quarta-feira, 7 de maio de 2014

Mitos - faça o download


Mitos das Origens - Rios e Raízes
Link para download:
www.fluirperene.com/livros/Mitos%20das%20Origens.pdf
imagem não exibida

Ver postagem

Alimentação Saudável

#alimentacaosaudavel #combateaocancer #diabetes #tpm
O que é? O que é? Tem baixo índice glicêmico. Acaba com a prisão de ventre. Previne o câncer do intestino. Elimina o inchaço. Adia a fome. Descubra seus outros benefícios:http://ow.ly/wxWD3
imagem não exibida

Instituto Eco&Ação: A exploração ambiental na Amazônia e a promessa de...

Instituto Eco&Ação: A exploração ambiental na Amazônia e a promessa de...: “O ‘atraso’ da região amazônica não é devido à falta de ‘desenvolvimento’, mas sim uma consequência do próprio desenvolvimento”, diz o so...

Instituto Eco&Ação: Um sistema alimentar que produz famintos e obesos....

Instituto Eco&Ação: Um sistema alimentar que produz famintos e obesos....: “O problema da fome tem a ver com a falta de democracia. Temos alimentos suficientes no mundo, mas não há acesso a eles para todas as pes...

Instituto Eco&Ação: Linchamentos não são aleatórios e atingem mais pob...

Instituto Eco&Ação: Linchamentos não são aleatórios e atingem mais pob...: Ao contrário do que aponta o senso comum, linchamentos como o que vitimou a moradora de Guarujá (SP), a dona de casa Fabiane Maria de Jes...

Instituto Eco&Ação: Nó em pingo d’água

Instituto Eco&Ação: Nó em pingo d’água: A história da disputa pelo acesso a recursos hídricos remonta aos primórdios da vida em sociedade. No início da Idade do Bronze, o acesso...

Boas Práticas Farmacêuticas: Código genético do DNA tem novas letras

Boas Práticas Farmacêuticas: Código genético do DNA tem novas letras: Bactéria modificada replica material genético que não existe na natureza. Pesquisadores esperam que feito inédito inove medicamentos. ...

Cartilhas de Educação Sexual para crianças


Polêmica - Cartilhas de Educação Sexual para estudantes a partir de 06 anos de idade.



Desde 2013 o MEC tem gerado muita discussão e revolta devido às cartilhas de Educação Sexual  distribuídas nas escolas para crianças a partir de 06 anos de idade. 

As imagens, como podem ver abaixo, aguçam a curiosidade da criançada e estimulam para a prática precoce do sexo. Não temos informações se as cartilhas ainda estão sendo distribuídas, mas segundo informações na internet, ela foi distribuída para crianças de 06 a 11 anos com o aval de psicólogos e educadores. Temos que convir que as crianças são curiosas e precisam aprender sobre o sexo mas, seria essa forma imposta no meio escolar a mais viável ? ou  de forma natural e espontânea, preferencialmente em família? 

 Vejam algumas imagens da cartilha e comente o que pensa sobre o assunto.











A seguir, trechos do livro "Mamãe, como eu nasci?", de Marcos Ribeiro (Editora Salamandra, 2ª edição), para crianças de 7 a 10 anos:





Olha, ele fica duro!

Certo! Isso acontece de vez em quando.

O pênis do papai fica duro também?

Algumas vezes, e o papai acha muito gostoso. Os homens gostam quando o seu pênis fica duro.

página 16


Aí os espermatozóides se misturam com um líquido que se chama sêmen. Esse líquido, que é grosso e pegajoso, sai da ponta do pênis do homem. É uma sensação muito boa.

páginas 18 e 19

Se você abrir um pouquinho as pernas e olhar por um espelhinho, vai ver bem melhor.

Aqui em cima está o seu clitóris, que faz as mulheres sentirem muito prazer ao ser tocado, porque é gostoso.

página 22

Agora que você já sabe o que é o pênis e a vulva, vale dizer mais uma coisa.

Alguns meninos gostam de brincar com o seu pênis, e algumas meninas com a sua vulva, porque é gostoso.

