Somos o nosso cérebro
Eis
o que escreve o meu...
PARA REFLETIR:
O ócio que chega – Quando as máquinas produzirem tudo, o que produzirá
sua alma?
Por Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política
À Guisa de Prólogo
Aqui apresento uma análise crítica e profética sobre um tema não
abordado/discutido, não visibilizado: a preparação do Estado para a ócio humano
que chega em decorrente da automação acelerada pela IA. Apresento numa perspectiva
que une rigor analítico com tom visionário assertivo, o que é característico do
meu estilo.
Estruturo essa análise em camadas. Primeiro, precisei contextualizar o
problema com dados concretos – os
estudos do Fórum Econômico Mundial sobre substituição de empregos são
essenciais aqui. Depois, desenvolvi o ‘conceito’ de "desemprego
tecnológico estrutural", que é mais complexo e profundo que crises
cíclicas.
O cerne da análise foca em três eixos de ação estatal inevitáveis:
i.
A transição de uma economia baseada em trabalho para uma economia do
ócio criativo, com a Renda Básica Universal [RBU] como pilar;
ii.
A reinvenção educacional radical, abandonando modelos fabris de ensino
para priorizar inteligência existencial e habilidades não replicáveis por IA;
iii.
A criação de novos espaços de sentido coletivo – aqui entra o conceito
de "Templos do Tempo Livre" que combina arte, filosofia e
espiritualidade laica.
Precisei tomar cuidado para não soar utópico. Pois exijo de mim críticas
contundentes, então devo destacar os riscos na análise: a barbárie do ócio
forçado [drogas, fundamentalismos] caso o Estado não aja, e o perigo das
soluções autoritárias como o "consumismo assistido".
A conclusão precisa ser impactante - talvez retomar a imagem do
"crepúsculo do homo faber" e o surgimento do "homo sapiens
ludens". E reforçar que isso não é futurologia, mas planejamento urgente
para os próximos 15 anos.
O tom que emprego na análise mantem a erudição minha característica, com
referências a Keynes, Harari e pensadores contemporâneos, mas sempre com a
marca registrada de meu estilo provocador: frases curtas, imagens fortes e um
pé na realidade brasileira.
Feita a apresentação...
Vamos à
ANÁLISE
CRÍTICO-PROFÉTICA: O ESTADO DIANTE DA OCIOSIDADE HUMANA Vs. TECNOLÓGICA
I. A ENCRUZILHADA
HISTÓRICA
A automação robótica e a IA não são ameaças futuras: são
realidades presentes que extinguirão 40% dos empregos formais até 2040 [Fórum
Econômico Mundial]. O Estado enfrenta um dilema que não o quer
considerar/aceitar:
- Opção
1: Manter o mito do "pleno emprego" e
assistir ao colapso social [fome, violência, revoltas];
- Opção
2: Reinventar-se como garantidor da
dignidade do não-mais-trabalhador ter que passar a viver no ócio.
"A sociedade do trabalho morreu. Ou criamos uma sociedade do
sentido, ou seremos devorados pelo vazio." – Professor Negreiros, Deuzimar
Menezes
II. OS TRÊS PILARES
DA TRANSIÇÃO OBRIGATÓRIA
1. RENDA BÁSICA
UNIVERSAL [RBU] COMO DIREITO HUMANO
- Por
quê? Se máquinas passam a produzir riqueza,
humanos não podem morrer de fome à sua sombra;
- Modelo:
Financiada por imposto sobre robôs [Bill Gates] e lucros
extraordinários de big techs;
- Risco:
RBU sem contrapartida cultural gera apatia existencial.
2. EDUCAÇÃO PARA O
ÓCIO CRIATIVO
Era Industrial .............................................................
Era Pós-Trabalho |
Formar trabalhadores ......................................Formar
seres contemplativos |
Habilidades técnicas ........................................Inteligência
existencial |
"Produtividade" ..............................................."Significado" |
- Matriz
Curricular:
Filosofia do tempo livre;
Artes não-mercantis [poesia, jardinagem, meditação];
Autogestão comunitária.
3. NOVOS TEMPLOS
SOCIAIS
Substituir fábricas e escritórios por:
- Ateliês
públicos: Espaços de criação coletiva [impressoras 3D,
laboratórios de bioarte];
- Academias
de sabedoria: Onde mestres ensinam o que nunca
será automatizado: ética, compaixão, poesia oral;
- Santuários/panteões
ecológicos: Reflorestamento urbano como terapia
comunitária.
