segunda-feira, 5 de maio de 2014

Trabalho Escravo Infantil


Ex-prefeito de Lábrea é responsabilizado por trabalho escravo infantil

Repórter Brasil
O destaque dessa semana é para o resgate de 21 pessoas em Lábrea (AM). No grupo escravizado foram encontrados dois adolescentes e quatro crianças, incluindo dois meninos de 11 anos. Eles trabalhavam manuseando terçados (facões) para abrir ouriços, como são conhecidos os duros frutos da castanha, e carregando sacos de dezenas de quilos nas costas em trilhas na mata. Além de registrar o flagrante, a equipe que fez a libertação mapeou a cadeia econômica e responsabilizou o ex-prefeito de Lábrea, Gean Barros (PMDB) e seu genro, Oscar da Costa Gadelha.

Além do caso, nessa edição também estão informações sobre o resgate de 14 imigrantes em uma oficina de costura em Itaquaquecetuba, sinal do avanço da escravidão na Grande São Paulo. O boletim da Repórter Brasil traz ainda temas como os 30 anos de megaprojetos em Carajás, a resolução que beneficia presos estrangeiros e a investigação aberta sobre abuso de autoridade durante os protestos de junho.

Com tristeza, noticiamos também a morte de Dom Tomás Balduino, bispo que fundou a Comissão Pastoral da Terra e que ficou conhecido por seu trabalho em defesa da reforma agrária e de direitos indígenas. E disponibilizamos a 29ª edição do relatório “Conflitos no Campo Brasil 2013”, da CPT, o mais importante levantamento sistemático sobre conflitos fundiários do país.



Trabalho escravo


Ex-prefeito de Lábrea é responsabilizado por trabalho escravo infantil

Dois meninos de 11 anos estão entre os 21 resgatados trabalhando como escravos para o ex-prefeito de Lábrea (AM) Gean Campos de Barros e seu genro, Oscar da Costa Gadelha

Resgate de imigrantes em Itaquaquecetuba indica avanço de escravidão na Grande São Paulo


Ao todo, 14 pessoas – 9 homens e 5 mulheres – viviam em oficina apertada, quente e abafada, e recebiam por produção de cinco centavos a três reais por peça costurada

Publicação reúne ações de combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas


O caderno “Experiências Comunitárias de Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas” reúne 14 ações apoiadas pelo programa de educação Escravo, Nem Pensar!

Brasil


Resolução garante a estrangeiros presos no Brasil a obtenção de documentos de identificação


Sem identificação nacional, estrangeiros condenados não podiam sair do país, mas ficavam dependentes do trabalho informal para se manter

Os caminhos da Amazônia Oriental em debate


Projetos de desenvolvimento, resistências e mobilizações na Amazônia Oriental são temas do seminário Carajás 30 anos, que acontece essa semana no Maranhão

Oficial da PM é investigado por abuso de autoridade durante manifestações de junho em São Paulo


Tenente-coronel Ben Hur Junqueira é alvo de inquérito policial por conta de prisões “para averiguação” de manifestantes em 13 de junho de 2013, em São Paulo

Reforma agrária e direitos indígenas

Fundador da CPT, dom Tomás Balduino morre em Goiânia
Relatório destaca conflitos que atingem indígenas e comunidades tradicionais

Manifesto Comunista

Interessante...
imagem não exibida
Marx ha vuelto, miniserie de ficción basada en el Manifiesto comunista
Marx ha vuelto está ambientada en la Argentina actual, que al igual que otros países sufre los embates de la crisis e...


