terça-feira, 24 de março de 2015

preconceito e conservadorismo estão ligados à inteligência baixa?



Estudo realizado pela Psychological Sciense mostra que pessoas de esquerda tendem a ser mais inteligentes, já pessoas menos inteligentes são mais conservadoras, preconceituas e ignorantes 
Por Redação

Não é nova a ideia de que o conservadorismo e o preconceito estão ligados umbilicalmente. Vários estudos já realizados chegaram a essa conclusão. A novidade é que o posicionamento conservador e o preconceito podem estar ligados à baixa inteligência.
Um estudo feito por pesquisadores de uma universidade de Ontario, no Canadá, chegou a conclusões bastante interessantes: adultos de baixo QI ou com dificuldades cognitivas tendem a ter atitudes conservadoras e preconceituosas (racismo, homofobia, machismo etc).
O estudo foi dirigido pelos pesquisadores Gordon Hodson e Michael A. Busseri, do departamento de Psicologia da Universidade Brock, de Ontario, e foi publicado pela revista Psychological Science.
Os dados levam a crer que as pessoas menos inteligentes se sentem atraídas por ideologias conservadoras porque estas exigem menos esforço intelectual, pois oferecem estruturas ordenadas e hierarquizadas, onde o indivíduo pode se sentir mais confortável.
É bom deixar claro que inteligência nada tem a ver com escolaridade. Há vários exemplos históricos (como a Comuna de Paris ou a Revolução Russa) em que as classes mais baixas e com menos escolaridade se mostraram as únicas capazes de pensar de maneira progressista.
Hodson afirma que “menor capacidade cognitiva pode levar a várias formas simples de representar o mundo e uma delas pode ser incorporada em uma ideologia conservadora, onde ‘pessoas que eu não conheço são ameaças’ e ‘o mundo é um lugar perigoso ‘…”.
A grande contribuição dessa pesquisa pode ser a criação de novas formas de combater o racismo e outras
formas de preconceito. “Pode haver limites cognitivos na capacidade de assumir a perspectiva dos outros, particularmente estrangeiros”, entende Hodson, já que a crença corrente é que o preconceito tem origens emocionais, não cognitivas.
 
 
comentário:
 
OMAR MOTTA
 
Inteligência, considero algo difícil de mensurar...quais métodos, quem é mais inteligente que quem...Agora, conservadores, preconceituosos, não tenho dúvida alguma...incapacidade, dificuldade de raciocínio ou preguiça de lidar com as palavras.Aqui na rede é o melhor exemplo: Enquanto tentamos argumentar,usar o raciocínio lógico, os conservadores preferem xingar, ameaçar, vociferar, nas ruas também tem sido assim, preferem em grupos mostrarem sua força, seus músculos(peitos e bundas) como se não tivessem cérebros e conhecimento...
 
 
Vamos dizer que midiotas não desenvolvem suas inteligências. Suas aspirações voltam-se para futilidades como adorar seu EGO. Cultuam seus corpos presumindo que serão os mais belos e perfeitos. Coitados! Não possuem um pingo de desconfiômetro; tornam-se feios e deformados e suas almas alienadas  e desprezíveis refletem-se em seus rostos monstruosos.
 

Brasil no PORTÃO DO INFERNO!!

Levaram o Brasil ao PORTÃO DO INFERNO Por Professor Negreiros 18 de março de 2024 Desde a segunda campanha eleitoral de Dilma Rousseff rumo ...