segunda-feira, 20 de abril de 2015

Corrupção

Todo problema tem uma causa inicial. O problema da corrupção se inicia com a reciprocidade entre o corruptor e o corruptível e vice versa. Combate-se a causa inicial e não as consequências, no caso, a corrupção.



Desconfio de quem se diz contra a corrupção.
(Se não puder ler tudo, melhor não comentar)

 A razão é simples: ninguém é abertamente a favor da corrupção, logo não faz sentido protestar contra ela. Um protesto sem oposição é um protesto chapa-branca, porque não atinge ninguém diretamente. É como protestar contra o câncer. “Abaixo o carcinoma!”

O câncer não tem bancada no Congresso. Protestar contra ele não vai ofender ninguém. É preciso atacar o amianto, o glutamato monossódico, os agrotóxicos e as tantas substâncias cancerígenas defendidas por muita gente e consumidas por todos nós.

A corrupção no Brasil é permitida e incentivada pela lei –e a lei não deve mudar tão cedo. Quem poderia mudar a legislação é quem mais lucra com ela.

Não é de se espantar que Eduardo Cunha (PMDB) –o homem-amianto–, que arrecadou (declaradamente) milhões de mineradoras, faça tudo para impedir um novo código da mineração e o fim do financiamento privado de campanha. Enquanto os políticos forem eleitos por empresas, vão continuar governando para elas."

Duviver

Corrupção política

A corrupção política é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. Desvio de poder do governo para outros fins, como a repressão de opositores políticos e violência policial em geral, não é considerado corrupção política. Nem são atos ilegais por pessoas ou empresas não envolvidas diretamente com o governo. Um ato ilegal por um funcionário público constitui corrupção política somente se o ato está diretamente relacionado às suas funções oficiais.

Ensina Calil Simão que a corrupção política corresponde:
“ao uso do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular, ou em benefício de um grupo ou classe, de forma que constitua violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral”

As formas de corrupção variam, mas incluem o suborno, extorsão, fisiologismo, nepotismo, clientelismo, corrupção e peculato. Embora a corrupção possa facilitar negócios criminosos como o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, "tráfico de órgãos" e tráfico de seres humanos, ela não se restringe a essas atividades.

As atividades que constituem corrupção ilegal diferem por país ou jurisdição. Por exemplo, certas práticas de financiamento político que são legais em um lugar podem ser ilegais em outro. Em alguns casos, funcionários do governo ter poderes amplos ou mal definidos, o que torna difícil distinguir entre as ações legais e as ilegais.

Em todo o mundo, calcula-se que a corrupção envolva mais de 1 trilhão de dólares estadunidenses por ano. Um estado de corrupção política desenfreada é conhecido como uma cleptocracia, o que literalmente significa "governado por ladrões".

pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o_pol%C3%ADtica

Corrupção nas organizações privadas

Consideradas as dificuldades teóricas, assume-se neste
trabalho a definição de corrupção como
“relação social (de caráter pessoal, extramercado e
ilegal) que se estabelece entre dois agentes ou dois
grupos de agentes (corruptos e corruptores), cujo
objetivo é a transferência de renda dentro da sociedade
ou do fundo público para a realização de fins
estritamente privados. Tal relação envolve a troca
de favores entre os grupos de agentes e geralmente
a remuneração dos corruptos ocorre com o uso de
propina ou de qualquer tipo de pay-off, prêmio ou
recompensa” (CGU, 2009, p.60).
Tomando o ordenamento jurídico brasileiro apresentado
no Artigo 186 do Novo Código Civil (BRASIL, 2003), ato
ilegal ou ilícito é
“aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência
ou imprudência, violar direito e causar dano
a outrem, ainda que exclusivamente moral”.

www.redalyc.org/articulo.oa?id=223425747005

#corrupção
E quem são os corruptores?

NACIONALISMO MARXISTA

Nacionalismo e Marxismo são incompatíveis? “Os que não compreendem como uma nação oprime outra são os mesmos incapazes de compreender como f...