Informar de modo a permitir que compreendam por si os princípios metafísicos que estão por trás de todos os eventos bons e ruins que se manifestam em nossa realidade; princípios ocultos que estão enterrados debaixo de muito entulho político-religioso; econômico-social; histórico-cultural.
sábado, 10 de maio de 2025
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quinta-feira, 1 de maio de 2025
Papa Francisco
PAPA FRANCISCO, UM PANTEÍSTA
Por Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes –Consultor Educacional-Ambiental Transdisciplinar/transcendente
Textículo-Aula didático, pedagógico e metódico ‘Ortografado’ em abril de 2025
Ensaio Teológico-Filosófico: O Panteísmo Franciscano na Obra do Sumo Pontífice
In Nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti. Amém.
Papa Francisco assumidamente um Panteísta. Expressava isso teológica e filosoficamente em suas falas e, ortografado em seus escritos.
I. Introdução: O Panteísmo e a Unio Mystica
O Panteísmo do Papa Francisco, quando ele fazia referências ao Meio Ambiente, à Ecologia, à Natureza, e Deus, em relação ao ser humano.
O Panteísmo, doutrina que ‘confunda’ o Divino com o Mundano‚ afirmando “Deus sive Natura” [Deus ou Natureza], como propôs Baruch Spinoza, encontra eco singular nas prédicas do Papa Francisco. Seus discursos, impregnados de uma teologia naturalis integral‚ revelam-se como vox clamântis no deserto moderno, onde a Ecclesia e a Terra Mater se entrelaçam.
O Santo Padre Francisco, em sua encíclica Laudato Si’‚ proclama: “Esta irmã [Terra] clama contra o mal que lhe provocamos” [LS, §2]. Tal linguagem, que personifica a Terra como entidade sagrada, ecoa o panteísmo de Giordano Bruno, para quem “Deus est monas omnium rerum” [Deus é a unidade de todas as coisas].
II. A Chispa Divina e a Imanência de Deus
Em colóquio com Eugenio Scalfari, Francisco declarou: “Há uma chispa dessa luz divina dentro de cada um de nós”.O. Esta scintilla Dei remete ao anima mundi neoplatônico, onde o Logos permeia toda a criação. Tal visão contrasta com o Deus transcende da ortodoxia católica, aproximando-se do Panenteísmo [tudo em Deus], como escutou Nicolau de Cusa: “Deus est omnia complicans” [Deus envolva todas as coisas].
Ao afirmar que “a luz divina invadirá todas as almas e será tudo em todos”‚ Francisco nega tacitamente o infernum aeternum, pois no Panteísmo não há separação entre criação e Criador. “Ubi vae? Ubi mors?” [Onde está a dor؟? Onde a morte؟], perguntaria São Paulo, mas no universo franciscano, “Deus erit omnia in omnibus” [1 Co 15:28].
III. A Ecologia como Liturgia Cósmica
Na mensagem à FAO [2018], o Pontífice Francisco exortou: “A terra deve ser tratada com ternura, para não arruinar a obra que saiu das mãos do Criador”.O. Tal linguagem sacraliza o mundus sensibilis, transformando o cuidado ecológico em ato litúrgico. Aqui, ecoa-se o Cântico das Criaturas de São Francisco: “Laudato si’, mi’ Signore, por sora nostra matre Terra”.O.
Porém, ao unir “crise ambiental e crise social”, Francisco dissolver uma distinação entre gratia e.e natura, entre o sagrado e o profano. Como Teilhard de Chardin, que via “Deus no coração da matéria”, o Papa propõe uma unio mística onde o divino se manifesta no húmus, no humilis [homem simples/humilde].
IV. A Negação da Trindade e o Deus Panteísta
Em controle diário, Francisco negou a existência de um “Deus católico”‚ afirmando: “Deus é luz que ilumina como trevas”.O. Tal declaração, à luz da Fides Católica, é herética, pois reduz a Trindade a uma força impessoal. “Si Deus est lux, ubi est Pater? Ubi est Filius?” [Se Deus é luz, onde está o Pai? O Filho؟].
O Pontífice Francisco, ao professar que “meu ser é o de Deus”‚ aproxima-se do Advaita Vedanta hindu, onde “Tat Tvam Asi” [Tu és Isso]. Para o Panteísmo, “omne ens est bonum” [todo ser é bom], pois emana do Uno.O. Assim, Francisco descarta o pecado original, pois se “Deus está em tudo”, [tudo é Deus, Deus é tudo] não há queda, apenas emanácio [emanação].
V. Conclusão: O Panteísmo como Nova Evangelização
“Noli foras ire, em teipsum redi; em interiore homine habitat veritas” [Não sai fora, volta a ti mesmo; no homem interior habita a verdade], dizia Santo Agostinho. Francisco, porém, inverte o axioma: “Exi foras, em Terra habitat veritas” [Sai fora, na Terra habita a verdade].
O legado de Francisco ‘é ambíguo’ no contexto “religioso” ocidental: enquanto mobiliza as massas para a ecologia integral‚ ‘dilui’ o Mysterium Tremendo em um ‘vago’ Deus sive Natura.O. Resta saber se a Igreja, “columna et firmamentum veritatis” [1 Tm 3,15], seguirá seu caminho ou retornará ao Deus de Abraão, Isaac et Jacob.O.
Soli Deo Glória.
Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes
Transcendit et manet.
Em abril, Anno Domini MMXXV.
― Yo Soy Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional e Ambiental Transdisciplinar
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As Fontes que Influenciam na Fundamentação de minhas Abordagens Transdiciplinar e Conclusivas são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo como causa-raiz]... – Seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos nas escutas ativas, consultas, pesquisas de campo e bibliográficas...; docs-noticiários televisuais; web... Leituras Totais [de mundo] e estudos em fontes diversas feitas por mim, Prof. Negreiros Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 5m.
― Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional e Ambiental Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Especialista em Direito e Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Anônimo. Nômade. Empirista. Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Ativista Ambiental Independente; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Um sobrevivente!!
― Muy Gracias por leernos
― prof.negreiros@gmail.com // institutouniversidadepanameria@gmail.com // 55 99 98154 0899 –WhatsApp // 55 99 93300 4515 –gov/correios
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[*] “Professor [de Professo...] não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...) é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/dor/ia!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor* Negreiros/Deuzimar Menezes Negreiros – Consultor Educacional e Ambiental Transdisciplinar
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quarta-feira, 30 de abril de 2025
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