Os amantes da matemática comemoram hoje (14 de março), o dia do Pi, em homenagem ao número irracional Pi.
Pi
Pi, ou π, é definido como a proporção entre a circunferência de um círculo com o seu diâmetro. Pi é um número irracional, ou seja, ele não pode ser escrito como uma fração simples. Em vez disso, ele pode ser expresso como um decimal infinito sem repetir (3,14159 ...) ou aproximado como a fracção 22/7.
Aqui estão alguns fatos nerds sobre o número irracional, para impressionar seus amigos enquanto você comemora o Dia do Pi (hoje, por sinal, também é o aniversário de Albert Einstein).

1. Descoberta do Pi

Os antigos babilônios sabiam da existência do Pi cerca de 4.000 anos atrás. Um tablete babilônico de entre 1.900 e 1.680 aC calcula o Pi como 3,125, e o papiro matemático de Rhind de 1.650 aC, um documento matemático egípcio famoso, lista um valor de 3,1605. O matemático grego Arquimedes (287-212 aC) calculou o valor aproximado de Pi usando o teorema de Pitágoras, uma relação geométrica entre o comprimento dos lados de um triângulo e a área de polígonos, dentro e fora dos círculos. Hoje, sabe-se que o valor de é de 3.14159265359...

2. Há uma "linguagem" Pi

Nerds literários inventaram um dialeto conhecido como Pilish, em que o número de letras em palavras sucessivas corresponde aos dígitos do Pi. Por exemplo, Mike Keith escreveu o livro "Not a Wake" inteiramente em Pilish. Segue um trecho:
Now I fall, a tired suburbian in liquid under the trees,
Drifting alongside forests simmering red in the twilight over Europe.
("Now" tem três letras, "I" tem uma letra, "fall" tem quatro letras, e assim por diante.)

3. Memorizando Pi

Entusiastas do número memorizaram muitos dígitos do Pi. Muitas pessoas usam técnicas mnemônicas para ajudá-los a se lembrar. Muitas vezes, eles usam poemas escritos em Pilish, citado acima.
O recorde para o maior número de dígitos do Pi memorizados pertence a Chao Lu, da China, que decorou 67.890 dígitos do número em 2005, de acordo com o Guinness Book.

4. Pi-râmide em Giza

O editor e escritor John Taylor propôs pela primeira vez a ideia de que a grande pirâmide do Egito, em Gizé, construída em torno de 2589-2566 aC, foi concebida com base no Pi. Taylor descobriu que a divisão do perímetro da pirâmide de sua base por sua altura produz um número que está perto de 2*pi. Claro, o feito pode não ter sido intencional.

5. Computando Pi

É fácil calcular Pi pela medição da circunferência, ou pela distância ao redor da borda de um objeto circular ou curvo e o diâmetro dos vários círculos, e calculando o declive (circunferência dividida pelo diâmetro). Os computadores podem obter medições ainda mais precisas. Em dezembro de 2013, de acordo com Numberworld.org, computadores calcularam Pi com um recorde de 12 trilhões de dígitos. [LiveScience]