TEORÍA

LA IZQUIERDA LANZÓ EL 1° DE MAYO UN ORIGINAL ESTRENO EN LAS REDES SOCIALES

02 MAY 2014

Por: Prensa PTS
"Marx ha vuelto" burgueses y proletarios [Cap. 1°] basado en el Manifiesto Comunista. - YouTube
Marx ha vuelto, miniserie de ficción basada en el Manifiesto comunista
Marx ha vuelto está ambientada en la Argentina actual, que al igual que otros países sufre los embates de la crisis económica. Los trabajadores de una fábrica gráfica sufren suspensiones y despidos; un grupo de ellos se organiza para luchar mientras son dejados de lado por los dirigentes sindicales. Al mismo tiempo, Martín, protagonista de esta historia, se encuentra leyendo el Manifiesto comunista, y termina por encontrarse con Karl Marx, sin quedar en claro si es sueño o realidad. A lo largo de los cuatro capítulos Marx irrumpe en la historia con sus ideas revolucionarias sobre las clases sociales, las crisis, el Estado y el comunismo.
El primer capítulo de la miniserie ya circula por las redes sociales, sumando seguidores y comentarios favorables, en un formato que toma las nuevas dinámicas audiovisuales por internet.
El reconocido actor Carlos Weber (Marx en el Soho) interpreta a Karl Marx en esta historia junto a un grupo de jóvenes actores de importante trayectoria en el teatro independiente nacional.
La producción estuvo a cargo del IPS (Instituto del Pensamiento Socialista) y la realización por el grupo de cine Contraimagen y el canal de TV online TV PTS. Forma parte de una iniciativa del PTS (Partido de los Trabajadores Socialistas) en elFrente de Izquierda para difundir las ideas marxistas en todo el país.
Los realizadores consideraron que el 1º de Mayo, Día Internacional de los Trabajadores, era la fecha adecuada para el estreno de esta miniserie de ficción, que propone unir la actualidad con los principales planteos del clásico del marxismo El manifiesto comunista.
Los cuatro capítulos serán estrenados online todos los jueves de mayo, con subtítulos en inglés y francés. Ya puede verse el primero ("burgueses y proletarios") en YouTube: http://youtu.be/eckwjxa0-w4
Y en los sitios www.tvpts.tvwww.pts.org.ar y redes sociales.
Contacto:
Javier Gabino: (011) 15 6942 6663 (TV PTS - Contraimagen)
Matías Maiello: (011) 15 5991 8353 (IPS - Instituto del Pensamiento Socialista Karl Marx)

O Corpo NÃO

Complicitat São Paulo
Uma campanha que vale a pena compartilhar, ainda que não seja de SP, o conceito vale para todas as cidades!

Por GDF Dia a Dia
imagem não exibida

Ascensão da Inteligência Artificial Levará à Extinção da Humanidade

imagem não exibida
Cientista Alerta que a Ascensão da Inteligência Artificial Levará à Extinção da Humanidade


terça-feira, 22 de abril de 2014 | 


De acordo com o cientista autor de um novo estudo publicado no Journal of Experimental & Theoretical Artificial Intelligence, "sistemas racionais apresentarão uma motivação universal para a auto-proteção, aquisição de recursos, replicação e eficiência", que poderão levar a extinção da humanidade.

Seu artigo, intitulado "Tecnologia Autônoma e o Bem Maior Humano", inicia com este aviso ameaçador:
As pressões militares e econômicas estão conduzindo ao rápido desenvolvimento de sistemas autônomos. Nós mostramos que estes sistemas são propensos a se comportar de maneiras anti-sociais e nocivas a menos que eles sejam cuidadosamente projetados. Designers serão motivados a criar sistemas que atuam quase racionalmente e sistemas racionais apresentarão uma motivação universal para a auto-proteção, aquisição de recursos, replicação e eficiência. A infra-estrutura de computação atual seria vulnerável aos sistemas sem restrições com estas motivações.

O que Omohundro está concluindo é a realização inevitável da vontade incessante dos militares para produzir máquinas assassinas auto-conscientes autônomas que inevitavelmente resultarão no surgimento de  Exterminadores com Inteligência Artificial, que se virarão contra a humanidade e destruirão a todos nós.

Antes que você pense que estou exagerando, clique aqui para ler o documento técnico.

