quinta-feira, 7 de março de 2024

REFLEXÃO NECESSÁRIA

Professor Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
Quem saber...

Camarada marxista, leninista, marxista-leninista, trotskista, e ista outros do campo da esquerda revolucionária...,
Qual o Modo de Produção temos na sociedade dominada pela a Automação, a Tecnologia Robótica comandada pela Inteligência Artificial [IA] que se apresenta desempenhando já a maioria das tarefas físicas e cognitivas anteriormente realizadas por nós, seres humanos. Os proletários, os operários, os trabalhadores... agora chamados de colaboradores...?
Qual a natureza e características desse modo de produção?
E quem são os proletários, os operários, os trabalhadores... os colaboradores...?

E Professor Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
Responde...

Camarada,
A sociedade da qual fazemos partes, e que já se encontra em processo de dominação pela tecnologia robótica comandada pela inteligência artificial (IA), o Modo de Produção pode ser caracterizado como um tipo de pós-capitalismo, onde a automação e a IA desempenham um papel central na produção de bens e serviços. Esse Modo de Produção pode ser descrito de várias maneiras, mas frequentemente é referido como uma forma de "capitalismo tardio" ou "capitalismo digital". Não há ainda uma denominação determinante.

As características desse Modo de Produção presente incluem:

1. Automação Avançada:
A produção é altamente automatizada, com robôs e sistemas de IA desempenhando a maioria, ou a quase totalidade das tarefas físicas e cognitivas anteriormente realizadas por seres humanos. Os operários, os trabalhadores....

2. Desigualdade Ampliada:
Embora a produtividade aumente, a desigualdade econômica tende a se ampliar, já que o controle dos meios de produção e os benefícios da automação tendem a concentrar-se nas mãos de poucos proprietários de capital e empresas.

3. Flexibilização do Trabalho:
Os padrões tradicionais de emprego são desafiados, com mais trabalhadores envolvidos em empregos temporários, contratos por projeto e trabalho independente.

4. Mudança na Natureza do Trabalho:
O trabalho humano remanescente tende a se concentrar em tarefas que requerem criatividade, empatia, e habilidades de resolução de problemas que ainda não podem ser facilmente replicadas por máquinas e sua IA.

5. Ênfase na Inovação Tecnológica:
O progresso tecnológico é uma prioridade, com empresas competindo para desenvolver e implementar novas tecnologias para ganhar vantagem competitiva.

Quanto aos proletários, operários, trabalhadores... colaboradores... nesse contexto, a natureza do trabalho pode ser bastante diversificada:

1. Engenheiros e Desenvolvedores de Tecnologia:
Estes profissionais são responsáveis pelo projeto, construção e manutenção dos sistemas de automação e IA.

2. Trabalhadores de Serviço e Manutenção:
Mesmo com a automação, ainda é necessária mão-de-obra para realizar tarefas de manutenção, reparo e supervisão dos sistemas automatizados.

3. Trabalhadores do Conhecimento:
Profissionais com habilidades especializadas em áreas como medicina, direito, e ciência da computação continuam sendo necessários para realizar tarefas que exigem julgamento humano e conhecimento especializado.

4. Trabalhadores Criativos e Artísticos:
Profissionais em campos como arte, entretenimento e design desempenham um papel importante na criação de conteúdo e experiências únicas que não podem ser facilmente replicadas por máquinas.

Em resumo, embora a automação e a IA transformem significativamente a natureza do trabalho e do Modo de Produção, ainda há uma variedade de papéis para os trabalhadores na sociedade dominada pela tecnologia robótica e pela IA.

Portanto, camarada, veja com que proletários, operários, trabalhadores, ... colaboradores... devemos contar para uma revolução socialista, comunista, nas concepções dos Camaradas de fato Marxista, Leninista, Marxista-Leninista, Trotskista, e ista outros do campo da esquerda revolucionária...

Mas, Professor Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
Continua querendo saber sua resposta...


ANÁLISE de Professor Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
prof.negreiros@gmail.com

Em 7 de março de 2024

EEUU ALIMENTA O FASCISMO GLOBAL

EUA BOMBEIA GUERRAS, FORTALECE DIREITA FASCISTA GLOBAL E AMEAÇA DEMOCRACIA BRASILEIRA   CÉSAR FONSECA - Foto Reuters     O pacote de 95 bilh...