sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Manipulação da Mídia


3
As 10 estratégias de manipulação midiática
Noam Chomsky *

O linguista Noam Chomsky elaborou a lista das "10 Estratégias de Manipulação"através da mídia.

1. A estratégia da distração. O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado; sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja com outros animais (citação do texto "Armas silenciosas para guerras tranquilas").

2. Criar problemas e depois oferecer soluções. Esse método também é denominado "problema-ração-solução". Cria-se um problema, uma "situação" previsa para causar certa reação no público a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejam aceitas. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o demandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para forçar a aceitação, como um mal menor, do retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços púbicos.

3. A estratégia da gradualidade. Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa maneira, condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990. Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4. A estratégia de diferir. Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como "dolorosa e desnecessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrificio imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Logo, porque o público, a massa tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isso dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5. Dirigir-se ao público como se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais. Quanto mais tentem enganar o espectador, mais tendem a adotar um tom infantilizante. Por quê? "Ae alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, em razão da sugestionabilidade, então, provavelmente, ela terá uma resposta ou ração também desprovida de um sentido crítico (ver "Armas silenciosas para guerras tranquilas")".

6. Utilizar o aspecto emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao sentido crítico dos indivíduos. Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de aceeso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos...

7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. "A qualidade da educação dada às classes sociais menos favorecidas deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais favorecidas seja e permaneça impossível de alcançar (ver "Armas silenciosas para guerras tranquilas").

8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade. Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

9. Reforçar a autoculpabilidade. Fazer as pessoas acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca inteligência, por falta de capacidade ou de esforços. Assim, em vez de rebelar-se contra o sistema econômico, o indivíduo se autodesvalida e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação. E sem ação, não há revolução!

10. Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem. No transcurso dosúltimos 50 anos, os avançosacelerados da ciência gerou uma brecha crescente entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" tem disfrutado de um conhecimento e avançado do ser humano, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. O sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele a si mesmo. Isso significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior do que o dos indivíduos sobre si mesmos.

* Linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Onda Criativa

A Onda Criativa
A primeira vista você pode achar que as imagens no papel são desenhadas, mas na verdade são dobraduras, mas não do jeito convencional.
O artista alemão Simon Schubert aperfeiçoou a técnica de dobrar e desdobrar papel criando verdadeiras fotografias impressas!
Saiba mais: http://www.simonschubert.de 
image not displayed

Aurora

Aurora over Langesund

Langesund, Norway
October 10, 2012

More Science on Earth's Blog: → EarthSpaceCircle.blogspot.com ←

Image Credit & Copyright: Hugo Løhre
image not displayed

MUDAR O MUNDO

Teste Localizador de Personalidade Profissional.

Teste Localizador de Personalidade Profissional.

AdministraçãoPrincipal contribuidor
Muito interessante. Aos que se interessarem, podem ficar a vontade. Vale a pena fazer o teste e o resultado sai no final dos questionários.

http://www.mbti123.com/mbti/pt/
Saiba sua personalidade profissional respondendo a 47 perguntas simples. Sem cadastro, sem enrolação.

    Introdução
    Responda a todas as questões. Talvez ambas as alternativas podem ser compatíveis com você. Entretanto é necessário que você escolha a qual melhor lhe descreve.
    O propósito deste teste é achar as suas tendências mais naturais. Somente você saberá o seu resultado. As alternativas não julgarão superioridade nem inferioridade em sua personalidade, já que cada personalidade tem seus pontos fortes e fracos.
    Português do Brasil por Marcos Lima

    quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

    LUTA CONTRA O CÂNCER

    Assunto: LUTA CONTRA O CÂNCER
    Para: 

                                                                  Amigos!!!

                                     Vamos juntar forças e atingir o maior número de pessoas nessa luta!
    HOJE, SEXTA-FEIRA
    SÓ PEÇO QUE REPASSEM

    l

    Amigos,
     
    Como se trata de um dos maiores sonhos da humanidade, vamos ajudar na sua realização.

    Próxima sexta-feira
    Por favor faça circular, não guarde só para você e nem apague.

    Este ano há muitos diagnosticados de câncer que têm estado próximo de nossos lares.
    Por todos os amigos, família, seres queridos e aqueles que não conhecemos...

    Sexta-feira é o dia mundial do câncer
    Agradeço que reencaminhe.
    É uma pequena oração.
    Só uma linha.
    Senhor Deus, rogo-te por uma cura para o câncer.
    Amém! 

    O único pedido é que mantenha este e-mail a circular, ainda que só seja para uma pessoa mais.
    Pela memória de alguém que você conheça que foi vencido pelo câncer ou que ainda vive com ele.
    Uma vela não perde nada quando acende outra vela.
    Por favor, mantenha esta vela acesa!!!


    Profissão: Radialista

    Camila Mabeloop:
    No dia Mundial do Rádio, preparei um post sobre a profissão do Radialista, faculdade de Rádio e TV e várias indicações de livros sobre o assunto, bora conferir?http://goo.gl/lzWaQ6
    image not displayed
    Profissão: Radialista (Rádio e TV) | Desejo Adolescente
    Profissão de radialista, curso de rádio e tv, livros de rádio, livros sobre produção de tv,

    E somos humanos

    POUCOS COM MUITO E MUITOS COM NADA
    UMA HUMANIDADE CONTURBADA
    A HISTÓRIA CONDICIONADA DIZ SER 2014 ANOS DE NOSSA ERA MAS A MAIORIA MATA O MESTRE UM POUCO TODOS OS DIAS


    E ainda nos chamamos de humanos e cristãos sem ao menos sabermos o éthimo e a semântica de tais palavras!!!!!!

    DesMatar

    Até 2050 mundo pode desmatar área equivalente ao tamanho do Brasil, alerta ONU http://sl.rebia.org.br/?N4JNY

    Cerca de 849 milhões de hectares de terra – quase o tamanho do Brasil – podem ser desmatados até 2050, caso os padrões atuais de uso da terra continuem, alerta relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançado na última sexta-feira (24) em Davos, na Suíça.
    image not displayed

    consumo sustentável

    Livros e cartilhas sobre produção mais limpa e consumo sustentável para download gratuito http://sl.rebia.org.br/?NWAL6

    O conceito de Produção e Consumo Sustentáveis  (PCS) é parte integrante da gestão ambiental, cuja aplicação poderá fazer com que as empresas reduzam seu consumo de matérias-primas, água e energia, minimizando a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas e até aumentando sua produtividade, obtendo não apenas a adequação ambiental mas também a redução ...
    image not displayed