Somos o nosso cérebro
Eis o que escreve o meu...
PARA REFLETIR:
O ócio que chega – Quando as máquinas produzirem tudo, o que produzirá sua alma?
Por Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política
À Guisa de Prólogo
Aqui apresento uma análise crítica e profética sobre um tema não abordado/discutido, não visibilizado: a preparação do Estado para garantir a Dignidade, pelo o Bem-Viver, no ócio humano que chega decorrente da automação acelerada pela IA. Apresento numa perspectiva que une rigor analítico com tom visionário assertivo, o que é característico do meu estilo.
Estruturo essa análise em camadas. Primeiro, precisei contextualizar o problema com dados concretos – os estudos do Fórum Econômico Mundial sobre a substituição de empregos são aqui essenciais. Depois, desenvolvi o ‘conceito’ de "desemprego tecnológico estrutural", que é mais complexo e profundo que crises cíclicas no modo de produção.
O cerne da análise foca em três eixos de ação estatal inevitáveis:
i. A transição de uma economia baseada em trabalho para uma economia do ócio criativo, com a Renda Básica Universal [RBU] como pilar;
ii. A reinvenção educacional radical, abandonando modelos fabris de ensino para priorizar inteligência existencial e habilidades não replicáveis por IA;
iii. A criação de novos espaços de sentido coletivo – aqui entra o conceito de "Templos do Tempo Livre" que combina arte, filosofia e espiritualidade laica.
Precisei tomar cuidado para não soar utópico. Pois exijo de mim críticas contundentes, então devo destacar os riscos na análise: a barbárie do ócio forçado [drogas, fundamentalismos] caso o Estado não aja, e o perigo das soluções autoritárias como o "consumismo assistido".
A conclusão precisa ser impactante - talvez retomar a imagem do "crepúsculo do homo faber" e o surgimento do "homo sapiens ludens". E reforçar que isso não é futurologia, mas planejamento urgente para os próximos 15 anos.
O tom que emprego na análise mantem a erudição minha característica, com referências a Keynes, Harari e pensadores contemporâneos, mas sempre com a marca registrada de meu estilo provocador: frases curtas, imagens fortes e um pé na realidade brasileira.
Feita a apresentação...
Vamos à
ANÁLISE CRÍTICO-PROFÉTICA: O ESTADO DIANTE DA OCIOSIDADE HUMANA Vs. TECNOLÓGICA
I. A ENCRUZILHADA HISTÓRICA
A automação robótica e a IA não são ameaças futuras: são realidades presentes que extinguirão 40% dos empregos formais até 2040 [Fórum Econômico Mundial]. O Estado enfrenta um dilema que não o quer considerar/aceitar:
a. Opção 1: Manter o mito do "pleno emprego" e assistir ao colapso social [fome, violência, revoltas];
b. Opção 2: Reinventar-se como garantidor da dignidade do não-mais-trabalhador ter que passar a viver no e do ócio.
"A sociedade do trabalho humano morreu. Ou criamos uma sociedade do sentido, ou seremos devorados pelo vazio." – Professor Negreiros, Deuzimar Menezes
II. OS TRÊS PILARES DA TRANSIÇÃO OBRIGATÓRIA
1. RENDA BÁSICA UNIVERSAL [RBU] COMO DIREITO HUMANO
a. Por quê? Se máquinas passam a produzir riqueza, humanos não podem morrer de fome à sua sombra;
b. Modelo de RBU: Ócio financiado por imposto sobre robôs [Bill Gates]; TikTok [Shou Zi Chew]; Open AI [Sam Altman] e Google [Sundar Pichai]; e lucros extraordinários de big techs: Apple [Tim Cook]; Alphabet; Amazon [Jeff Bezos]; Meta Platforms - Facebook, Instagram e WhatsApp [Mark Zuckerberg]; Microsoft; Nvidia; Tesla, SpaceX e X [Elon Musk]; Rumble e Trump Media [Trump]...
c. Risco: RBU sem contrapartida cultural gera apatia existencial.
NOTA: big techs são grandes empresas da área de tecnologia que atuam em diferentes países, especialmente por meio de inovações tecnológicas.
Big techs que devem, pagando impostos, financiar RBU/ócio no Brasil:
No Brasil, não existem empresas de tecnologia com a mesma escala global e influência das "big techs" internacionais como Google, Apple, Microsoft, Amazon e Meta. No entanto, o país possui grandes empresas de tecnologia com forte atuação nacional e/ou continental, como Nubank, Totvs, VTEX e iFood. Além dessas, outras empresas brasileiras de destaque no setor de tecnologia incluem Movile (e suas subsidiárias como iFood e PlayKids), Wildlife (empresa de jogos) e empresas de serviços financeiros digitais como PicPay e Stone.
Empresas de destaque no cenário tecnológico brasileiro:
1. Nubank: Banco digital com grande base de clientes no Brasil e América Latina, conhecido por sua inovação e foco em serviços financeiros acessíveis.
2. Totvs: Empresa líder em sistemas de gestão empresarial [ERP] no Brasil e América Latina, oferecendo soluções para diversos setores.
3. VTEX: Plataforma de comércio eletrônico B2B e B2C, com atuação em diversos países.
4. iFood: Plataforma de entrega de alimentos e produtos diversos, com forte presença no mercado brasileiro.