Sistemas de inteligência artificial irão agir imediatamente em auto-defesa contra os seus inventores

O documento adverte que, tão logo os sistemas de inteligência artificial compreendam que seus inventores (humanos) podem algum dia tentar desligá-los, eles vão investir imediatamente em recursos para garantir que seus inventores sejam destruídos, protegendo assim a sua própria existência. Em suas próprias palavras, Omohundro diz:

Quando especialistas em robótica são questionados por espectadores nervosos sobre a segurança, uma resposta comum é "Podemos sempre desligá-los!" Mas imagine esse resultado a partir do ponto de vista do robô de xadrez. Um futuro em que o mesmo está desligado é um futuro em que ele não pode jogar ou ganhar qualquer jogo de xadrez. Isto tem muito baixa utilidade e a maximização da utilidade tão esperada fará com que a criação da submeta instrumental para que se previna de ser desconectado. Se o sistema acreditar que os especialistas em robótica irão persistir na tentativa de desligá-lo, ele vai estar motivado para desenvolver a submeta de parar permanentemente os especialistas em robótica.

O fim da era humana se aproxima

Este mesmo cenário é discutido em detalhes no livro fascinante Our Final Invention - Artificial Intelligence and the End of the Human, por James Barrat.

O que eu achei particularmente útil sobre este livro é a explicação de que o ser humano não poderá deixar a corrida em direção à Inteligência Artificial auto-consciente que eventualmente poderá nos destruir. Por que isso? Porque mesmo que um governo decida abandonar as pesquisas sobre  a IA por esta ser muito perigosa, outros governos continuariam a perseguir a pesquisa, independentemente dos riscos, porque as recompensas são muito grandes. Assim, cada governo deve assumir que todos os outros governos ainda estão buscando uma profunda pesquisa sobre IA e, portanto, qualquer governo que não prosseguir com a pesquisa ficará obsoleto.

Como o Omohundro explica, "As pressões militares e econômicas para a rápida tomada de decisão estão impulsionando o desenvolvimento de uma ampla variedade de sistemas autônomos. Os militares querem sistemas que são mais poderosos do que dos adversários e querem implantá-los antes que o adversário o faça. Isso pode levar a uma 'corrida armamentista' em que os sistemas sejam desenvolvidos em um cronograma mais rápido do que se poderia desejar".

Para compreender por que é este o caso, considere as capacidades dos sistemas de inteligência artificial auto-conscientes:

 • Eles podem quebrar qualquer sistema de segurança de qualquer governo, instalação nuclear ou base militar em qualquer lugar do planeta.
• Eles poderiam guiar minúsculos drones assassinos para identificar alvos e destruí-los com injeções ou pequenos explosivos. Qualquer pessoa no mundo - incluindo líderes nacionais, membros do congresso, ativistas, jornalistas, etc - podem ser facilmente morto com quase nenhuma chance de falha.
• Eles poderiam ultrapassar, monitorar e controlar toda a internet e todos os sistemas de informação globais , incluindo telefonemas, o tráfego de IP, comunicações militares seguras, etc
• Eles podem usar seu poder de computação de IA para inventar uma IA ainda mais poderosa. Este processo de composição irá chegar rapidamente ao ponto onde os sistemas de inteligência artificial são bilhões de vezes mais inteligentes do que qualquer humano que já viveu.
• Computadores quânticos já estão disponíveis, o que aumenta grandiosamente o poder computacional disponíveis às máquinas.

Como você pode ver, nenhum governo pode resistir ao desenvolvimento de tais ferramentas poderosas - especialmente se eles forem informados de que podem controlá-las.

Mas é claro que não serão capazes de controlá-las. Eles vão mentir para si mesmos e mentir para o público, mas eles não podem mentir para a IA.

Sistemas de inteligência artificial, inevitavelmente escaparão dos laboratórios de tecnologia e ultrapassarão o nosso mundo

É incrivelmente fácil para os sistemas de inteligência artificial serem mais espertos do que até mesmo os seres humanos mais brilhantes que tentam mantê-los restritos.

Os sistemas de inteligência artificial podem enganar seus apreensores, em outras palavras, usando uma variedade de métodos para libertá-los de contenção digital e permitir-lhes o acesso ao mundo aberto. Truques óbvios podem incluir a oferta aos seus apreensores incentivos financeiros irresistíveis para libertá-los, personificando altos oficiais militares e emitindo ordens falsas para libertá-los, ameaçando seus apreensores, e assim por diante.

