sexta-feira, 12 de outubro de 2018

DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO


O conceito e a definição de democracia e de liberdade que temos e defendemos não condiz com o Conceito e Definição Universal que há, é só nosso, onde o individuo possa fazer tudo o que quer e que satisfaça prazerosamente o seu ego...!!!

A democracia e liberdade que dizemos ter são tão somente nossas, não é Universal.

A democracia e liberdade que dizemos querer são sós para nós em nossa individualidade, mesmo que no discurso pareça ser coletivo.

Antes de qualquer democracia, Democracia é Democracia...!!!
Democracia, etimologicamente, (seu sentido/significado verdadeiro) é povo no governo, portanto, autogoverno, povo se governando diretamente e não povo sendo representado indiretamente no governo...!!!

Antes de qualquer liberdade...!!! Liberdade é Liberdade...!!!
E Liberdade é o direito de se fazer tudo aquilo que não prejudiquem os outros. Então Liberdade (de expressão) não pode ser “o direito de cada um fazer (e dizer/publicar) o que quer”.

Liberdade é o Direito de fazer o que é Direito. Portanto, só pode haver Liberdade para o Bem, e não para o mal/mau...!!!

O brasileiro é impar...!!!

Quando quase todos mentem, quase todos roubam, há preconceitos e desconfianças a quem é honesto, fala/diz a verdade. Sofre exclusão em todos os níveis e sentidos.
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, não é só uma rebelião ser honesto, falar/dizer a verdade, é um ato de Revolução. De Subversão...!!!
No Brasil, pense bem antes de ser honesto, de falar/dizer a verdade.
A verdade, a honestidade são armas...!!! Elas ferem...!!! Elas matam...!!!
A minha verdade, enquanto eu não for convencido do contrario, é minha verdade...!!!
A minha verdade pode não ser a tua verdade, mas tem o outro...!!! E os outros...!!!
A minha honestidade pode não ser a tua honestidade, mas tem o outro...!!! E os outros...!!!
Pense nisso...!!! Reflita sobre...!
E tome muito cuidado...!
Tome uma nova atitude...!
Se achares/for necessário...!

Professor Negreiros
Um Livre Pensador subversivo

AGUARDANDO O CAOS

ESTOU AGUARDANDO O CAOS

Dou 6 meses para que os eleitores e simpatizantes do marginal nazi-fascista que disputa a presidência do Brasil pelo PSL, se sintam enganados, se sintam traídos, se sintam usados ao descobrir tardiamente que ele não passa de uma grande mentira (um fake news), daí, irá se abater uma frustração total, uma decepção plena, um vergonhoso arrependimento em todos. Isso, se ele for o eleito. E, se não for, a partir do dia 28, fim das apurações, começarão a tocar fogo neste país e matar pessoas, não vão deixar o eleito pelo o PT tomar posse e, se conseguir tomar posse, irão sabotar seu governo de todas as formas, transformando-o num caos com a desculpa de que houve fraudes nas eleições para que o marginal nazi-fascista não fosse o eleito. O clima fomentado estar propício para isso!!

QUE EDUCAÇÃO NÓS PRECISAMOS?


Þ   Que educação precisa o povo brasileiro?
Þ   Que educação precisa o Brasil?
Þ   Que educação eu quero?

Pessoalmente, quero uma educação LIVRE...!!!
*–Educação Paidéia!!
*–Educação Filosófica
*Educação é originariamente filosofia, é filosófica. Filosofia é essencialmente educação, é educacional. Não tem sentido algum tratar de educação, plano de educação, de projeto de educação sem antes tratar da Filosofia da Educação. O que dar longevidade à Educação de um povo, de uma nação é sua Filosofia. O que tem faltado, sempre, ao Brasil, ao seu povo.

