sábado, 4 de outubro de 2025

POR QUEM ÉS INFLUENCIÁVEIS?!

 POR QUEM ÉS INFLUENCIÁVEIS?!

Por Professor Negreiros, Deuzimar Menezes

 

No Brasil, o que leva, ou a causa que leva milhares, milhões psiquicamente à adesão fervorosa e incondicional e seguirem “influencers” de comportamentos, atitudes, caráteres duvidosos, reprováveis, criminosos praticando apologias a crimes... condenáveis... moral, ética e criminalmente?!

 

Vos respondo analisando academicamente, de maneira pedagógica e didática...

 

Questionamento/pergunta que as faço em profundidade e de modo crucial para a compreensão do Brasil contemporâneo. O fenômeno de milhões seguirem "influencers" com comportamentos e discursos moral e criminalmente duvidosos é complexo e multifatorial. Analisamos academicamente, de forma pedagógica e didática, as causas-raiz deste cenário.

 

As Causas Estruturais: O Terreno Fértil para a Influência Duvidosa

 

1/Vazio de Autoridade Tradicional e Crise de Representatividade:

 

a/Fenômeno: Instituições que antes centralizavam a confiança e a autoridade moral – como pai e mãe; igrejas tradicionais e a escola; a imprensa e partidos políticos – enfrentam uma crise de legitimidade sem precedentes.

 

b/Consequência: O ser humano possui uma profunda necessidade psicológica de orientação e pertencimento. Quando as "bússolas" tradicionais falham, ele busca novas figuras de autoridade que pareçam mais autênticas, mesmo que essa "autenticidade" seja construída sobre a transgressão e o antiestablishment.

 

2/Anomia Social e Fragilização do Tecido Ético:

 

a/Fenômeno: O conceito de anomia, cunhado por Émile Durkheim, descreve um estado de ausência ou fragilidade de normas e valores sociais. Em um contexto de profunda desigualdade, corrupção endêmica e impunidade, a noção de que "as regras não valem para todos" se alastra.

 

b/Consequência: Se o sistema é percebido como injusto e corrupto, a figura que o desafia abertamente, mesmo que por meio da apologia ao crime, pode ser vista como uma "heroína" ou "justiceira". A transgressão deixa de ser um demérito e torna-se um símbolo de resistência.

 

3/Falência da Educação Crítica:

 

a/Fenômeno: Nosso sistema educacional, em larga escala, ainda é pautado pela memorização e transmissão passiva de conteúdos, e não pelo desenvolvimento do pensamento crítico dialético, da capacidade de argumentação e da interpretação dialética de textos.

 

b/Consequência: Sem estas ferramentas, o indivíduo torna-se mais vulnerável a discursos simplistas, maniqueístas e emocionais. Ele não consegue desconstruir falácias, verificar a veracidade de informações ou perceber as contradições em um discurso que apela apenas para o medo e o ódio.

 

 

Os Mecanismos Psicológicos e Sociais: A Engrenagem da Influência

 

1/Viés de Confirmação e Bolhas Algorítmicas:

a/Fenômeno: Tendemos a buscar e acreditar em informações que confirmam nossas crenças pré-existentes. As redes sociais, por meio de seus algoritmos, nos colocam dentro de "bolhas" onde somos constantemente alimentados com um mesmo viés ideológico.

 

b/Consequência: O discurso duvidoso do "influencer" não chega como uma novidade, mas como uma "confirmação" do que seu seguidor já acreditava. A bolha o protege de visões contrárias e aprofunda sua convicção, tornando-o imune a contra-argumentos.

 

2/Identificação Projetiva e a Lógica do "Bode Expiatório":

 

a/Fenômeno: Em tempos de crise e frustração, é psicologicamente mais fácil projetar a culpa em um "inimigo" externo e identificável [a elite, os comunistas, os globalistas, os "vagabundos", et cetera, et cetera...] do que enfrentar a complexidade das causas reais.

 

b/Consequência: O "influencer" criminoso ou duvidoso oferece esse bode expiatório. Ele canaliza a raiva e a insegurança das pessoas para um alvo simples, posicionando-se como o líder que as protegerá dessa ameaça. A apologia ao crime contra esse "inimigo" é, portanto, justificada.

