sábado, 8 de fevereiro de 2014

A Guerra...


Novo diretor da NSA acha que a guerra do futuro está na internet

03/02/2014 - 15H02/ ATUALIZADO 15H0202 / POR EDSON CALDAS

Futuro diretor da NSA é veterano da Marinha (Foto: Wikimedia Commons)

Apartir de março, quando o general Keith Alexander se aposentar, a Agência Nacional de Segurança americana (NSA) terá um novo diretor: o vice-almirante Michael Rogers. A transição acontece em meio ao que muitos descrevem como a pior crise da agência de espionagem em seus 61 anos de existência.
O Departamento de Defesa do país confirmou a notícia só na quinta-feira, 30, mas o nome de Rogers já era mencionado como o principal candidato ao cargo. Quem é ele? O Mashable reuniu coisas que todo mundo deveria saber sobre o militar. Entre elas, o fato de ele achar que a guerra do futuro está na internet.
"A rede deve ser tratada como um sistema de armas à medida que continuamos a luta para manter a nossa vantagem no ciberespaço, e, portanto, em todos os quatro domínios de combate: mar, ar, terra e espaço", disse em entrevista a uma revista de tecnologia militar — que o descrevia, aliás, como "um guerreiro do ciberespaço".
"Temos de continuar a desenvolver uma força de trabalho de elite que é recrutada, treinada e educada para entender melhor o ambiente digital"
Michael Rogers
Ele não só acredita que a rede é o quinto domínio dos militares, onde as batalhas do futuro serão travadas, mas também que o Pentágono deve continuar investindo em treinamento e contratação de "combatentes" que dominem esse meio. "Temos de continuar a desenvolver uma força de trabalho de elite que é recrutada, treinada e educada para entender melhor o ambiente digital."
Veterano da Marinha, ele nunca esteve muito exposto à mídia. Logo, ainda não está claro como Rogers se posiciona em relação à privacidade e, mais especificamente, acerca da estratégia NSA de vigilância. Em breve, no entanto, o cenário deve mudar, já que ele terá de ser aprovado pelo Senado (o diretor da NSA, por outro lado, não precisa de confirmação do Congresso) em audiência pública.

PARLAMENTAR IMUNE

  IMUNIDADE PARLAMENTAR SEM LIMITES?! Um texto-aula – didático-pedagógico sobre... Por Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Edu...