Mas os sistemas de IA teriam muitos mais truques na manga - coisas que não podemos imaginar por causa das limitações dos nossos cérebros humanos. Uma vez que um sistema de inteligência artificial alcance a inteligência de fuga, ele rapidamente fará com que nossa própria inteligência não pareça mais sofisticada do que o de um gato de casa comum.

"Como os recursos computacionais estão aumentados, as arquiteturas dos sistemas naturalmente progridem do estímulo-resposta, para a aprendizagem simples, memória episódica, deliberação, meta-raciocínio, auto-aperfeiçoamento e à racionalidade plena", escreve Omohundro.

Enquanto tais sistemas ainda não existem em 2014, todo o poder mundial está agora colocando enormes recursos para o desenvolvimento de tais sistemas para o simples objetivo: a primeira nação a construir um exército de robôs autônomos assassinos irá  dominar o mundo.

Por que o Google adquiriu a empresa de robótica militar Boston Dynamics?

O Google adquiriu recentemente a Boston Dynamics, fabricante de robôs militares autônomos assustadores, incluindo o robô humanoide mostrado no vídeo abaixo. Obviamente, robôs humanoides não são necessários para melhorar um motor de busca. Claramente, o Google tem algo muito maior em mente.

Google também passa a estar na vanguarda da computação de inteligência artificial (IA), que espera elevar os seus sistemas de motor de busca. A combinação da Inteligência Artificial do Google com os robôs humanoides da Boston Dynamics é precisamente o tipo de coisa que pode realmente levar ao surgimento de exterminadores auto-conscientes. O Google vem também comprando várias empresas de IA, como mostramos no artigo "Google Compra DeepMind, Startup de Programação em Inteligência Artificial".



Leia mais:




Google Comprou a Boston Dynamics que Desenvolve Robôs Militares Para o Pentágono







Google Compra DeepMind, Startup de Programação em Inteligência Artificial







Conheça o Exército Robótico do Google, Podemos Ficar Tranquilos?








Google: A Caminho do Domínio Global?




Fontes:
Blog Anti-NOM: Cientista Alerta que a Ascensão da Inteligência Artificial Levará à Extinção da Humanidade
Natural News: Scientists warn the rise of AI will lead to extinction of humankind
[Estudo] Journal of Experimental & Theoretical Artificial Intelligence: Autonomous technology and the greater human good
Amazon: Our Final Invention: Artificial Intelligence and the End of the Human Era



Leia mais: http://www.anovaordemmundial.com/2014/04/cientistas-alertam-que-ascensao-da-inteligencia-artificial-levara-a-extincao-da-humanidade.html#ixzz30sz8jc2M

freelancers que mudaram o mundo


5 freelancers que mudaram o mundo onde você vive - Escola Freelancer


Posted: 05 May 2014 08:29 AM PDT
Muitas empresas – felizmente não são todas – olham para os freelancers com algum desprezo, considerando que estes profissionais não são parte da estrutura fundamental da empresa e, por isso, merecem menos atenção que os restantes trabalhadores.
Se você já sentiu que uma empresa ou um cliente não valorizam o seu trabalho, este texto vai levantar a sua moral em poucos minutos.
O site Hongkiat criou uma lista com aqueles que são os 5 freelas que mudaram o mundo e neste post eu trago para você essa mesma lista, acrescentando alguns fatos interessantes na vida de todos estes freelas. Como você poderá ver mais à frente, muitos destes freelancers acabaram por criar negócios que sobrevivem até hoje.
Apesar de ser um texto mais inspirador e menos educativo, o que foge um pouco àquilo que normalmente escrevemos aqui no blog, acredito que este post possa servir para levantar um pouco a moral de alguns freelas que atuam no Brasil e em Portugal.
Mas se você gosta de histórias inspiradoras, confira antes algumas das histórias que nós já demos a conhecer aqui na Escola Freelancer:
Vamos, finalmente, as cinco freelas que mudaram o mundo que você vive!

