So verweltlicht die Gesellschaft auch geworden ist und so materialistisch sie sich in mancher Hinsicht zeigt, lässt sich doch nicht leugnen, dass eine starken Rückkehr in Richtung Religiosität, Mystizismus und Esoterik zu verzeichnen ist. Die Menschen scheinen der exzessiven Rationalisierung und Funktionalisierung unserer komplexen Gesellschaft müde zu werden. Die Rückkehr zur Religiosität zeigt, dass der […]
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O lugar da religião no mundo de hoje
14/02/2014
Assim, a sociedade secularizada se tornou tão materialista e ela se manifesta de muitas maneiras, mas não há como negar que um forte retorno para a religiosidade, o misticismo e esoterismo é gravado a si mesmo. As pessoas parecem estar cansado de racionalização excessiva e funcionalização da nossa sociedade complexa. O retorno à religião mostra que o homem está à procura de algo maior.Nós gostaríamos de descobrir o lado oculto do mundo visível. E talvez seja um significado secreto que preenche a nossa busca incessante daquilo que não podemos nomear. Neste contexto, não-denominacional, ele pode ser útil para falar do religioso ou espiritual. Havia todos os tipos de ataques que passar, mas é ele sempre conseguiu sobreviver. The Early Modern viu nele algo pré-moderno, um conhecimento fantástico que deve fazer o Curso de conhecimento positivo e crítico (Auguste Comte). A seguinte interpretação era a de uma doença: um ópio, alienação e falsa consciência para aqueles que se ainda não foi encontrado ou se tivessem encontrado um ao outro, perderam novamente (Karl Marx) tem. Depois disso, ele foi interpretado como uma ilusão da mente neurótica que procura por ele para satisfazer seu desejo de segurança e nosso mundo contraditório mais suportável (Sigmund Freud).Mais tarde, foi interpretada como uma realidade que seria devido ao processo de racionalização ea desilusão do mundo desaparecer gradualmente (Max Weber). Para alguns, afinal, era um pouco absurdo, uma vez que não pode nem ser provada nem refutada (Karl Popper e Rudolf Carnap).
Na minha opinião o grande erro de várias interpretações é que o religioso era localiza no lugar errado, ou seja, dentro da razão. As razões para isso residem em razão a própria razão em si não é racionalmente relacionados. É algo desconhecido. Nos Upanishads, ele está dizendo que: "Isso por que cada pensamento é o pensamento, não pode ser pensado." Talvez o berço da religião encontra-se nesta "não-coisa pensamento", ou seja, neste exorzierten da racionalidade moderna como instâncias de fantasia o imaginário, o motivo do desejo, onde todos os sonhos e utopias primavera, ocupar nossos pensamentos, encher nossos corações com entusiasmo e acender o foguete para as grandes transformações da história. Seu lugar é para ser encontrado em que o filósofo Ernst Bloch como oprincípio da esperança designado.
É nesses casos - utopia, fantasia, imaginário - intrinsecamente, para que não ficar satisfeito com o concreto, os dados racionais. Em vez disso, eles negam tais dados que suspeitem estar sempre apenas fatos, dados e fatos não são tudo o que existe. A realidade é maior do que a da realidade, e a parte de potencial de que ainda não está, mas poderia ser de novo. Portanto, a utopia não está em contradição com a realidade, ela revela seu potencial e sua dimensão ideal. Como Emile Durkheim tão sábio, no final de seu famoso livro sobre "As Formas Elementares da Vida Religiosa", disse, "a sociedade ideal não está fora da sociedade real, é uma parte dela." E termina com as palavras: "Só o homem possui a capacidade de perceber o ideal e adicioná-lo à realidade. " Eu diria que, lançando-o no meio da realidade e garantir que esta realidade em que o ideal é sempre maior do que todos os dados disponíveis para nós.
Especialmente no meio da experiência do potencial de utopia, vira-se o religioso. Portanto Ruben Alves diz da "religião de mistério" no Brasil estudado mais profundamente (com o livro com o mesmo título): "O objetivo da religião não é explicar o mundo. Religião surge apenas a partir do protesto contra este mundo que pode ser descrito e explicado pela ciência. A descrição científica justifica a ordem estabelecida pelo rigor se move dentro dos limites da realidade dada. Em contraste, a religião é a voz de uma consciência que lida com o mundo como ele é, não pode ser satisfeita e tenta transcendê-las. "
Por este motivo, o religioso é a organização mais antiga e sistemática da dimensão utópica que é inerente às pessoas. Bloch disse, muito bom ", onde a religião é, há esperança" de que nem tudo está perdido. Esta esperança é o amor para o que não existe ainda ", ea prova das coisas que se não vêem", como diz em Hebreus (11:1), mas a fundação de que são o que se espera.
Foi o filósofo e matemático Ludwig Wittgenstein, que reconheceu essa característica única de religião com clareza e disse: O homem não deve tomar uma atitude racional e científica, que sempre pede como as coisas são, e procura uma resposta para tudo . Ele também tem a capacidade de êxtase: "Ecstasy não pode ser expresso como uma pergunta, por isso não há resposta para isso." Este Místico existe: "O místico não reside na forma como o mundo é, mas no fato de que eles existe. ", a natureza limitada da razão e do espírito científico tem sua base no fato de que não há nada sobre o que eles devem ficar em silêncio.
A religiosa e mística envolve-se em última análise, em nobre silêncio, porque ele é encontrado em qualquer dicionário, um termo usado para defini-lo.
Até agora temos falado sobre os religiosos em seu bom e saudável expressão. No entanto, ele também pode estar doente, e então criou a doença do fundamentalismo, o dogmatismo ea reivindicação exclusiva da verdade. Uma vez que cada doença cria a relação à saúde, os religiosos de seu ponto de vista saudável tem de ser analisada, e não de sua doença. Consequentemente, isso nos torna saudável Religiosa sensível e humana. Agora é hora de que ele retorna ao seu estado saudável, porque nos ajuda a amar o invisível e realizar o que ainda não é, mas pode ser uma vez.
traduzido por Bettina ouro Hartnack