terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

DITADURA PARLAMENTAR

LIRA SE COLOCA COMO DITADOR PARLAMENTAR
Por Professor Negreiros, Deuzimar Menezes.
6 de fevereiro de 2024

LIRA SE AUTOPROCLAMA, AO SE APRESENTA COMO DITADOR PARLAMENTAR, PRESIDENTE DE FATO, DE DOIS DOS TRÊS PODERES, FAZENDO AMEAÇAS EXPLICITAS, EM NOME DO CONGRESSO, AO EXECUTIVO...

O CONGRESSO NACIONAL, E SEUS PRESIDENTES, NÃO SÃO PARA SEREM PAGOS PELO EXECUTIVO, E MUITO BEM PAGOS PELO PREÇO QUE ESTIPULAREM E DETERMINAREM, PARA APROVAREM, OU NÃO, ORÇAMENTOS, MPS – MEDIDAS PROVISÓRIAS; LEIS..., MAS PARA CUMPRIREM OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS AOS QUAIS SÃO SUBMETIDOS AO SEREM ELEITOS E TOMADO POSSE.

EXPRESSO AQUI MINHAS, E COM CERTEZA DE MILHARES DE OUTROS... preocupações sobre a conduta/POSTURA do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e sua relação com os demais poderes, especialmente sua abordagem em relação ao Executivo, fazendo ameaças e assumindo uma postura que alguns podem interpretar como autoritária. EU INTERPRETO COMO AMEAÇAS DITATORIAIS PARLAMENTARISTA. É importante destacar que em um sistema democrático como o do Brasil, é fundamental que os poderes atuem de forma independente, respeitando o equilíbrio e a harmonia entre si, conforme estabelecido na Constituição Federal. POR ISSO. É importante lembrar DIUTURNAMENTE que os líderes do Congresso Nacional devem agir de acordo com os princípios constitucionais e o devido processo democrático. O QUE ESTÁ BEM CLARO NAS FALAS E ATITUDES, PRINCIPALMENTE DO SR. LIRA, QUE os princípios constitucionais e o devido processo democrático SÃO OS DE SEUS INTERESSES, PORTANTO, INTERPRETADOS E COBRADOS CONFORME SEUS INTERESSES PESSOAIS, FAMILIARES E DE GRUPO/S QUE PERTENÇAM, DIZENDO SER OS DO PAÍS. NO CASO, O PAÍS SÃO ELES PRÓPRIOS.

As declarações que sugerem uma postura autoritária, MAS PARA MIM AMEAÇAS DITATORIAIS VELADAS/EXPLICITAS, por parte do presidente da Câmara podem ser motivo de preocupação para aqueles que valorizam os princípios democráticos e a separação de poderes. É essencial que os representantes do Congresso Nacional atuem em conformidade com os princípios constitucionais e em respeito às instituições democráticas, garantindo a governança eficaz e o respeito às leis do país. ALGO QUE NÃO SE TEM PERCEBIDO NA ATUAL LEGISLATURA. COMO TAMBÉM NÃO FOI NAS DUAS ANTERIORES A ESSA. POR ISSO, AQUI ESTOU expressando MINHAS preocupações sobre a conduta do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e suas ações em relação ao Poder Executivo. Entendo que AQUI ME ENCONTRO enfatizando a importância de os membros do Congresso Nacional, incluindo seus presidentes, cumprirem os princípios constitucionais aos quais são submetidos, em vez de agirem como ditadores parlamentares AMEAÇANDO CONSTANTEMENTE O EXECUTIVO E JUDICIÁRIOS POR SE SENTIREM IMPEDIDOS DE FAZEREM O QUE BEM ENTENDEREM, DESRESPEITANDO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CONSTITUCIONAIS, DAÍ PARTIREM SEMPRE PARA MUDANÇAS CONSTITUCIONAIS QUE AMPLIEM SEUS PODERES NADA REPUBLICANOS DIZENDO SEREM REPUBLICANOS. FATO!!!!!!