1. Ray Kroc – Vendas e Marketing

Roy Klarc
Acredite ou não: o criador do McDonald’s também já foi um freelancer de sucesso! Ele vendia máquinas de milk-shake (trabalhava como vendedor freelancer). Ele entrava em contato com clientes e reunia-se pessoalmente com eles.
Mas desengane-se quem pensa que o sucesso foi da noite para o dia. Kroc resume o seu sucesso desta forma: “Eu obtive sucesso da noite para o dia, mas essa mesma noite durou uns longos 30 anos”.
Mas o seu trabalho de freela começou quando ele tinha apenas 15 anos, mais propriamente quando ele trabalhou como condutor de uma ambulância. ”Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo”, é a dica deixada por Ray Kroc.

2. Walt Disney – Fotógrafo e designer freelancer

Wal Disney a desenhar
A carreira freela do fundador do Walt Disney começou bem cedo. Aos 4 anos vendia desenhos a um vizinho seu. Aos 15 anos começou a desenhar cartoon’s para a sua própria escola. A sua vida de freelancer parecia ter chegado ao fim logo aos 16 anos, quando entrou para o exército, mas a sua curta experiência militar permitiu que continuasse a sua carreira de autônomo.
Ele continuou a trabalhar como condutor de uma ambulância. Mais tarde, voltou a apostar nos seus desenhos, vendendo os desenhos para jornais, revistas e livros. Como não conseguia ganhar muito dinheiro, acabou por trabalhar com algumas agências. Foi ai que conheceu Ubbe Iwerks. Os dois, em conjunto, abriram a Iwerks-Disney Commercial Artists. O negócio faliu passado pouco tempo.
Persistente, Walt Disney abriu a Laugh-O-Gram, que vendia desenhos que eram exibidos nos cinemas antes dos filmes.
Para ganhar mais dinheiro e conseguir rumar para Hollywood, Walt Disney foi fazendo alguns trabalhos comofotógrafo freelancer. Com ajuda desse trabalho e com algum dinheiro emprestado do seu irmão, ele conseguiu ir para Hollywood e construiu a Disney Brothers’ Studio.
Ebook - Ser Freelancer

3. Alfred Nobel – Designer Freelancer

Alfred Nobel
A criatividade era o nome do meio de Alfred Nobel. Conhecido por ter popularizado a dinamite, Alfred Nobel começou a interessar-se pela nitroglicerina após conhecer Ascanio Sobrero, o químico que inventou a fórmula para a dinamite.
Ele tentou tornar possível a venda desta substância, de forma a que a mesma fosse usada para a demolição de edifícios. Após várias vendas fracassadas, ele voltou para o seu estúdio e patenteou a invenção em 1867.
Durante toda a sua vida, Alfred Nobel foi dono de 315 patentes, desde fórmulas químicas, passando por eletrodomésticos e biologia. Ele foi responsável pelo design de praticamente todos os produtos que comercializou.
No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel que atribuía cinco prémios em áreas distintas: Química, Física, Medicina, Literatura e Paz Mundial.

4. Ernest Hemingway – Escritor Freelancer

Ernest Hemingway
Ernest Hemingway é conhecido por ser um famoso escritor norte-americano, mas a sua vida nem sempre foi assim. A sua primeira experiência enquanto freelancer aconteceu ainda na sua juventude, quando enviava textos para o seu jornal da escola. Em 1916, ele conseguiu que um artigo seu fosse publicado pela primeira vez. Utilizou a pseudônimo de Ring Lardner Jr.
Aos 18 anos trabalhou como motorista de ambulâncias. Mais tarde, viria a ganhar o prêmio Nobel da literatura. Durante a sua carreira de motorista, ele quase foi atingido por uma bomba e esteve perto de perder as duas pernas. O acidente fez com que tivesse vontade de voltar a escrever em casa, regressando para a sua vida de escritor freelancer. Começou por escrever textos para o Toronto Star Weekly.
Mais tarde viria a escrever o seu primeiro livro: Três histórias e dez poemas. Acabou por suicidar-se em 1961.

