quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O FUTURO PSICOLÓGICO DAS CRIANÇAS DE GAZA

Por Professor Negreiros
AS REAIS CONSEQUÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS DE GAZA...
15 nov. 23


Estamos [não] preocupados e [não] nos importam quais as conseqüências para as crianças palestinas na Faixa de Gaza que veem seus pais, familiares, amigos, vizinhos, conhecidos mortos pelo exército de Israel?!

Sou adicionado a muitos grupos locais/regionais/nacionais e internacionais digitais contidos na internet, faço, no geral, uma leitura dinâmica de seus conteúdos e não percebo isso.

A mim preocupa e importa muito, com tristeza, as consequências para as crianças palestinas na Faixa de Gaza que testemunham a morte de seus pais, familiares, amigos, vizinhos, conhecidos pelo exército de Israel, podem ser-lhes devastadoras e ter um grave impacto em sua saúde mental e emocional como comportamento instável, agressivo, violento, disseminador de ódio... Em quantos o sentimento de vingança irá prevalecer?!

Das principais consequências incluem:

1. Trauma psicológico: Presenciar a morte de entes queridos pode levar a um intenso estresse emocional e trauma psicológico nas crianças palestinas. Elas podem sofrer de pesadelos, ansiedade, depressão, distúrbios de sono e outras manifestações de transtorno de estresse pós-traumático.

2. Desenvolvimento emocional prejudicado: Testemunhar a perda por morte de seus pais e familiares pode afetar o desenvolvimento emocional das crianças palestinas. Elas podem ter dificuldade em lidar com suas emoções, desenvolver problemas de autoestima e ter dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis.

3. Exposição à violência contínua: A Faixa de Gaza tem experimentado um conflito prolongado, com ataques frequentes e violência. As crianças que perdem seus entes queridos para o exército de Israel podem continuar vivendo em um ambiente hostil e violento, o que aumenta seu risco de desenvolver problemas adicionais de saúde mental.

4. Vulnerabilidade a comportamentos de risco: Crianças traumatizadas que perderam por morte seus principais provedores de cuidados podem ficar vulneráveis a comportamentos de risco, como uso de drogas e álcool, envolvimento em gangues ou recrutamento por grupos extremistas, como forma de buscar apoio ou lidar com o trauma.

5. Impacto na educação: A perda de membros da família em conflito de guerra e a exposição à violência podem interromper a educação das crianças palestinas, causando um impacto negativo em seu desenvolvimento acadêmico e limitando suas oportunidades futuras.

É de extrema importância fornecer apoio adequado e acesso a serviços de saúde mental para essas crianças, a fim de ajudá-las a recuperar e reconstruir suas vidas após essas experiências traumáticas.

E,

Como conseqüências da invasão e ocupação de Israel à Faixa de Gaza matando milhares de Palestinos, quantas crianças futuras terroristas se vai ter em decorrência do sentimento de vingança que irá prevalecer?! Quantas com problemas psicológicos; quantas com problemas neurológicos...?!

Não deve haver dados precisos para responder a essas minhas indagações/perguntas de forma definitiva. Mas, com certeza, as consequências da invasão e ocupação de Israel à Faixa de Gaza hão e são complexas e variadas. É importante notarmos que nem todas as crianças que vivem em contextos de conflito se tornam terroristas, e não é certo generalizarmos, mas termos consciência de que acontecem em consequências de grave impacto em sua saúde mental e emocional como comportamento instável, agressivo, violento, disseminador de ódio... Sentimento de vingança...

No entanto, é amplamente reconhecido que as crianças que vivenciam conflitos armados estão sujeitas a diversos efeitos negativos em seu bem-estar físico e mental. Esses efeitos incluem traumas psicológicos, problemas de saúde mental, estresse crônico, dificuldades de aprendizado e desenvolvimento, entre outros. Algumas crianças podem também ser afetadas por problemas neurológicos devido à exposição a explosões, materiais tóxicos ou falta de cuidados adequados durante situações de conflito.

É importante ressaltarmos que todas as crianças merecem proteção, segurança e apoio para se recuperarem de situações de conflito, independentemente de sua origem étnica ou nacionalidade. Investimentos em educação, cuidados de saúde mental e serviços de proteção infantil são necessários para mitigar os impactos negativos em crianças afetadas por conflitos.

Textículo grafado por..., Eu, Professor Negreiros

QUEM ÉS TU, MALAFAIA?

QUEM ÉS TU, ÓÓH SILAS MALAFAIA?! Análise Psicoteológica e Política de Silas Malafaia: O Falso Profeta do Neopentecostalismo Autoritário Por ...