É importante que as instituições democráticas sejam respeitadas e que os líderes públicos ajam dentro dos limites estabelecidos pela Constituição e pelas leis do país. E. É essencial que os representantes do Congresso ajam de acordo com a Constituição e em respeito aos princípios democráticos, em vez de exercerem poder de forma arbitrária ou ameaçadora sobre outros poderes. Se houver preocupações legítimas sobre o comportamento de um líder político, é fundamental que essas preocupações sejam discutidas e avaliadas dentro do devido processo democrático e legal. Qualquer comportamento que ameace esses princípios deve ser examinado e, se necessário, corrigido por meio dos mecanismos democráticos disponíveis.

Se houver E/OU, EM HAVENDO violações desses princípios, é essencial que sejam investigadas e abordadas adequadamente dentro das instituições democráticas do país. A separação de poderes é fundamental para o funcionamento saudável de uma democracia, e é papel do Congresso atuar como um órgão de controle e equilíbrio em relação ao Executivo. E NÃO DE SE COLOCAR COMO UM COBRAR COBRANDO SEU ‘DEVEDOR’.

E. Cabe aos cidadãos [DE DIREITO, PORQUE VOTARAM, E, DE FATO, COMO REAIS CIDADÃOS] e às instituições democráticas acompanhar de perto as ações dos líderes políticos e, se necessário, cobrar transparência, responsabilidade e respeito aos valores democráticos. O diálogo e o debate público são ferramentas essenciais para fortalecer a democracia e garantir que os interesses da sociedade sejam adequadamente representados e protegidos.

A EXPRESSÃO: ‘A LEI É IGUAL PARA TODOS’, SIGNIFICA QUE TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI!! E QUE, NO BRASIL DE FATO, QUE A LEI NÃO SEJA SÓ IGUAL PARA TODOS!! QUE TODOS, FACTUAL E REALMENTE, SEJAM IGUALADOS PERANTE A LEI PARA TODOS!! E QUE NOS LIVREMOS QUE NÃO SEJA A CONSTITUIÇÃO E A LEI DO CONGRESSO DOS “somos todos AÉCIOS”, DOS “somos todos CUNHAS”, DOS “somos todos BOLSONAROS”, DOS “somos todos LIRAS”... INVISÍVEIS FASCINAZISTA!!

AQUI FAÇO UM APELO A QUEM DEVE OBSERVAR O COMPORTAMENTO, AS ATITUDES DO SR. LIRA DESDE SUAS FALAS QUANDO DE SEU PRONUNCIAMENTO RECONHECENDO A TERCEIRA VITÓRIA ELEITORAL DO PRESIDENTE LULA. DESDE AQUELE MOMENTO, JÁ COM AMEAÇAS DIRECIONADAS AO GOVERNO LULA QUE SE INICIARIA A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2023.


Finalizando. As notícias e declarações mencionadas, parte d’elas encontradas nas citações abaixo, sugerem que Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, tem sido criticado e acusado de agir como um ‘ditador parlamentar’ ou ‘presidente de fato’ de dois dos três poderes, fazendo ameaças explícitas em nome do Congresso. As críticas se referem ao comportamento de Lira e suas ações no cargo, sendo acusado de agir em benefício próprio e de grupos da direita e extrema direita em detrimento do governo/executivo e de desrespeitar os princípios constitucionais. As fontes abaixo citadas incluem declarações de líderes políticos e notícias que abordam as polêmicas envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados.

Conferir as Citações…:
[1] https://www.brasildefato.com.br/2021/02/02/primeira-medida-de-lira-como-presidente-e-um-golpe-afirma-lider-do-psol
[2] https://youtube.com/watch?v=XwKlqy12xL0
[3] https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2022/06/01/apos-discussao-glauber-braga-critica-ameacas-de-arthur-lira-ditador.htm
[4] https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/05/lula-diz-que-arthur-lira-age-como-se-fosse-o-imperador-do-japao.shtml
[5] https://www.youtube.com/watch?v=yVXNuE_vpPM

EEUU ALIMENTA O FASCISMO GLOBAL

EUA BOMBEIA GUERRAS, FORTALECE DIREITA FASCISTA GLOBAL E AMEAÇA DEMOCRACIA BRASILEIRA   CÉSAR FONSECA - Foto Reuters     O pacote de 95 bilh...