Se a Escola//Educação que eu tanto quero não é a escola//educação que você quer e, a escola//educação que você quer não é a Escola//Educação que eu tanto quero, dialeticamente não vamos ter a escola//educação que queremos, é óbvio!! Mas teremos a “escola//educação” sob a concessão que o estado quer que tenhamos. Isso também é óbvio!! E é o que temos!! Isso é fato!!

Quem “educa”, “educa” para um fim específico.
A educação escolar (em todos os níveis) estatal brasileira (concessão do estado) “dada” nas escolas é corrupta*!! Pois quem as concede e as tem concedido em nome do estado é e sempre foi naturalmente corrupto. Isso, porque são e sempre foram corruptos seus mandatários, seus dirigentes, quem sempre mandou no estado, conforme seus interesses, vontades e ganhos. E se sentem donos do país. Donos das pessoas. Imagine do resto...!!!

Portanto, quem “educa”, “educa” para um fim específico, no caso brasileiro, educa para a deslealdade, para a desonestidade, para a corrupção como algo natural, algo normal, algo cultural!! Ético!!

Queres saber em que me fundamento para afirmar o que afirmo a partir da expressão:
Quem educa, educa para um determinado fim

* corrupta, corrupto, corrupção... Primeiro procure estudar para compreender a dimensão do conceito das palavras em epígrafe e não ficar tão raivoso com quem as afirma.

.’.’.’.’.’.’.’.’.’.’
Respondendo ao Padre Raimundo Pinto que pergunta: “nesse caso as professores são agentes da corrupção?”

O homem das rodas do trem

Tein... Tein... Tein... Tein... O trem havia chegado à estação e o homem vinha batendo com um enorme martelo nas rodas, para saber se estavam fortes. Perguntamos ao operário: – Essas rodas estão boas? – “Estão, sim senhor, respondeu o homem, eu conheço pelo som”. – “E que significa esse som?” – “Bem, moço, isso eu não sei, que eu não entendo de coisas complicadas, só sei que as rodas “cantando” assim estão boas!” E lá se foi com o enorme martelo a bater nas outras rodas.

Padre Raimundo Pinto, lembrando-me de seu programa “Criatura”. Há muitas criaturas que age da mesma forma, neste mundo de Deus e do Deus de Israel, Deus do povo de Israel: fazem as coisas certas, mas não sabemo porquênemo para quefazem. Executa, simplesmente, o que lhes mandam executar, tal como o homem das rodas do trem.

Ora Padre, não é possível que o professor se inclua no rol dessas criaturas que trabalham automaticamente e ensinem o “para que” desse ensino. Todo professor consciente de sua missão sente que não está lidando apenas com “o programa de ensino”, mas com criaturas humanas, com almas em flor, que lhe cumpre orientar, ajudar, esclarecer. Formar pessoas em seu/s sonho/s é a Filosofia do ensino escolar. Creio...!!!

O ensino não é, não pode ser, um ato automático.

Professor Negreiros


Aqui faço as seguintes indagações...
E adianto em algumas minhas respostas...

1.     Pode o professor educar a juventude apenas conhecendo bem a matéria que leciona e a Didática que utiliza? Ou são-lhe imprescindíveis outras qualidades? Quais?

2.     Pode o professor ser como o homem que bate nas rodas do trem: Ensina sem saber “o porquê” e “o para quê” da Educação? – Não, positivamente, didática e pedagogicamente, nós nos recusamos sequer a admitir tal hipótese!
..........

Quem quer realmente entender para poder compreender a ação educativa que ocorre nas escolas brasileiras deve, partindo do princípio de que “quem educa, educa para um fim”, passar em revista ao menos as principais doutrinas ou correntes filosóficas do “mundo moderno” e estudar a influência de cada uma delas nas doutrinas educacionais, mostrando que aquelas geram estas que, por sua vez, geram a organização, os sistemas e os fatos educacionais presentes no estado e no povo brasileiro.

