segunda-feira, 21 de julho de 2025

Exigir a aplicação no ‘PL da devastação’ o Princípio da Precaução

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Faz de conta que é verde sem ser verde... que é meio ambiente sem ser meio ambiente... é isso que faz os grandes nos encontros que “tratam” do verde.

Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional-Ambiental Transdisciplinar

 


“Desmatamento zero ficou como o desenvolvimento sustentável e a camiseta do Che Guevara. Todo mundo usa, ou é a favor, sem saber direito o significado.” Carlos Minc


Exigir a aplicação no ‘PL da devastação’ o Princípio da Precaução

Veto integral/Judicialização do PL da devastação

17 de julho de 2025


Diante da aprovação do ‘PL da devastação’ na madrugada do dia de hoje [17/07/2025, propomos que se deve fazer contraposição à lei!!


Propostas para Contrapormos o "PL da Devastação" nas Conferências e Conselhos de Meio Ambiente


A aprovação do PL 2.159/2021 ["PL da Devastação"] representa o maior retrocesso ambiental das últimas décadas, com impactos diretos na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e comunidades tradicionais 138. Diante disso, conferências e conselhos de meio ambiente devem articular respostas urgentes, combinando pressão política, judicialização e alternativas concretas. Eis as nossas propostas prioritárias:


1. Fortalecer a Resistência Legal e Institucional

i. Judicialização no STF: Aproveitar decisões anteriores do Supremo que limitaram autolicenciamentos [LAC] e exigiram participação social 69.

ii. Criação de um Observatório Jurídico Ambiental: Monitorar violações e propor ações coletivas contra licenças irregulares 49.

iii. Exigir a aplicação do Princípio da Precaução: Argumentar que o PL viola tratados internacionais [como o Acordo de Paris] e a Constituição 79.


2. Mobilização Social e Pressão por Vetos

i. Campanha "Veta Tudo, Lula!": Ampliar a pressão sobre o presidente para veto integral, destacando riscos à COP30 e à imagem do Brasil 58.

ii. Audiências Públicas Emergenciais: Expor casos concretos de ameaças a territórios indígenas e quilombolas [ex.: Margem Equatorial, Mata Atlântica] 36.

iii. Aliança com Movimentos Globais: Engajar ONGs internacionais [Greenpeace, WWF] para pressionar investidores e governos estrangeiros 89.


3. Propostas Alternativas de Licenciamento

i. Modelo de Licenciamento Participativo: Exigir que estados e municípios adotem critérios técnicos unificados, com consulta obrigatória a comunidades 79.

ii. Licenças Vinculadas a Metas Climáticas: Exigir compensações ambientais [ex.: reflorestamento] para obras "estratégicas" 68.

iii. Fortalecimento de Órgãos Ambientais: Cobrar concursos públicos para Ibama e ICMBio, hoje subfinanciados 310.


4. Proteção a Territórios Tradicionais

i. Titulação Emergencial: Acelerar processos de demarcação de Terras Indígenas [TIs] e titulação de quilombos, evitando a exclusão pelo PL 16.

ii. Zoneamento Ecológico-Econômico [ZEE]: Mapear áreas prioritárias para conservação, vinculando-as a políticas de desenvolvimento 7.

iii. Fundo de Defesa Territorial: Apoiar comunidades com recursos para monitoramento e ações legais contra invasões 4.


5. Educação e Comunicação

i. Campanhas de Conscientização: Explicar os riscos do PL em linguagem acessível, usando exemplos como Mariana e Brumadinho 59.

ii. Formação de Agentes Ambientais: Capacitar lideranças locais para atuar em conselhos e fiscalizações 7.

iii. Articulação com Mídias Independentes: Denunciar casos de "autolicenciamento" e conflitos fundiários 38.


6. Ações Diretas e Simbólicas

i. Ocupações e Vigílias: Em frente a órgãos ambientais e canteiros de obras irregulares 4.

ii. Boicote a Empresas Envolvidas: Identificar e divulgar empresas que usarem a LAE para projetos predatórios 510.

iii. "Tribunais da Terra": Simulações judiciais públicas para julgar crimes ambientais facilitados pelo PL 9.