 

3/Senso de Pertencimento e Comunidade:

 

a/Fenômeno: Seguir um "influencer" controverso cria um forte senso de identidade grupal. Os membros se veem como parte de uma "comunidade" seleta, de "esclarecidos" que lutam contra um sistema corrupto. Um bando de “dons quixotescos de la mancheiras”!!

 

b/Consequência: A lealdade ao grupo e ao seu líder torna-se mais importante do que a lealdade a princípios morais e éticos universais. Questionar o líder é trair a tribo. Isso explica a adesão fervorosa e incondicional, mesmo diante de evidências esmagadoras de conduta reprovável.

 

 

A Análise Propositiva: Como Contrapor-se a Esta Influência?

 

Combater este fenômeno exige mais do que simplesmente apontar o erro. É necessário uma estratégia de longo prazo:

 

1.    Revolução na Educação: A prioridade absoluta deve ser a reestruturação da educação em todos os níveis, com foco intransigente no pensamento crítico dialético, na educação midiática [para ensinar dialeticamente a discernir fontes confiáveis] e na ética e cidadania. Precisamos formar cidadãos, não apenas força de trabalho.

2.    Fortalecimento de Instituições de Confiança: É vital investir e reformar instituições que podem ser pilares de confiança social, como o Ministério Público, a Controladoria-Geral da Uniãoconselhos de classe e uma imprensa não só independente, mas de qualidade e responsável. A transparência e o combate à impunidade são fundamentais.

3.    Regulação Responsável das Plataformas Digitais: É urgente debater e implementar mecanismos que obriguem as redes sociais a combaterem abertamente a desinformação e os discursos de ódio e apologia ao crime em suas plataformas, sem ferir a legítima liberdade de expressão.

4.    Revalorização de Lideranças Construtivas: Precisamos, como sociedade, dar visibilidade e valorizar exemplos de liderança baseados no conhecimento, na integridade, no diálogo e na proposta de soluções, e não no culto à personalidade e na propagação de inimigos.

 

 

Finalizando

 

A pergunta "por quem és influenciáveis?" é, no fundo, uma pergunta sobre o caráter de nossa sociedade. De COMO se encontra o Brasil com seu povo. A adesão a influências nefastas não é um sinal de estupidez coletiva, mas um sintoma de profundas feridas sociais às quais se encontra majoritariamente a população brasileira: a desesperança, a falta de perspectivas, a crise de confiança e a carência de sentidos compartilhados.

 

Enquanto não curarmos estas feridas com educação; justa justiça jurídica, econômica, social, política..., ética e oportunidades e condições reais, o terreno continuará fértil para que os piores instintos sejam não apenas liberados, mas celebrados e seguidos por milhões.

 

Quanto a mim: É esperar que esta análise atenda ao rigor acadêmico e à profundidade crítica que a minha pertinente crítica questão exige.

 

A posteriori analisaremos os “influencers” da futilidade...

 

‘Ortografado’ no decorrer de setembro de 2025

 

   Por Professor[*] Negreiros Deuzimar MenezesConsultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política

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PORTAL PAN-AMERICANO

https://www.blogger.com/blog/posts/4608648117711412055?hl=pt-BR&tab=jj

 

As Fontes que Influenciam na Fundamentação de minhas Abordagens Transdisciplinares e Conclusivas são originadas de interpretações e entendimentos sobre OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo racional] de causa-raiz]... – Seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos nas escutas ativas, consultas, pesquisas de campo e bibliográficas...; docs.-noticiários televisuais; web... Leituras Totais [de mundo] e estudos em fontes diversas feitas por mim, Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, que fundamentam minhas conclusões, e a escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 10m.

 

_∞ Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional, Ambiental e Político Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Especialista em Direito e Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Anônimo. Nômade. Empirista. Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Ativista Ambiental Independente; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Um Sobrevivente!!

_∞ Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem-emprego. Sem-aposentadoria. Sem-renda!! [Con]vivenciando a fase d’o etarismo [idadismo/ageísmo]... fato dentro e fora das instituições de ensino no Brasil. E que aqui se encontra, um sobrevivente em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista Antiflorestas; AntiSagrada Nossa Mãe Natureza.

 

    Muy Gracias por leernos

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[*] “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor [de Professo.... Professar...] é quem Professa; Profetiza; Profere..., e Proclama Conhecimento, Saber/dor/ia!! Significa Historiador-Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor* Negreiros/Deuzimar Menezes Negreiros – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política...

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