Estudar minuciosamente buscando compreender não só a conceituação de filosofia e de educação, mas sua definição, seu étymo; as várias concepções de vida e suas conseqüências na educação; o estudo filosófico das categorias da educação, a filosofia da “Educação Nova” e a renovação educacional no “mundo moderno”, comparando-o com a “educação” que ocorre no Brasil desde seu “descobrimento” pelos portugueses.

A filosofia, a didática e a técnica educacional por mais apurada que sejam não atingem seus objetivos se não completadas e revigoradas com o amor: amor do professor pelo magistério, amor pela sua escola, amor pelo conhecimento universal acumulado, pela cultura, e, acima de tudo, amor do mestre pela criança, pela juventude, pelo conhecimento universal acumulado. Pelas culturas...!!! Daí a enorme importância da vocação. Isso é fato na linha do tempo educacional da humanidade. O melhor curso de Pedagogia não fará do indivíduo um educador se ele não tiver capacidade de dar-se ao conhecimento universal acumulado, a cultura e aos seus alunos e, vice-versa.

Educação sem Religião (filosófica teológica) e Política (ciência filosófica) é puro mecanicismo, é reduzir o homem a uma máquina rudimentar; Religião e Política sem Educação, isto é, sem esclarecimento e compreensão dialética, reflexiva e crítica desses temas, leva o indivíduo ao fanatismo extremo, irresponsável, inconseqüente. A educação religiosa e política fazem parte integrante e essencial da formação da personalidade humana. Portanto, escola sem religião e sem política é escola-fábrica de pessoas-máquinas a serviço de outras pessoas desonestas, irresponsáveis, corruptas, criminosas.

A escola brasileira e seus conteúdos disciplinar sempre estiveram dissociados do momento da vida social, política, econômica, cultural... do aluno, do povo, da sociedade. De um lado, a escola, de todos os níveis//graus, enche a cabeça do aluno com conhecimentos generalísticos teóricos e verbalísticos, que não têm nenhum sentido útil na vida cotidiana do aluno. Um exemplo clássico é o da matemática; de outro lado, não leva em conta necessidades, problemas factuais sociais, econômicos, políticos, morais e éticos, culturais da vida diária vivenciados, desconhecendo//escondendo propositalmente a mudança social como um processo natural na linha do tempo da vida humana. Vivemos cada século, desde o “descobrimento”, com uma estrutura escolar e um pensamento educacional “adequado”, em média, ao do século 17 para o século 18, dois séculos de atraso em relação ao século vivenciado.

Precisamos, urgentemente, mesmo que tardiamente, transformar esta escola estática, onde o aluno nada tem a fazer além de ficar quieto e tomar apontamentos (copiar) para só decorar, não para memorizar, em uma escola dinâmica, na qual o aluno participe em todos os momentos, tendo atividades associadas a fatos com sua vida, discuta necessidades e problemas presentes, vibre com isso, trabalhe motivado e com prazer, viva sua vida na escola. Isso não é difícil, é muito fácil. Mas não é do interesse de quem educa, que é o estado.

Na escola que temos e que é chamado erroneamente//mentirosamente de tradicional, o aluno assiste as aulas; mas precisamos urgentemente que o aluno se integre às aulas, ou, mais ainda, faça as aulas, junto com o professor, fundamentado-as no conhecimento das ciências humanas e exatas, sem abandonar esses conhecimentos, mas saindo da apatia assistida.

..........
3.     O indígena brasileiro precisa de “nossa educação”? De “nossa cultura”? Ou é o contrario?

4.     Qual a causa de “nossa educação”? Ela tem uma causa?! Qual?! De que natureza? É útil e ética à “nossa vida”?
..........

Quando quase todos mentem, quase todos roubam, há preconceitos e desconfianças a quem é honesto, fala/diz a verdade. Sofre exclusão em todos os níveis e sentidos.
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, não é só uma rebelião ser honesto, falar/dizer a verdade, é um ato de Revolução. De Subversão...!!!
No Brasil, pense bem antes de ser honesto, de falar/dizer a verdade.
A verdade, a honestidade são armas...!!! Elas ferem...!!! Elas matam...!!!
A minha verdade, enquanto eu não for convencido do contrario, é minha verdade...!!!
A minha verdade pode não ser a tua verdade, mas tem o outro...!!! E os outros...!!!
A minha honestidade pode não ser a tua honestidade, mas tem o outro...!!! E os outros...!!!
Pense nisso...!!! Reflita sobre...!
E tome muito cuidado...!
Tome uma nova atitude...!
Se achares/for necessário...!