Considerações finais: Um Plano de Luta Multifacetado

O PL da Devastação exige respostas que combinem:

1. Resistência legal [STF, Ministério Público];

2. Mobilização popular [pressão por vetos, ocupações];

3. Alternativas concretas [licenciamento participativo, titulações].


"Não há desenvolvimento sem equilíbrio ecológico. A conferência é o espaço para dizer: queremos um licenciamento que proteja vidas, não o lucro de poucos."

– Inspirado em falas de Marina Silva e Célia Xakriabá 38.


Fontes Principais:

1. [1][3][6] Impactos do PL em territórios tradicionais e biomas.

2. [5][8] Estratégias de pressão por veto presidencial.

3. [7][9] Propostas técnicas para licenciamento alternativo.

4. [4][10] Ações de mobilização social e judicialização.


– Para aderir à campanha pelo veto, acesse: pldadevastacao.org 5.


 

Querer pode-se querer tudo. Daí... Passar do pensamento para a ação implica em fazer uma escolha. E cada escolha resulta em uma renúncia. O problema não é mirar o que se quer, mas abandonar todo o resto que às vezes também se quer.


Yo Soy Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política

 ‘Ortografado’ em 17 de julho de 2025


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As Fontes que Influenciam na Fundamentação de minhas Abordagens Transdiciplinar e Conclusivas são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo como causa-raiz]... – Seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos nas escutas ativas, consultas, pesquisas de campo e bibliográficas...; docs-noticiários televisuais; web... Leituras Totais [de mundo] e estudos em fontes diversas feitas por mim, Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 5m, 30d.


Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional, Ambiental e Político Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Especialista em Direito e Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Anônimo. Nômade. Empirista. Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Ativista Ambiental Independente; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem-emprego. Sem-aposentadoria. Sem-renda!! [Con]vivenciando a fase d’o etarismo [idadismo/ageísmo]... fato dentro e fora das instituições de ensino no Brasil. E que aqui se encontra, um sobrevivente em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista Antiflorestas; AntiSagrada Nossa Mãe Natureza.


Muy Gracias por leernos

prof.negreiros@gmail.com // institutouniversidadepanameria@gmail.com // 55 99 98154 0899 –WhatsApp // 55 99 93300 4515 –gov/correios

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[] “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor [de Professo.... Professar...] é quem Professa; Profetiza; Profere..., e Proclama Conhecimento, Saber/dor/ia!! Significa Historiador-Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros/Deuzimar Menezes Negreiros – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política...

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Texto-Aula de Filosofia Política

 Texto-Aula de Filosofia Política

Somos o nosso cérebro. Eis o que meu cérebro escreve a ti


O FASCISMO NUNCA MORRE: O BOLSONARISMO COMO HERANÇA MALDITA DO BRASIL

Professor Negreiros, Deuzimar Menezes


À Guisa de Antelóquio


Não acaba... não morre...

Atenção: cuidado máximo com o cérebro do bolsonaro/ismo!!

Não acabou, não morreu o cérebro do fascismo com o Duce Benito Mussolini, nem o nazismo com Adolf Hitler. Assim como também o bolsonarismo não acaba com a prisão do necrogolpistabolsonaro, nem morre com ele!! Como também o cérebro do obscurantismo alimentando a todos!!


1. A Morte Não Mata Ideologias da Morte

Mussolini foi enforcado. Hitler “se matou”. Bolsonaro pode até ser preso. E mesmo depois de sua morte, pois não é imortal. Mas o cérebro do fascismo/bolsonarismo não morre com seus líderes. Ele se esconde, se adapta, e renasce em novos discursos de ódio, sempre alimentado pelo cérebro do obscurantismo que transforma a ignorância em arma política de destruição e mortes coletivas aleatórias.


O bolsonarismo não é sobre Bolsonaro – é sobre:

a. Milícias digitais que distorcem fatos;

b. Pastores neopentecostais que ungem políticos como "messias";

c. Ruralistas que trocam florestas por veneno e morte;

d. Elite branca que tem pavor de perder privilégios.