As pessoas grandes dizem que isso vicia ou "tira a mão daí que isso é feio". Só sabem abrir a boca para proibir. Mas a verdade é que essa brincadeira não causa nenhum problema. Você só tem que tomar cuidado para não sujar ou machucar, porque é um lugar muito sensível.

Mas não esqueça: essa brincadeira, que dá uma cosquinha muito boa, não é para ser feita em qualquer lugar. É bom que você esteja num canto, sem ninguém por perto.

página 26

Já nesse momento o pênis está duro (ereto), bem maior do que é normalmente. E a vulva também fica um pouco molhadinha.

Eles ficam bem juntinhos, bem abraçados, e, então, o homem coloca o pênis dentro da vagina da mulher. A mulher gosta muito e o homem também. O homem movimenta o pênis para dentro e para fora da vagina várias vezes com a ajuda da mulher.


Livro didático provoca polêmica entre os pais



Existe uma idade certa para falar sobre sexo com os filhos? Um livro paradidático colocado à disposição de diretores e professores da rede pública e privada de ensino tem causado polêmica no Distrito Federal. A reclamação parte de pais que se escandalizaram com o conteúdo da publicação Aparelho Sexual e Cia., da Editora Companhia das Letras. A obra é alvo de abaixo-assinado,  com o objetivo de retirá-la de circulação. Alguns pais falam que o conteúdo incentiva a homossexualidade e o sexo precoce.

Com o uso de muitos recursos gráficos, o material é de fácil leitura e se assemelha a um gibi, o que chama a atenção das crianças. Em forma de pergunta e resposta, trata de temas como namoro, paixão, puberdade, relações sexuais e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O conteúdo, segundo a editora, é recomendado para crianças a partir dos dez anos.

De acordo com o texto da autora francesa Héléne Bruller, por volta dos dez anos as crianças começam a pensar neste assunto. Entretanto, ela faz uma ressalva, afirmando que nesta faixa etária o corpo não está pronto. E completa dizendo que há pessoas que transam pela primeira vez bem cedo, outras mais tarde. E faz um resumo: “Não há idade certa”. 

Os leitores têm acesso a um passo a passo de como é uma relação sexual. Na ilustração há crianças fazendo gestos obscenos, outras em posições sexuais. A fim de sanar a curiosidade, a autora diz que a sensação é boa e dá dicas, por exemplo, da duração de um ato sexual.

Baseado nestes e em outros pontos polêmicos, o servidor público Rodrigo Delmasso, 32 anos, conta que comprou o livro como uma leitura complementar na lista de material escolar da filha de 5 anos. Porém, tomou um susto ao folhear o material.   “Eu, como pai, não posso admitir que minha filha vá para a escola aprender algo deste tipo. Ela não tem idade para isso. Considero um absurdo”, protesta.


CHOQUE DE REALIDADE



Carmita Abdo

De acordo com a coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade da Universidade de São Paulo (USP), Carmita Abdo, uma das maiores especialistas em sexualidade do país que analisou a revista e suas ilustrações, o conteúdo textual exposto no material está correto, mas as ilustrações comprometem a aceitação das crianças para a matéria sexualidade.

Apesar de haver uma grande quantidade de crianças que já estão familiarizadas com o tema e tiram dúvidas diretamente com os pais, o livro, segundo a especialista, contém imagens fora do contexto, acarretando confusão no entender das crianças.
“É um trabalho que pode levar a não aceitar a educação sexual, que é tão importante” disse Carmita Abdo. Segundo a especialista a idéia é ótima, a linguagem adotada é objetiva e clara, mas as ilustrações poderiam ser mais discretas.


NOTA:

O  Blog "Muito Além das Palavras e Sentidos" não apoia homofobia ou preconceito de qualquer gênero, apenas colocamos em pauta assuntos que geram polêmica e questionamento para debate aberto! Portanto , convidamos à todos os leitores para comentarem  o que pensam sobre o assunto!


