sexta-feira, 3 de abril de 2015

proteger-se da depressão sendo uma boa pessoa

Revista Galileu

Quer se proteger da depressão? Seja uma boa pessoa

22/04/2014 - 17H04/ atualizado 17H0404 / por Ana Freitas
 (Foto: Shavar Ross/Flickr/Creative Commons)

Fazer caridade e ser uma pessoa boa no geral transforma o mundo em um lugar melhor não só porque ajuda quem está precisando ser ajudado - mas porque também melhora a vida de quem oferece ajuda.
Já falamos sobre como ajudar os outros e fazer caridade é, de acordo com a ciência, uma das maneiras de ser mais feliz. Agora, um novo estudo indica que adolescentes que se envolvem em trabalhos de caridade têm menos chances de desenvolver depressão no início da vida adulta.
Os pesquisadores estavam tentando descobrir como os cérebros de adolescentes reagiam a dois tipos diferentes de estímulos que provocam alegria e prazer: alguns mais hedonísticos, como jogar vídeo game e usar drogas, versus coisas como "ajudar os necessitados", "expressar gratidão" etc. Os adolescentes foram acompanhados por um ano e os cientistas analisaram suas reações e como elas se relacionavam com a sensação de depressão deles ao longo desse tempo.
A descoberta: os sintomas de depressão diminuíram entre os jovens que tomaram decisões mais altruístas e menos prazerosas apenas para si mesmos (como receber uma quantia em dinheiro e dividir com a família em vez de guardar para si), mas aumentaram entre os jovens que tomaram o caminho contrário. Os adolescentes que tiveram mais atividade cerebral relacionada ao sistema de recompensa ao fazer algo generoso foram os que mais tiveram diminuição nos sintomas de depressão.
"Resumindo, nossa descoberta sugere que o bem-estar pode depender de valores mais importantes, relacionados a família, cultura e moralidade, em vez de prazer imediato e egoísta", disse um dos autores no estudo.

NACIONALISMO MARXISTA

Nacionalismo e Marxismo são incompatíveis? “Os que não compreendem como uma nação oprime outra são os mesmos incapazes de compreender como f...