quarta-feira, 6 de maio de 2020

Bolsonaro, o Procusto

Bolsonaro, o Procusto ou Procrustes
A familícia bolsonaro é a própria síndrome de Procusto: simboliza a negação da ciência e a relativização de vidas humanas.

Procusto ou Procrustes, personagem da mitologia grega, simboliza a negação da ciência e a relativização de vidas humanas. Como mito deu origem a síndrome de Procusto. Não está em nenhum manual de diagnóstico clínico, mas é um comportamento reconhecido pela psicologia e psicanálise. Já inspirou tramas literárias e cinematográficas.

Procusto significa “o esticador”, em referência a punição que ele aplicava às suas vítimas e dizia a elas: “Se você se destacar, cortarei seus pés. Se você demonstrar ser melhor que eu, cortarei sua cabeça. Isso lembra o quê?!

Lembre a relação de bolsonaro com seus ministros e o próprio Brasil.

Ele vivia na serra de Elêusis. Em sua casa ele tinha uma cama de ferro com o seu exato tamanho. Habitualmente convidava viajantes a se hospedarem e deitarem em sua cama. Os hóspedes altos, ele os decepava para ajustá-los à cama e os de pequena estatura ele os esticava até atingirem o tamanho da cama.

Seu reinado de terror terminou quando foi capturado por Teseu, herói ateniense que o prendeu em sua própria cama e cortou-lhe a cabeça e os pés, aplicando-lhe a mesma crueldade que infligia aos seus hóspedes.

Por onde anda o Teseu brasileiro?!

A síndrome de Procusto é encontrada no ambiente familiar, escolar-acadêmico, político, de trabalho, empresarial, dentre outros. É uma conduta que destrói quem é mais preparado e inteligente, por mera arrogância egoística e estupidez do portado da síndrome de Procusto.

A metáfora de Procusto representa o puro egoísmo do ser humano em relação ao seu próximo. São aqueles que não prosperam nem deixam os outros prosperarem. Usa de uma agressividade que não hesita em destruir os que são capazes de derrubar os muros da incompetência e da vulgaridade.

Os indivíduos infectados pela síndrome de Procusto defendem posições extremadas, que ferem o bom senso, que obrigam os que estão sob o seu comando a se adequar aos seus delírios e a sua indiferença com o sofrimento e a morte do outro. Até parece que bolsonaro é a reencarnação do Procusto.

Os indivíduos com espectro de Procusto exercem uma lógica anticiência, que é feita por mentes doentias que negam a liberdade e a ciência, sobretudo, nas redes sociais e na era da covid-19. Em termos idiomáticos é um “espírito de porco”, ou seja, são criaturas cruéis que geram constrangimentos para limitar a capacidade de professores, pesquisadores, cientistas, intelectuais, jornalistas, etc. Os bolsonaristas.

Os indivíduos portadores dessa síndrome apresentam um humor constantemente irritável, anormal e expansivo, aumento da grandiosidade e da autoestima.

Precisamos aprender a lidar com esses traços maníacos, que estão longe da simples competição, mas não significa que devemos nos render a eles, pois temos condições de dar mais um passo à frente e buscar ambientes em que possamos nos desenvolver, de acordo com o nosso potencial.

Libertemo-nos dos grilhões de Procrustes que nos impuseram, ampliando o nosso conhecimento, valorizando a natureza, o meio ambiente, os animais, as crianças, os idosos, quilombolas, indígenas..., e acrescentemos atitudes positivas conosco mesmo; com o nosso trabalho, com a natureza, o meio ambiente, os animais, as crianças, os idosos, os quilombolas, os indígenas... que são coisas que os Procrustes desprezam. Odeiam!!


Uma coautoria, sem a devida consulta, com Jackson César Buonocore, Sociólogo e Psicanalista.

Gustavo Conde: Eu sei o que vocês escreveram no verão passado

Gustavo Conde: Eu sei o que vocês escreveram no verão passado: Foram encurralados: não há mais como 'fantasiar' diante de um Bolsonaro. Ocorre que o atrofiamento do aparato leitor foi tão gr...

EEUU ALIMENTA O FASCISMO GLOBAL

EUA BOMBEIA GUERRAS, FORTALECE DIREITA FASCISTA GLOBAL E AMEAÇA DEMOCRACIA BRASILEIRA   CÉSAR FONSECA - Foto Reuters     O pacote de 95 bilh...