ALGUNS VÍDEOS EM RESPOSTA  À "POLÊMICA" CARTILHA 

No vídeo logo abaixo, depois  da polêmica envolvendo pais, alunos, e professores, a Prefeitura do Recife decidiu recolher o livro paradidático Mamãe, como eu nasci?, voltado para a educação sexual de crianças entre 8 e 10 anos. Após receber uma comitiva de quatro vereadores, ontem, o secretário de Educação, Cláudio Duarte, enviou às 208 escolas um pedido para que a obra seja retirada de circulação, no mesmo mês em que foi distribuída. Temos que encarar a questão de modo científico, mas como é um tema complexo e está relacionado a fatores culturais, como religião e renda, orientamos que os livros sejam recolhidos, disse ele.






Reportagem do SPTV 2° edição, sobre a cartilha polêmica para educação sexual de crianças do município de Embu das Artes.



CRÉDITOS: ESCOLA SEM PARTIDO

Ler e Escrever


Ler e Escrever - Estratégias de Produção Textual
Ingedore Villaça Koch; 
Vanda Maria Elias.


Estabelecer uma ponte entre teorias sobre texto e escrita e práticas de ensino, com o diferencial de estudar a teoria com exemplos práticos de diversos meios de comunicação: essa é a proposta de Ingedore V. Koch – uma das maiores autoridades em Língua Portuguesa e Linguística do Brasil – e a professora Vanda Maria Elias em Ler e escrever. Atividade regida pelo princípio da interação, a escrita requer a mobilização de conhecimentos referentes à língua, a textos, a coisas do mundo e a situações de comunicação. Assim, com base em um conjunto de exemplos comentados – quadrinhos, propagandas, reportagens, crônicas, poemas, músicas e muitas produções de alunos de séries distintas – as autoras demonstram a aplicação dos conceitos teóricos abordados, favorecendo a sua compreensão e ressaltando sempre as peculiaridades de cada gênero textual.

CRATERAS NA TERRA

Astronomia
CRATERAS EM NOSSO PLANETA

Ao todo, na Terra, já foram catalogadas 176 crateras de impacto. Algumas das crateras mais antigas conhecidas têm mais de 2 bilhões de anos de idade. A cratera mais recente é a de Sikhote-Alin, na Rússia, de 1947, com cerca 27 m de diâmetro.

A maior cratera em nosso planeta é a cratera do Arizona (da foto), com cerca de 200 m de profundidade e 1250 m de diâmetro, foi produzido há cerca de 50.000 anos por um asteroide com cerca de 40 m de diâmetro que se chocou numa velocidade...
imagem não exibida

HypeScience


27 impressionantes imagens de escadas

Link to HypeScience

Posted: 06 May 2014 02:00 PM PDT
Posted: 06 May 2014 01:00 PM PDT

Você já se perguntou de que maneira famosos filósofos do passado passaram suas muitas horas de tédio entre suas epifanias que quebraram paradigmas? Continua...
 
Posted: 06 May 2014 12:00 PM PDT

Uma equipe internacional de cientistas desenvolveu uma ferramenta que permite identificar a origem geográfica de uma pessoa usando linhagens de até 1.000 anos atrás Continua...
 
Posted: 06 May 2014 11:00 AM PDT
Posted: 06 May 2014 10:00 AM PDT
Posted: 06 May 2014 09:00 AM PDT
Posted: 06 May 2014 08:30 AM PDT
Posted: 06 May 2014 08:00 AM PDT

As células brancas são minúsculas e formam apenas 1% da composição do sangue, mas você pode enxergá-las se souber para onde olhar Continua...
 
Posted: 06 May 2014 07:37 AM PDT

Se você acha que os Neandertais eram estúpidos e primitivos, é hora de rever seus conceitos. A noção de que eles eram inferiores e isso permitiu que fossem levados à extinção pelo homem moderno, ​​muito mais brilhante, não é apoiada por nenhuma evidência Continua...
 

EEUU ALIMENTA O FASCISMO GLOBAL

EUA BOMBEIA GUERRAS, FORTALECE DIREITA FASCISTA GLOBAL E AMEAÇA DEMOCRACIA BRASILEIRA   CÉSAR FONSECA - Foto Reuters     O pacote de 95 bilh...