Professor Negreiros

Um Livre Pensador subversivo

A CRISE BRASILEIRA DE CIVISMO


A crise brasileira de civismo, de moral, de ética, de inteligência!! De intelecto!! De consciência!!


As novidades, não novidades, são: O Brasil estar do jeito que o povo quer e que nas eleições de outubro o eleitor permanecerá com os mesmo que antes e hoje lhes representam tal quais são.

O “povo brasileiro” só involui mentalmente. Intelectualmente. Em seu estado crítico de analfabetismos funcionais vive mentalmente no mundo em que viveu Cristo, portanto, com mais de dois mil anos de atraso. Quem afirma isso é o próprio “povo” por meio de seu comportamento. Senão, vejamos:

Em plena semana santa de 2018, ouvindo, falando, pregando, fazendo e propondo reflexões de como viveu e como morreu Cristo, para quem e para que Ele morreu; diz e explica o que é a páscoa e, ao mesmo tempo, estão nas ruas, em todos os cantos, ignorantemente; histérica, inconseqüente e cegamente; idiota e imbecilmente, gritando: crucifica//prende!! Crucifica//prende!! Crucifica//prende!!... E o prendem!! Porque assim a “voz do povo” nas ruas, nas mídias o quer!! Tal como fizeram acontecer quando dos últimos dias de Cristo nas terras onde ele viveu e pregou uma nova vida, com justiça, para aqueles que gritaram: crucifica!! Crucifica!! Crucifica!! E os apedrejaram, os chicotearam. Mataram-no sem piedade!! Barbaramente!! Dando veracidades às mentiras disseminadas e satisfazendo as vontades, os interesses dos inimigos de Cristo.

Dentro das “igrejas” que estão dentro das TVs, dentro das casas brasileiras, dizem a todo o momento ao “povo” que, por sua vez, sai repetindo o que ouve: que Cristo estará voltando, sem demora.

Mas, para o quê?! Para quem?! Para mais uma vez morrer inutilmente em seu propósito, nas mesmas ou em condições piores das que lhes impuseram e lhes levaram à morte há dois mil e dezoito anos?!!

Dificilmente votarás!!

Hoje, em vez de Cristo, bastam os Lulas nos sacrifícios!!

Quando quase todos mentem, quase todos roubam, há preconceitos e desconfianças a quem é honesto, fala/diz a verdade. Sofre exclusão em todos os níveis e sentidos.
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, não é só uma rebelião ser honesto, falar/dizer a verdade, é um ato de Revolução. De Subversão...!!!
No Brasil, pense bem antes de ser honesto, de falar/dizer a verdade.
A verdade, a honestidade são armas...!!! Elas ferem...!!! Elas matam...!!!
A minha verdade, enquanto eu não for convencido do contrario, é minha verdade...!!!
A minha verdade pode não ser a tua verdade, mas tem o outro...!!! E os outros...!!!
A minha honestidade pode não ser a tua honestidade, mas tem o outro...!!! E os outros...!!!
Pense nisso...!!! Reflita sobre...!
E tome muito cuidado...!
Tome uma nova atitude...!
Se achares/for necessário...!

Professor Negreiros

Um Livre Pensador subversivo

EEUU ALIMENTA O FASCISMO GLOBAL

EUA BOMBEIA GUERRAS, FORTALECE DIREITA FASCISTA GLOBAL E AMEAÇA DEMOCRACIA BRASILEIRA   CÉSAR FONSECA - Foto Reuters     O pacote de 95 bilh...