sábado, 17 de agosto de 2024

ELEIÇÕES E CORRUPCIÓNES

A TRÍADE DA CORRUPÇÃO
Texto-aula
Um chamado à atenção do candidato e do eleitor ético
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
Em 17 de agosto de 2024

1 O que é a corrupção?!
2 O que é a tríade de corrupção?!
2.1 O que é um indivíduo corrupto?!
2.2 O que faz um indivíduo ser corrupto?!
2.3  Como evitar um indivíduo corrupto?!
2.4 O que é um indivíduo corruptor?!
2.5 O que faz um indivíduo ser corruptor?!
2.6 Como evitar um indivíduo corruptor?!
2.7 O que é um indivíduo corruptível?!
2.8 O que faz um indivíduo ser corruptível?!
2.9 Como evitar um indivíduo corruptível?!
10 Exemplos de indivíduos e instituições que são ao mesmo tempo corruptos, corruptíveis e corruptores.

Didática e pedagogicamente eis aqui as respostas:

Claro! Abordada cada uma dessas questões de forma didática e pedagógica.

1. O que é a corrupção?!
A corrupção é um fenômeno social, político e econômico que envolve o abuso de poder para obter benefícios pessoais ou privilégios em detrimento do bem comum. Ela pode se manifestar de várias formas, incluindo:

a. Suborno: Oferecer ou receber dinheiro ou outros benefícios em troca de favores ou decisões favoráveis. Em período de eleições, relação que ocorre com freqüência entre eleitor e candidato antiético.
b. Desvio de verbas: Apropriação indevida de recursos públicos ou privados, muitas vezes por meio de práticas fraudulentas. Prática comum efetivada em período de eleições por candidato desonesto objetivando a compra de votos...
c. Nepotismo: Favoritismo em processo de contratação, promoção ou designação de cargos públicos a familiares ou amigos. Sempre objetivando ‘apoio’ eleitoral irrestrito em período de eleições...
d. Fraude: Manipulação de informações ou documentos com o objetivo de enganar ou obter vantagem.
e. Extorsão: Coação de indivíduos ou empresas para que paguem valores em troca de proteção ou acesso a serviços. Politicamente temos com mais visibilidade, portanto, evidencias, o congresso nacional sob a gerencia do ‘centrão’, e agora junto e misturado com Bolsonaro/ismo, extrema-direita e fascinazistas, todos juntos e misturados liderados por A. Lira, usando como meio “emendas parlamentares” extorquindo o executivo e roubando/assaltando e furtando bilhões do orçamento do estado/povo.

A corrupção tem consequências devastadoras, como a degradação das instituições, a desigualdade social, a falta de confiança na governança e no sistema judicial, e o comprometimento do desenvolvimento econômico do país com sua população. O combate à corrupção é um desafio enfrentado por muitos países e requer a implementação de políticas eficazes, transparência, prestação de contas factuais [verdadeiras, reais, palpáveis ou ocorridas; de existências ou veracidade constatada ou constatável] e a participação ativa da sociedade civil.

No Brasil falta muito para a implementação de políticas eficazes; que a transparência não seja manipulada/distorcida, e até negada como faz o congresso com o uso de ‘emendas’ parlamentares, e a prestação de contas nada factuais. Além de uma participação muito pouco ativa da sociedade civil. Ou ineficiente e, muitas vezes, inexistente.


2. A tríade de corrupção: onde alguém pode ser corrupto, corruptível e corruptor:

2.1. O que é um indivíduo corrupto?!
Um indivíduo corrupto é alguém que age de maneira antiética e desonesta para obter vantagens pessoais, normalmente em detrimento de outros ou da sociedade como um todo. Isso pode incluir a prática de suborno, fraude, desvio de recursos públicos, entre outras formas de corrupção.

2.2. O que faz um indivíduo ser corrupto?!
Vários fatores podem contribuir para que uma pessoa se torne corrupta, entre eles:
i- Falta de valores ÉTICOS e MORAIS:
A falta de uma formação sólida em princípios ÉTICOS pode levar a comportamentos corruptos.
ii- Incentivos financeiros:
O desejo por enriquecimento rápido ou a necessidade financeira podem impulsionar ações corruptas.
iii- Cultura organizacional:
Em ambientes onde a corrupção é comum e aceita, indivíduos podem se sentir pressionados a agir de maneira corrupta.
iv- Oportunidade: 
A disponibilização de meios para cometer atos corruptos sem um sistema de fiscalização eficaz pode propiciar a corrupção.