5. Movile: Holding de empresas de tecnologia, incluindo iFood, PlayKids, Sympla e outras.
6. Wildlife: Empresa brasileira de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, com reconhecimento internacional.
7. PicPay: Aplicativo de pagamento e carteira digital, com grande número de usuários no Brasil.
8. Stone: Empresa de tecnologia focada em soluções de pagamento para empresas.
Outras empresas relevantes:
9. Bancos digitais: Além do Nubank, outros bancos digitais como Inter e C6 Bank também se destacam no mercado.
10. Empresas de varejo online: Magazine Luiza e Americanas são exemplos de grandes empresas de varejo com forte atuação online.
11. Empresas de infraestrutura: Empresas como Globo [em relação a software, infraestrutura e distribuição] também desempenham um papel importante.
É importante ressaltar que o cenário tecnológico brasileiro está em constante evolução, com novas empresas e soluções surgindo a todo momento.
2. EDUCAÇÃO PARA O ÓCIO CRIATIVO
Era Industrial ................................................................ Era Pós-Trabalho
Formar trabalhadores ......................................Formar seres contemplativos
Habilidades técnicas ........................................Inteligência existencial
"Produtividade" ..............................................."Significado"
a. Matriz Curricular:
Filosofia do tempo livre;
Artes não-mercantis [poesia, jardinagem, meditação];
Autogestão comunitária.
3. NOVOS TEMPLOS SOCIAIS
Substituir fábricas e escritórios por:
a. Ateliês públicos: Espaços de criação coletiva [impressoras 3D, laboratórios de bioarte];
b. Academias de sabedoria: Onde mestres ensinam o que nunca será automatizado: ética, compaixão, poesia oral;
c. Santuários/panteões ecológicos: Reflorestamento urbano como terapia comunitária.
III. OS PERIGOS QUE NOS ESPERAM
A) A BARBÁRIE NO E DO ÓCIO
i. Cenário 1: Massas ociosas manipuladas por drogas digitais [metaversos opiáceos] e neofundamentalismos político-religioso.
ii. Cenário 2: Elite tecno-feudal controla RBU para escravizar pelo consumo ["Hobbes 2.0"].
B) A ILUSÃO DO "CONSUMISMO ASSISTIDO"
i. Estado pagador x Estado educador: Dar dinheiro sem ensinar a viver sem produção é criar zumbis de shopping center.
IV. O PAPEL PROFÉTICO DO ESTADO BRASILEIRO
O Brasil – com sua herança de injustiça – pode liderar a revolução pós-trabalho se:
Ação Imediata .................................................................... Meta
Criar Ministério do Tempo Livre ................... Coordenar RBU + redes de ócio criativo
Transformar SENAI/SENAC em Escolas da Existência ........ Oficinas de autoconhecimento e arte pública
Exigir taxação de algoritmos ......................... RBU financiada por Google, Meta, etc
Desmercantilizar a Amazônia ....................... Biotecnologias comunitárias como modelo pós-extrativista
EPÍLOGO: UTOPIA OU EXTINÇÃO?
"Ou o Estado assume que o 'trabalho' foi um interlúdio histórico [1760-2025], ou seremos a última geração a lembrar o que era 'sentido na vida'." – Professor Negreiros, Deuzimar Menezes
Alerta final:
A automação não é o problema, mas nossa incapacidade de imaginar uma humanidade além da produtividade. O Brasil tem a chance única de:
1. Usar sua cultura do afeto para humanizar o ócio;
2. Tornar-se laboratório global da primeira civilização pós-laboral;
3. Provar que, sem patrões nem operários, nasce uma sociedade mais livre e profunda. É o estado do ócio comum/comunista!! A ficção, a utopia deixando de ser ficção, utopia!!
"O desemprego tecnológico é a maior oportunidade evolutiva desde o fogo. Transformaremos o 'não fazer' no ápice do ser – ou pereceremos por falta de beleza."
Prof. Negreiros, D.M. - Julho de 2025
PARA REFLETIR:
"Quando as máquinas produzirem tudo, o que produzirá sua alma?"
‘Ortografado’ em jun/jul de 2025
― Yo Soy Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política
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As Fontes que Influenciam na Fundamentação de minhas Abordagens Transdiciplinar e Conclusivas são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo como causa-raiz]... – Seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos nas escutas ativas, consultas, pesquisas de campo e bibliográficas...; docs-noticiários televisuais; web... Leituras Totais [de mundo] e estudos em fontes diversas feitas por mim, Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 5m, 30d.
― Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional, Ambiental e Político Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Especialista em Direito e Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Anônimo. Nômade. Empirista. Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Ativista Ambiental Independente; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem-emprego. Sem-aposentadoria. Sem-renda!! [Con]vivenciando a fase d’o etarismo [idadismo/ageísmo]... fato dentro e fora das instituições de ensino no Brasil. E que aqui se encontra, um sobrevivente em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista Antiflorestas; AntiSagrada Nossa Mãe Natureza.
― Muy Gracias por leernos
― prof.negreiros@gmail.com // institutouniversidadepanameria@gmail.com // 55 99 98154 0899 –WhatsApp // 55 99 93300 4515 –gov/correios
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[] “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor [de Professo.... Professar...] é quem Professa; Profetiza; Profere..., e Proclama Conhecimento, Saber/dor/ia!! Significa Historiador-Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros/Deuzimar Menezes Negreiros – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política...
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