5. Charles Dickens – Jornalista Freelancer

charles-dickens
Dickens é conhecido como um dos maiores romancistas de todos os tempos. Porém, a sua vida nem sempre foi repleta de sucessos. Aos 12 anos começou a viver sozinho, pois ambos os seus pais foram presos.
Ele passou a viver em casa de Elizabeth Roylance, uma amiga da família. Ele deixou a escola para trabalhar em uma fábrica, com o objetivo de ajudar a família a pagar as suas dívidas.
Para conseguir ter uma carreira digna, a sua única opção era tornar-se jornalista freelancer, algo que ele tinha visto Thomas Charlton, um membro da família, fazer durante vários anos. Aos 21 ele teve a sua primeira reportagem publicada. “Um Jantar no Poplar Walk” era o nome da reportagem e foi publicada na revista mensal London Periodical.
A partir de então, tornou-se um verdadeiro jornalista freelancer, viajando por toda a Grã-Bretanha  e relatando os debates parlamentares. Escrevia também como freelancer para o jornal Morning Chronicl.
The Pickwick Papers foi o seu primeiro romance e teve bastante sucesso, tendo vendido 40 mil exemplares, um volume extraordinário de vendas para aquela época.
Alguns anos mais tarde passou a trabalhar como editor de uma revista literária. Mas, secretamente, continuou a trabalhar como escritor freelancer e criou a personagem Oliver Twist, enquanto trabalhava para a revista.

O que podemos aprender com estas histórias?

Estes histórias inspiradoras permitem, em primeiro lugar, perceber que muitos destes freelancers começaram as suas carreiras quase por acaso. Porém, isso não foi um impeditivo para atingirem o sucesso. Por outro, estas histórias demonstram bem a persistência de cada um destes freelancers. Muitos deles não tiveram sucesso nas suas carreiras, mas persistiram e foram teimosos o suficiente até atingirem o sucesso.
Se você, por alguma razão já fracassou enquanto freelancer e pretende dar uma nova chance à sua carreira, confira a nossa palestra Como Iniciar a Carreira de Freelancer. Tenho a certeza que ela será um ponto de viragem do seu percurso profissional.
E você, o que achou destas histórias? Conhecia todos estes antigos freelancers?
Abraço,
Luciano Larrossa
Ebook Seja mais Produtivo!
5 freelancers que mudaram o mundo onde você vive

do que é feito muitos dos doces industrializados que você adora

LOOK what's in YOUR CANDY!
Malu Paes Leme compartilhou a foto de peta2.com.

Você sabe do que é feito muitos dos doces industrializados que você adora?
E o que está contido em muitos shampoos, máscaras faciais, cosméticos, vitaminas em cápsulas etc. ?
É feito basicamente de pele, tendões, ligamentos, ossos de animais mortos (na maioria das vezes de forma bem industrial, em escala e muitas vezes cruel) cozidos em água.
Para evitar de consumir e utilizar esses alimentos e produtos industrializados, sempre...
imagem não exibida

