quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O FUTURO PSICOLÓGICO DAS CRIANÇAS DE GAZA

Por Professor Negreiros
AS REAIS CONSEQUÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS DE GAZA...
15 nov. 23


Estamos [não] preocupados e [não] nos importam quais as conseqüências para as crianças palestinas na Faixa de Gaza que veem seus pais, familiares, amigos, vizinhos, conhecidos mortos pelo exército de Israel?!

Sou adicionado a muitos grupos locais/regionais/nacionais e internacionais digitais contidos na internet, faço, no geral, uma leitura dinâmica de seus conteúdos e não percebo isso.

A mim preocupa e importa muito, com tristeza, as consequências para as crianças palestinas na Faixa de Gaza que testemunham a morte de seus pais, familiares, amigos, vizinhos, conhecidos pelo exército de Israel, podem ser-lhes devastadoras e ter um grave impacto em sua saúde mental e emocional como comportamento instável, agressivo, violento, disseminador de ódio... Em quantos o sentimento de vingança irá prevalecer?!

Das principais consequências incluem:

1. Trauma psicológico: Presenciar a morte de entes queridos pode levar a um intenso estresse emocional e trauma psicológico nas crianças palestinas. Elas podem sofrer de pesadelos, ansiedade, depressão, distúrbios de sono e outras manifestações de transtorno de estresse pós-traumático.

2. Desenvolvimento emocional prejudicado: Testemunhar a perda por morte de seus pais e familiares pode afetar o desenvolvimento emocional das crianças palestinas. Elas podem ter dificuldade em lidar com suas emoções, desenvolver problemas de autoestima e ter dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis.

3. Exposição à violência contínua: A Faixa de Gaza tem experimentado um conflito prolongado, com ataques frequentes e violência. As crianças que perdem seus entes queridos para o exército de Israel podem continuar vivendo em um ambiente hostil e violento, o que aumenta seu risco de desenvolver problemas adicionais de saúde mental.

4. Vulnerabilidade a comportamentos de risco: Crianças traumatizadas que perderam por morte seus principais provedores de cuidados podem ficar vulneráveis a comportamentos de risco, como uso de drogas e álcool, envolvimento em gangues ou recrutamento por grupos extremistas, como forma de buscar apoio ou lidar com o trauma.

5. Impacto na educação: A perda de membros da família em conflito de guerra e a exposição à violência podem interromper a educação das crianças palestinas, causando um impacto negativo em seu desenvolvimento acadêmico e limitando suas oportunidades futuras.

É de extrema importância fornecer apoio adequado e acesso a serviços de saúde mental para essas crianças, a fim de ajudá-las a recuperar e reconstruir suas vidas após essas experiências traumáticas.

E,

Como conseqüências da invasão e ocupação de Israel à Faixa de Gaza matando milhares de Palestinos, quantas crianças futuras terroristas se vai ter em decorrência do sentimento de vingança que irá prevalecer?! Quantas com problemas psicológicos; quantas com problemas neurológicos...?!

Não deve haver dados precisos para responder a essas minhas indagações/perguntas de forma definitiva. Mas, com certeza, as consequências da invasão e ocupação de Israel à Faixa de Gaza hão e são complexas e variadas. É importante notarmos que nem todas as crianças que vivem em contextos de conflito se tornam terroristas, e não é certo generalizarmos, mas termos consciência de que acontecem em consequências de grave impacto em sua saúde mental e emocional como comportamento instável, agressivo, violento, disseminador de ódio... Sentimento de vingança...

No entanto, é amplamente reconhecido que as crianças que vivenciam conflitos armados estão sujeitas a diversos efeitos negativos em seu bem-estar físico e mental. Esses efeitos incluem traumas psicológicos, problemas de saúde mental, estresse crônico, dificuldades de aprendizado e desenvolvimento, entre outros. Algumas crianças podem também ser afetadas por problemas neurológicos devido à exposição a explosões, materiais tóxicos ou falta de cuidados adequados durante situações de conflito.

É importante ressaltarmos que todas as crianças merecem proteção, segurança e apoio para se recuperarem de situações de conflito, independentemente de sua origem étnica ou nacionalidade. Investimentos em educação, cuidados de saúde mental e serviços de proteção infantil são necessários para mitigar os impactos negativos em crianças afetadas por conflitos.

Textículo grafado por..., Eu, Professor Negreiros

EEUU ALIMENTA O FASCISMO GLOBAL

EUA BOMBEIA GUERRAS, FORTALECE DIREITA FASCISTA GLOBAL E AMEAÇA DEMOCRACIA BRASILEIRA   CÉSAR FONSECA - Foto Reuters     O pacote de 95 bilh...