilo da lista de investigados. Entre eles, estão os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
Com a abertura dos inquéritos, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, poderá reunir mais provas para depois decidir oferece denúncia ou não contra os envolvidos. As investigações serão relatadas por Teori Zavascki, que foi sorteado para cuidar dos casos relacionados à Operação Lava Jato. Caberá ao ministro ser a ponte entre a PGR e investigadores da Polícia Federal, decidindo sobre eventuais pedidos de diligências ou quebras de sigilos, por exemplo.
Também estão na lista de Janot senadores como Gleisi Hoffmann (PT-PR), Humberto Costa (PT-CE), Edison Lobão (PMDB-MA), Lindbergh Farias (PT-RJ), Fernando Collor (PTB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO). Da oposição, a lista traz o nome do senador e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB-MG). O inquérito contra ele chegou aberto ao STF e o ministro autorizou investigá-lo. 
A lista de investigados se baseia principalmente em depoimentos prestados em acordo de delação premiada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, que foram presos pela Polícia Federal. Com a citação de nomes de parlamentares com mandato, o juiz federal Sérgio Moro encaminhou ao STF os trechos com citações de políticos que só podem ser julgados na última instância.
Na última terça-feira, Janot encaminhou a Teori pedidos para 28 aberturas de inquérito contra 54 pessoas, parte delas com foro privilegiado. Se, após a investigação, a procuradoria decidir apresentar denúncia contra os investigados, caberá à 2ª turma do Supremo, composta por metade dos ministros da Corte, decidir se abre ou não uma ação penal. Se isso ocorrer, os envolvidos passarão a ser réus e serão julgados.
Mais cedo, o presidente do Congresso, Renan Calheiros, encaminhou pedido ao ministro Teori Zavascki na tentativa de ter acesso aos pedidos de investigação. O peemedebista diz desconhecer os motivos que levaram a ter seu nome vinculado à Operação Lava Jato. No ano passado, a contadora de Alberto Youssef, Meire Poza, disse que o doleiro se reuniu com Renan para discutir um aporte financeiro envolvendo o fundo de pensão dos Correios, o Postalis, a uma de suas empresas. O fundo é controlado por pessoas ligadas ao PMDB.
O doleiro também teria citado Eduardo Cunha como um dos beneficiários do esquema de pagamento de propina. O peemedebista nega qualquer acusação e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos na CPI da Petrobras da Câmara.
Veja os nomes:
Renan Calheiros (PMDB-AL) - Presidente do Senado
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - Presidente da Câmara
Anibal Ferreira Gomes (PMDB-CE) - deputado
Roseana Sarney (PMDB-MA) - ex-governadora do Maranhão
Edison Lobão (PMDB-MA) - senador
João Alberto Pizzolatti Jr (PP-SC)
Lindbergh Farias (PT-RJ) - senador
Vander Luiz dos Santos Loubet
Cândido Vacarezza (PT-SP) - ex-deputado
Gleisi Hoffmann (PT-PR) - senadora
Humberto Costa (PT-PE) - senador
Simão Sessim (PP
Arthur de Lira
Benedito de Lira
José Mentor Neto
Roberto Coutinho Teixeira
Nelson Meurer
Eduardo da Fonte
Aguinaldo Velloso
Aline Corrêa
Carlos Magno Ramos
Ciro Nogueira (PP-PI) - senador
Gladison Cameli
Jerônimo Goergen
João Felipe de Souza Leão
Luiz Argôlo (SD-BA) - ex-deputado
João Sandes Junior
Afonso Hamm (PP-RS) - deputado
José Linhares da Ponte
José Olimpio Silveira Moraes
José Otávio Germano (PP-RS) - deputado
Lázaro Botelho
Luiz Carlos Heinze (PP-RS) - deputado
Luiz Fernando Ramos Faria
Mario Negromonte
Nelson Meurer
Pedro Corrêa
Pedro Henry
Renato Molling
Renato Balestra
Roberto Pereira de Britto
Romero Jucá (PMDB-RR) - senador
Valdir Raupp (PMDB-RO) - senador
Vilson Covatti
Valdir Maranhão
Investigação chegou aberta ao STF e foram autorizadas diligências:
Fernando Collor (PTB-AL) - senador
Antônio Anastasia (PSDB-MG) - senador
Autos voltaram para origem:
Antonio Palocci
Terra

NACIONALISMO MARXISTA

Nacionalismo e Marxismo são incompatíveis? “Os que não compreendem como uma nação oprime outra são os mesmos incapazes de compreender como f...