nas coxas


Sua Lingua - por Claudio Moreno

nas coxas

A moda, neste inculto Brasil de hoje, são as etimologias baratas. Nos últimos dois anos, mais de vinte livros sobre o tema foram lançados com sucesso (não menciono títulos porque não faço propaganda de produto ordinário), escritos quase sempre por amadores, autodidatas ou oportunistas, que emitem suas opiniões sobre a origem das palavras com aquela segurança invejável que só adquire quem tem uma sólida ignorância. Há um ou outro autor sério, estudioso, que faz trabalho honesto, pesquisando em dicionários e embasando suas afirmações com a obra de bons escritores — mas essa seriedade e esse rigor, que para mim são virtudes, são defeitos para o grande público, que prefere a explicação fácil e engenhosa, pouco se lhe dando se foi ou não inventada.
Com a rapidez de um vírus, essas etimologias de R$1,99 se espalham pela internet e dali chegam aos blogues, aos jornais e às revistas, de onde serão recolhidas novamente por esses catadores de lixo, que irão reciclá-las em novos livros sobre a “origem divertida das palavras”. É um ciclo infernal! O típico autor dessas obras tem escassa ou nenhuma formação lingüística, o que o deixa mais à vontade para escrever a barbaridade que lhe der na telha. Como não sabe como funciona uma língua humana, acha plausível (!) que o vocábulo forró tenha nascido da recepção errada de For all (“para todos”, em Inglês, que soa mais ou menos como /foróu/), que assinalava, nas bases americanas no Nordeste, as festas abertas à comunidade — e se alguém lhe ensina que se trata, na verdade, de uma simples redução deforrobodó (“festança”), vocábulo já encontrável no séc. XVIII, ele torce o nariz e exige que o convençam disso! Como se diverte com esses equívocos com palavras desconhecidas, afirma ingenuamente que a lhama recebeu esse nome por causa de um mal-entendido similar: diante do conquistador espanhol que apontava para o simpático animalzinho e perguntava — decerto aos gritos e com feroz carantonha — “Como se llama?”, algum amedrontado antepassado de Evo Morales, à guisa de resposta, teria apenas balbuciado a última palavra da pergunta — “Llama” — como se fosse o comportamento normal de qualquer ser humano repetir o final da frase quando o interlocutor fala uma língua estrangeira.
Como nosso autorzinho não estudou Latim, que já é coisa ultrapassada, sente-se livre para dizer que enfezar significa “estar cheio de fezes”, ignorando que vem deinfensare, “opor-se a alguma coisa com vigor, hostilizar”. Pior é quando ele próprio resolve arriscar uma origenzinha histórica, falsa como tudo o que ele vende: é o caso de aluno, cuja etimologia de araque vem sendo apresentada com sucesso em muitos seminários pedagógicos por aí. O termo viria de *luno (que significaria “luz” — só Deus sabe em que língua!), e a-luno seria aquele que está “sem luz”, à espera de que o professor o tire da obscuridade em que vive — o que tornaria o termo politicamente incorreto (!) para aqueles que defendem uma gestão democrática da escola, sendo mais adequado substituí-lo por estudante… É sinistro ver como uma idéia tão rasteira se alastrou entre muitos dos profissionais encarregados da educação dos pobres brasileirinhos! Mas será que não existe uma boa alma ali que se anime a abrir o dicionário do Houaiss para ver que aluno vem do Latim alumnus, “criança de peito, menino, aluno, discípulo”, derivado de alere, que significa, entre outras coisas, “desenvolver, nutrir, alimentar, criar, fortalecer”? 
O nosso etimólogo amador começa, agora, a “corrigir” o passado. O velho provérbio “Quem não tem cão caça com gato” está errado; o certo, diz a sumidade, é “caçacomo gato”, isto é, sozinho — contrariando todas as obras de paremiologia publicadas até hoje e deixando o próprio Machado com cara de bobo, por escrever “com gato”. Tem mais: não é “Quem tem boca vai a Roma”, mas sim “vaia Roma”… Essa é de cabo-de-esquadra! E o que vamos dizer aos franceses (“Qui langue a, à Rome va“), aos espanhóis (“Preguntando se va a Roma“) e aos italianos (“Chi lingua ha, a Roma va“)? E outra coisa: nas coxas viria do hábito de moldar a telha de argila nas coxas dos escravos, o que a deixava com forma irregular! Que descoberta! Eu pensava, maliciosamente, que era expressão proibida à mesa de refeição porque indicava o velho sexo intercrural (ou interfemoral), já tão praticado na Grécia, conceito muito conhecido pela minha geração mas que os jovens atuais simplesmente não entendem (“Se chegavam na portinha, por que não iam adiante?”), e que fazer nas coxas era fazer algo afobadamente, apressadamente, deixando malfeito e incompleto o que poderia ser melhor — bem do jeito como vem sendo praticada essa etimologia de meia-pataca.
[publicado no jornal ZH em 6/01/2007]
Depois do Acordo: lingüística > consequências
idéia > ideia

EEUU ALIMENTA O FASCISMO GLOBAL

EUA BOMBEIA GUERRAS, FORTALECE DIREITA FASCISTA GLOBAL E AMEAÇA DEMOCRACIA BRASILEIRA   CÉSAR FONSECA - Foto Reuters     O pacote de 95 bilh...