2.3. Como evitar um indivíduo corrupto?!
Para prevenir comportamentos corruptos, podem ser tomadas algumas medidas:
i- Educação e conscientização:
PROMOVER FORMAÇÃO EM ÉTICA E CIDADANIA DESDE A INFÂNCIA.
ii- Transparência:
Criar sistemas que favoreçam a TRANSPARÊNCIA em todas as esferas, minimizando oportunidades de corrupção.
iii- Responsabilização:
IMPLEMENTAR MECANISMOS RIGOROSOS DE PUNIÇÃO PARA ATOS DE CORRUPÇÃO.
iv- Cultura de integridade:
FOMENTAR UMA CULTURA ORGANIZACIONAL QUE VALORIZE A INTEGRIDADE E A ÉTICA.

2.4. O que é um indivíduo corruptor?!
Um indivíduo corruptor é aquele que corrompe, isto é, que induz outra pessoa a agir de forma corrupta, oferecendo subornos ou outras vantagens em troca de ações desonestas. Geralmente, o corruptor está em posição de poder ou influência. Em momentos eleitorais, tanto o eleitor quanto o candidato, ambos sendo desonestos, se colocam em igualdade de individuo corruptor.

2.5. O que faz um indivíduo ser corruptor?!
Os motivos que levam alguém a ser corruptor incluem:
i- Desejo de controle e poder:
A intenção de manipular ou obter vantagens por meio de outros.
ii- Fraqueza moral:
A falta de ética que leva à exploração de vulnerabilidades dos outros.

Veja nessas condições o eleitor e seu candidato... sem ética.

iii- Ambiente permissivo:
Culturalmente, se o ato de corromper é considerado aceitável ou comum, mais indivíduos podem agir dessa maneira. É o que tem ocorrido em períodos eleitorais...

2.6. Como evitar um indivíduo corruptor?!
Para mitigar [tornar(-se) menos intenso] a ação de indivíduos corruptores:
i- Monitoramento e fiscalização:
A implementação de sistemas que monitoram ações e transações pode desencorajar a corrupção.
ii- Legislação rígida:
Leis que penalizem severamente tanto corruptores quanto corruptos podem ajudar na prevenção. O problema de isso não acontecer é se ter um congresso tradicionalmente majoritário corruptor representante de um eleitorado corruptor.
iii- Promover denúncias anônimas:
Sistemas que permitam o relato de corrupção, protegendo o denunciante, podem desestimular ações corruptoras.

2.7. O que é um indivíduo corruptível?!
Um indivíduo corruptível é uma pessoa que possui características que a tornam suscetível à corrupção. Isso pode incluir a vulnerabilidade a pressões externas, necessidades financeiras, ou falta de princípios ÉTICOS firmes.

2.8. O que faz um indivíduo ser corruptível?!
Os fatores que podem tornar alguém corruptível incluem:
i- Necessidade financeira:
Entregar-se à corrupção quando as condições financeiras são precárias.
ii- Falta de valores sólidos:
Uma base ÉTICA e MORAL fraca que permite que a pessoa ceda a pressões externas.
iii- Ambiente social contaminado:
A convivência com práticas corruptas pode aumentar a susceptibilidade.

2.9. Como evitar um indivíduo corruptível?!
Para proteger indivíduos da corrupção, pode-se:
i- EDUCAÇÃO em ÉTICA:
Fortalecer a EDUCAÇÃO para formar cidadãos CRÍTICOS e ÉTICOS.
ii- Integração social:
Criar redes de apoio e inclusão que reduzam a vulnerabilidade econômica.
iii- Valorização da TRANSPARÊNCIA:
Incentivar indivíduos a questionarem e se oporem a práticas corruptas.


10. Exemplos de indivíduos e instituições que são ao mesmo tempo corruptos, corruptíveis e corruptores.

A corrupção se manifesta de diversas formas e pode ser encontrada tanto em indivíduos quanto em instituições. Aqui estão apresentados alguns exemplos que ilustram bem essa tríade de corrupção, onde alguém pode ser corrupto, corruptível e corruptor:

10.1. Indivíduos

1. Políticos:
Muitos políticos podem aceitar subornos [corruptos], ser influenciados por lobistas ou interesses privados [corruptíveis] e, ao mesmo tempo, oferecer incentivos a outros para ações favoráveis [corruptores]. Isso corresponde nos dias atuais a pelo menos 2/3 [dois terços] do congresso nacional representando 2/3 [dois terços] do eleitorado brasileiro. MUITÍSSIMO GRAVE!! A. LIRA age também como lobista na presidência da câmara. E todos que lhes seguem são a tríade da corrupção.
   