2. O Fascismo Brasileiro: Uma Mutação Permanente

O Brasil nunca processou seus fascistas. A Ditadura Militar não acabou em 1985 – só trocou de roupa. Virou "democracia" com os mesmos torturados no poder, os mesmos coronéis no Congresso, e os mesmos interesses matando Indígenas, Camponeses, Quilombolas, Chicos Mendes, Margaridas, Marielles, pobres...


O bolsonarismo é só mais uma versão dessa doença cerebral social:

a. Antes, usavam "comunismo" como bode expiatório.

b. Hoje, usam "globalismo/comunismo", "ideologia de gênero", "ativismo judicial".

c. Amanhã, inventarão outras mentiras.


3. Como Combater um Fantasma que Não Morre?

Não basta prender Bolsonaro. É preciso:

i. Desmontar a máquina de ódio:

a. Regular redes sociais [fim do anonimato de contas fake];

b. Criminalizar negacionismo climático e histórico como crime de ódio.


ii. Educação Contra o Obscurantismo:

a. Ensino público que desminta a "Escola Sem Partido", o “brasil paralelo”;

b. Leitura obrigatória de "O Que é o Fascismo?" [Silvio Tendler] nas escolas.


iii. Justiça de Transição Real:

a. Cassar mandatos de golpistas [Art. 14 da CF];

b. Expropriar fortunas de milicianos para indenizar suas vítimas.


4. Alegações finais: A Guerra É Longa

O fascismo não acaba. O fascismo é cérebro. Só podemos enfraquecê-lo todos os dias, com:

a. Memória [lembrando como se deu os mortos da COVID e da Ditadura];

b. Vigilância [monitorando grupos de ódio];

c. Organização [união de movimentos sociais].

"Não basta cortar a cabeça da serpente. É preciso esmagar seus ovos."


ASSINADO POR:

Professor Negreiros, Deuzimar Menezes

Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política

"Enquanto houver desigualdade, o fascismo terá combustível. Nossa tarefa é apagar esse fogo."


P.S.: A lista dos 257 deputados que apoiaram o golpe de 2022 está pública. Não deixem que se esqueçam.

Dos 513 deputados federais inscritos para a votação que decidiu sobre a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, 298 foram condenados ou respondiam a processos na Justiça [inclusive eleitoral] ou Tribunais de Contas. O número representa o total de 58,09% dos parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados. Os dados foram levantados pelo Portal EBC na plataforma do Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil.  

Desde o processo de redemocratização, em 1988, cerca de 600 parlamentares foram investigados ou respondem a ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF).

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiVs9GHkc6OAxXgq5UCHVL1FNcQFnoECBgQAQ&url=https%3A%2F%2Fwww2.senado.leg.br%2Fbdsf%2Fbitstream%2Fhandle%2Fid%2F515683%2Fnoticia.html%3Fsequence%3D1%26isAllowed%3Dy&usg=AOvVaw3WseejlSra2UWhrmvHbReF&opi=89978449


#FascismoNãoAcaba #BolsonarismoÉFascismo #EducaçãoContraOBarbarismo

 

‘Ortografado’ em 21 de julho de 2025


Yo Soy Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política

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As Fontes que Influenciam na Fundamentação de minhas Abordagens Transdiciplinar e Conclusivas são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo como causa-raiz]... – Seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos nas escutas ativas, consultas, pesquisas de campo e bibliográficas...; docs-noticiários televisuais; web... Leituras Totais [de mundo] e estudos em fontes diversas feitas por mim, Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 5m, 30d.



Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional, Ambiental e Político Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Especialista em Direito e Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Anônimo. Nômade. Empirista. Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Ativista Ambiental Independente; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem-emprego. Sem-aposentadoria. Sem-renda!! [Con]vivenciando a fase d’o etarismo [idadismo/ageísmo]... fato dentro e fora das instituições de ensino no Brasil. E que aqui se encontra, um sobrevivente em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista Antiflorestas; AntiSagrada Nossa Mãe Natureza.


Muy Gracias por leernos

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[] “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor [de Professo.... Professar...] é quem Professa; Profetiza; Profere..., e Proclama Conhecimento, Saber/dor/ia!! Significa Historiador-Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros/Deuzimar Menezes Negreiros – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política...

