sexta-feira, 3 de abril de 2015

Educação Cósmica

Ideia Criativa

http://www.ideiacriativa.org/

Atividade Eu e o Universo Mapa Conceitual Educação Cósmica

Quem somos? De onde viemos? Onde estamos? Qual nosso papel no mundo?
Estas são perguntas que  acompanharão a humanidade enquanto existir, e para as quais encontramos respostas, seja por fé, seja por ciência,etc..
Com a  criança não é diferente(ela busca respostas), e é necessário que desde muito cedo seja criado nela o sentimento de pertencimento ao mundo. Para que compreenda que existe um  universo do qual fazemos parte e com o qual temos responsabilidades a cumprir.
Atividade Eu e o Universo Mapa Conceitual Educação Cósmica
Aplicaremos esta atividade pela crença na eficácia do ensino da Educação Cósmica presente no método Montessoriano.
A palavra Cosmos vem do grego e significa ordem, organização,harmonia e é preciso que a criança consiga compreender que está no universo dentro desta ordem e que tem importância crucial dentro dele. 
Partindo deste ponto será possível explorar questões de preservação ambiental, de respeito aos demais de senso de dever coletivo e da necessidade que cada um cumpra sua tarefa  para que este equilíbrio, esta ordem, esta  harmonia sejam preservadas.
Montaremos, portanto um mapa conceitual coma  turma.
Trabalharemos com a figura geométrica círculo  e utilizaremos o compasso.
Eixos temático: Sociedade e Natureza. Linguagem, Matemática
Etapa 1: Roda de Conversa
Quem sou eu? O que é o universo? Sou importante?
Etapa 2: Ver o vídeo O TAMANHO DO UNIVERSO explorando bem as imagens e explicando em linguagem simples para as crianças.
É preciso nesta etapa simplificar a fala de modo a alcançar compreensão.
Etapa 3: Colher as falas das crianças sobre o vídeo e ir montando no quadro ou papel metro o mapa conceitual de si mesma.
  • Comece com o círculo menor e se ponha dentro dele
  • Trace um segundo círculo e fale sobre o nosso país. 
  • Pergunte o nome dele. 
  • Deixe que as crianças interajam escrevendo o nome do país e vá abrindo para novos círculos, sempre com a interação das crianças.

Etapa 4: Proponha que cada um faça seu mapa conceitual e se coloque no espaço indicado
Etapa 5: Socialização dos mapas conceituais das crianças e montagem de painel com os mapas da turma.
Para a próxima aula proponha a montagem do sistema solar pela turma. Com os planetas e o Astro Rei Sol

LULA X BRIZOLA

RECEITA DE BRIZOLA  GARANTE POPULARIDADE  DE LULA DIANTE DE  CONGRESSO NEOLIBERAL     CÉSAR FONSECA - Foto Brasil 247     Lula mostrou hoje ...