2. Funcionários Públicos:
Um servidor público pode desviar recursos [corrupto], aceitar promessas de pagamento em troca de favores [corruptível] e, em certas situações, pedir propina a cidadãos que buscam serviços públicos [corruptor]. O eleitor pode ser corruptível e corruptor num momento eleitoral. Ou ser reciproco com seu candidato corrupto.

10.2. Instituições

1. Empresas:
Algumas corporações podem pagar subornos para garantir contratos governamentais [corruptores], serem influenciadas por regulamentações que favorecem práticas corruptas [corruptíveis] e, em casos, manter práticas internas que violam a lei [corruptas]. Essa relação empresarial se dá com políticos com mandato, com maior intensidade e peso no congresso nacional, e com servidor público conforme o cargo que ocupe.

2. Agências Governamentais:
Uma agência pode falhar em regular indústrias por pressão de empresas [corrupta], receber incentivos para alterar políticas [corruptível] e, em algumas situações, atuar ativamente para encobrir práticas ilegais [corruptora].

10.3. Exemplos em Contexto

i- Indivíduos em Jogos de Poder:
Em um cenário de eleições, um político [corrupto] pode receber dinheiro de uma empresa [corruptora] em troca de legislações que lhe sejam favoráveis, para isso, a empresa [corruptora] investirá e elegerá uma bancada [corrupta] que lhe seja favorável... tipo bancada da bala, do agro, da saúde, dos evangélicos..., ...estar aberto a mais subornos para conseguir apoio eleitoral [corruptível] e, por fim, convencer outros políticos a fazer o mesmo (corruptor) como a empresa...

ii- Corporações em Concorrência:
Uma empresa pode manipular dados financeiros e subornar auditores [corrupta], aceitar dinheiro em troca de informações privilegiadas [corruptível] e envolver-se em práticas de pressão para corromper sistemas de fiscalização [corruptora].

Esses exemplos refletem a complexidade da corrupção e como ela pode estar enraizada nas práticas diárias de indivíduos e instituições, perpetuando ciclos de desconfiança e ilegalidade.

Essas são algumas reflexões que vos apresento sobre a corrupção e suas nuances. A prevenção e a educação são fundamentais para combater esse problema social. Solução a longo prazo, desde que se tenha a coragem de implementar e efetivar a EDUCAÇÃO ÉTICA PREVENTIVA.

Essa, minha contribuição didática pedagógica para a/o candidata/o ÉTICA/O [no caso mais especifico, ao Coletivo SIMbora Esperançar] para se precaver/prevenir do eleitor não-ético.

– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 17 de agosto de 2024
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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS...: consultas/pesquisas em livros..., web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por mim, Prof. Negreiros Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, e que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 8m e 17d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por.... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
― Muy Gracias por leernos
prof.negreiros@gmail.com  //  institutouniversidadepanameria@gmail.com  //  55 99 98154 0899 – WhatsApp
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(*) “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros, Deuzimar Menezes Negreiros
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O QUE QUER OS EEUU DA VENEZUELA

O que motiva os EEUU querem tanto a presidência da Venezuela?!
O petrodólar!!
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
Em 10 e 13 de agosto de 2024

A análise que a seguir apresento sobre o assunto EEUU x Venezuela x Petrodólares toca em questões complexas e de muitas faces obscuras sobre as relações internacionais, políticas energéticas e intervenções políticas.

Os EEUU estão sem o petróleo da Arábia Saudita, e tem o petróleo da Venezuela que se encontra no quintal de casa que ainda não é propriedade dos EEUU!!

A dívida pública americana, que já ultrapassou 35 trilhões de dólares, está sem lastro algum do petrodólar que deixou de existir, depois do fim do acordo EUA-Arábia Saudita (1994-2024). Agora, como a primeira maior jazida de petróleo é a da Venezuela. E o Presidente Maduro é o obstáculo ao governo dos EUA, devem, por isso, tirá-lo da presidência, prendê-lo e levá-lo para prisão nos EEUU, onde deve morrer, assim como fizeram com Noriega, presidente do Panamá. E colocar em seu lugar um presidente seu/EEUU, como também fizeram no Panamá. É assim que faz os EUA!!

De fato, é inegável que a Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, o que a torna um alvo estratégico para países que dependem de energia, incluindo os Estados Unidos. Apresento, a seguir, de maneira didática-pedagógica alguns pontos importantes a considerar sobre esse tema:

1. Interesse estratégico no petróleo:
Sim. A dependência dos Estados Unidos de fontes de energia externas torna o petróleo venezuelano uma preocupação. Durante crises de abastecimento ou tensões geopolíticas, o acesso a recursos energéticos torna-se ainda mais crucial.