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Manifesto pela Sobrevivência das Florestas e da Democracia Soberana

 Manifesto pela Sobrevivência das Florestas e da Democracia Soberana

Por Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política


O Brasil só é uma potência agrícola porque é uma potência hídrica. Só é uma potência hídrica porque é uma potência florestal. Sem florestas, sem água. Sem água, sem agricultura. SEM AGRO!! O ÓBVIO não-óbvio aos criminosos/assassinos de florestas hoje deputados federais e senadores aprovadores do PL 2159 da devastação ambiental!! Na câmara são 217 deputados federais insanos, assassinos ao votarem “sim” no PL da destruição ambiental. Foram eleitos pelo voto popular para representar o Estado democrático e sua população, pelo qual foram eleitos democraticamente e não para substituir pelos interesses capitais nefastos.


1. A Hipocrisia do "Desmatamento Zero"

Como bem disse certa vez Carlos Minc, o "desmatamento zero" virou slogan vazio, como a camiseta do Che Guevara – todo mundo veste, mas ninguém vive a revolução. Enquanto isso, o PL 2.159/2025 ["PL da Devastação"] foi aprovado por 217 deputados federais e, no senado, por senadores que trocaram a água por sangue, a floresta por dinheiro, e o futuro por um punhado de dólares.


Eles sabem o que fazem:

a. Sem floresta → Sem água → Sem agricultura → SEM AGRO!

b. Sem água → Sem comida → Sem soberania → SEM PAÍS!

Mas preferiram assinar a sentença de morte do Brasil em troca de apoio do agronegócio predatório e das mineradoras estrangeiras.


2. A Farsa dos "Verdes de Conveniência"

Os mesmos que assinam tratados climáticos são os que liberam agrotóxicos proibidos no mundo. Os que fazem discursos "sustentáveis" são os que aprovam leis para acabar com o licenciamento ambiental.


Não se enganem:

a. O PL 2.159 não é "modernização" – é a legalização do crime ambiental.

b. Quem votou "sim" não é "progressista" – é cúmplice de ecocídio.


3. O Brasil Não Pode Ser Refém do Capital Destrutivo

Esses 217 deputados foram eleitos para representar o povo, não para entregar a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal e o mínimo que resta da Mata Atlântica a madeireiros, garimpeiros e sojeiros.


Mas há um fio de esperança:

  O STF pode derrubar o PL se pressionado [como fez com o "autolicenciamento" em 2023].

  A sociedade pode boicotar empresas que financiaram essa destruição.

  O voto em 2026 pode expulsar esses criminosos do Congresso.


4. A Única Escolha Possível

Como diz o ditado:

"Querer pode-se querer tudo. Mas escolher é renunciar."

Os ruralistas escolheram o lucro. Nós escolhemos a vida.

Ou salvamos o que resta das florestas, ou seremos lembrados como a geração que matou o futuro.


ASSINADO:

Professor Negreiros, Deuzimar Menezes

Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política

Fundador e Diretor da Fundação BRASIL de Fomento à Educação Ambiental e Humanística


"Não há desenvolvimento sem floresta em pé. Não há democracia com Congresso vendido."


17 de julho de 2025 – Dia em que o Congresso declarou guerra ao Brasil.


P.S.: A lista dos 217 deputados que votaram "sim" ao PL da Devastação está circulando nas redes. Não deixem que esqueçamos seus nomes.

#VetaTudoLula #PLdaMorte #BrasilSemFlorestaÉDeserto



Yo Soy Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política

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Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional, Ambiental e Político Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Especialista em Direito e Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Anônimo. Nômade. Empirista. Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Ativista Ambiental Independente; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem-emprego. Sem-aposentadoria. Sem-renda!! [Con]vivenciando a fase d’o etarismo [idadismo/ageísmo]... fato dentro e fora das instituições de ensino no Brasil. E que aqui se encontra, um sobrevivente em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista Antiflorestas; AntiSagrada Nossa Mãe Natureza.


Muy Gracias por leernos

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QUEM ÉS TU, MALAFAIA?

QUEM ÉS TU, ÓÓH SILAS MALAFAIA?! Análise Psicoteológica e Política de Silas Malafaia: O Falso Profeta do Neopentecostalismo Autoritário Por ...