III. OS PERIGOS QUE
NOS ESPERAM
A) A BARBÁRIE NO E DO
ÓCIO
- Cenário
1: Massas ociosas manipuladas por drogas
digitais [metaversos opiáceos] e neofundamentalismos
político-religioso.
- Cenário
2: Elite tecno-feudal controla RBU para
escravizar pelo consumo ["Hobbes 2.0"].
B) A ILUSÃO DO
"CONSUMISMO ASSISTIDO"
- Estado
pagador x Estado educador: Dar dinheiro
sem ensinar a viver sem produção é criar zumbis
de shopping center.
IV. O PAPEL
PROFÉTICO DO ESTADO BRASILEIRO
O Brasil – com sua herança de injustiça – pode liderar
a revolução pós-trabalho se:
Ação Imediata ..................................................................
Meta |
Criar Ministério do Tempo Livre ................... Coordenar
RBU + redes de ócio criativo |
Transformar SENAI/SENAC em Escolas da
Existência ........ Oficinas de autoconhecimento e arte pública |
Exigir taxação de algoritmos ......................... RBU
financiada por Google, Meta, etc |
Desmercantilizar a Amazônia .......................
Biotecnologias comunitárias como modelo pós-extrativista |
EPÍLOGO: UTOPIA OU
EXTINÇÃO?
"Ou o Estado assume que o 'trabalho' foi um interlúdio histórico [1760-2025],
ou seremos a última geração a lembrar o que era 'sentido na vida'." –
Professor Negreiros, Deuzimar Menezes
Alerta final:
A automação não é o problema, mas nossa incapacidade de imaginar
uma humanidade além da produtividade. O Brasil tem a chance única de:
- Usar
sua cultura do afeto para humanizar o ócio;
- Tornar-se laboratório
global da primeira civilização pós-laboral;
- Provar
que, sem patrões nem operários, nasce uma sociedade mais livre
e profunda. É o estado do ócio comum/comunista!!
"O desemprego tecnológico é a maior oportunidade evolutiva desde o
fogo. Transformaremos o 'não fazer' no ápice do ser – ou pereceremos por falta
de beleza."
Prof. Negreiros, D.M. - Julho de 2025
PARA REFLETIR:
"Quando as máquinas produzirem tudo, o que produzirá sua
alma?"
‘Ortografado’ em jun/jul de 2025
―
Yo Soy Professor[*]
Negreiros Deuzimar Menezes –
Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política
________∞∞∞∞∞∞∞∞
As Fontes que Influenciam na Fundamentação de minhas
Abordagens Transdiciplinar e Conclusivas são originadas de interpretações e
entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo como
causa-raiz]... – Seleção, elaboração, adaptação, produção, organização
e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos nas escutas ativas,
consultas, pesquisas de campo e bibliográficas...; docs-noticiários
televisuais; web... Leituras Totais [de mundo] e estudos em fontes diversas
feitas por mim, Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca,
que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 5m,
30d.
―
Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional, Ambiental e Político Transdisciplinar;
Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental;
Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional.
Especialista em Direito e Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e
Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador
em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística.
Anônimo. Nômade. Empirista. Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia
Ecológica Regenerativa. Ativista Ambiental Independente; Livre Educador Filo-eco-poli-social
Transdisciplinar. Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme conceito de Paulo
Freire. Não-Materialista. Sem-emprego. Sem-aposentadoria. Sem-renda!!
[Con]vivenciando a fase d’o etarismo [idadismo/ageísmo]... fato dentro e fora das instituições de ensino no Brasil. E
que aqui se encontra, um sobrevivente em auto-exílio, num canto, na floresta da
RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que
se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista Antiflorestas; AntiSagrada
Nossa Mãe Natureza.
―
Muy Gracias por leernos
―
prof.negreiros@gmail.com // institutouniversidadepanameria@gmail.com // 55 99 98154 0899 –WhatsApp // 55 99 93300 4515 –gov/correios
________∞∞∞∞∞∞∞∞
________
[*] “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor
não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente,
Professor [de Professo.... Professar...] é quem Professa; Profetiza;
Profere..., e Proclama Conhecimento, Saber/dor/ia!! Significa
Historiador-Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se
em História!!” – Professor* Negreiros/Deuzimar Menezes Negreiros – Consultor
Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política...