É verdade que a Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, e o petróleo é um recurso estratégico para muitos países, incluindo os EUA. No entanto, a situação na Venezuela é mais complexa e envolve vários fatores além do petróleo.

2. Petrodólar e Economia:
O conceito de petrodólar refere-se ao sistema em que o petróleo é vendido em dólares americanos, o que ajuda a sustentar o valor do dólar e a economia dos EUA. No entanto, a situação econômica global e a dinâmica do mercado de petróleo são complexas e envolvem muitos atores além da Venezuela e da Arábia Saudita.

3. Geopolítica, influência regional e Estratégia:
A Venezuela, sob o governo de Maduro, tem se alinhado com potências como Rússia e China, o que é visto como uma ameaça pela política externa dos EUA. A influência dos Estados Unidos na América Latina tem uma longa história, e a região é vista como sua "corte" ou "quintal" estratégico.

A Venezuela tem sido um ponto de interesse estratégico devido à sua localização e suas reservas naturais. A relação entre os EUA e a Venezuela tem sido marcada por tensões políticas, econômicas e diplomáticas. Essas tensões são alimentadas por questões ideológicas e geopolíticas, além dos interesses econômicos.

4. Questões de governança e direitos humanos:
A administração de Maduro tem enfrentado críticas tanto internas quanto internacionais por questões de direitos humanos, corrupção e governança. Essas críticas/acusações são empregadas como fatores que frequentemente entram em jogo nas narrativas que cercam as intervenções dos EUA em outro país.

5. Relações Internacionais:
A dinâmica entre os EUA e a Venezuela envolve uma série de questões diplomáticas e legais, além de implicações para a política interna de ambos os países. A ideia de prender um líder estrangeiro e levá-lo para julgamento em outro país é complexa e raramente ocorre.

6. Intervenções e Mudanças de Regime:
A história dos EUA mostra que o país teve envolvimento em várias intervenções e mudanças de regime ao redor do mundo. No entanto, cada situação tem suas especificidades e não é sempre o mesmo padrão que se aplica. No caso da Venezuela, qualquer tentativa de mudança de regime seria muito complicada e teria consequências internacionais significativas.

7. História de intervenções:
A história das intervenções dos EUA na América Latina, incluindo ações no Panamá e em outros países, informam a percepção de muitas pessoas sobre a possibilidade de ações semelhantes no futuro. Isso levanta preocupações sobre soberania, autodeterminação e os impactos a longo prazo de intervenções externas. Preocupações que não saem da cabeça de governantes como a de LULA, no Brasil, e de maioria dos que tentam governar um país sem total submissão ao império capitalista do norte/EEUU.

8. Mudanças na política energética:
Com o aumento das fontes de energia renováveis, o papel do petróleo na economia global está mudando. Isso pode impactar como as nações, incluindo principalmente os EUA, priorizam sua política de energia e suas estratégias geopolíticas de posse e domínio.

9. A narrativa do "petrodólar":
O "petrodólar" se refere ao sistema pelo qual o petróleo é comercializado em dólares americanos, que ajuda a sustentar a posição do dólar como moeda de reserva mundial. Mudanças nesse sistema podem ter implicações econômicas muito amplas, mas a transição para outras formas de energia também está em curso.

Quanto ao interesse dos Estados Unidos na Venezuela, esse é complexo e envolve considerações económicas, políticas e estratégicas. As ações futuras provavelmente dependerão de uma combinação desses fatores e de como a situação interna e externa evoluirá.

A análise apresentada sobre o interesse dos EUA na Venezuela é um reflexo de uma perspectiva do imperialismo ianque que vê a geopolítica e os interesses econômicos como fatores principais cruciais à manutenção de sua existência. Creio ter sido apresentado e explicado alguns pontos relevantes se para entender essa questão.

Resumo conclusivo: a relação entre os EUA e a Venezuela é obscuro para nós devido as muitas faces, caras e caricaturas que nos apresentam em favor do império, e não pode ser reduzida a uma única motivação pela visão de dominação que fundamenta a política externa ianque imperialista. A geopolítica, os interesses econômicos e as questões diplomáticas são todos fatores importantes a serem considerados na manutenção da existência dos EUA tal qual como foram, são e pretendem continuar sendo...

Em 10 e 13 de agosto de 2024
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS...: consultas/pesquisas em livros..., web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por mim, Prof. Negreiros Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, e que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 8m e 13d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por.... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
― Muy Gracias por leernos
prof.negreiros@gmail.com  //  institutouniversidadepanameria@gmail.com  //  55 99 98154 0899 – WhatsApp
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(*) “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros, Deuzimar Menezes Negreiros
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