quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Filosofia de Vida

NÃO VIVO BEM


Minha Filosofia de vida: idéias, pensamentos, atitudes, conduta – Filosófica –, não tem me permitido, ao longo de meus sessenta anos, viver e conviver ao menos bem dentro do sistema de estado capitalista adotado no Brasil.

Minha busca pelo o autoconhecimento não tem sido problema, mas minha conduta que rege a forma de eu viver e, por normas que atribuam estabilidade a mim e a minha família, são problemas difíceis de se resolver num mundo mental de capitalistas que vão além do próprio capitalismo quanto sistema.

O sentido crítico que define a forma como construo constantemente o meu sistema de valores que fazem parte da minha vida e indicam como ela foi, é e vai ser vivida por mim, é outra dificuldade. Não por mim, mas pelo o outro que me exclui, não me aceita com a forma como desaprovo idéias, condutas capitais nada probas, nada éticas. Nada humanas em seu sentido etimológico e mórfico.

Vivo e convivo tentando ser ao menos um pouco estóico, em estado de tolerância, de suportamento parcial, com ressalvas, senão não mais existiria. Essa a lógica da aceitação, ou resignação. O lema estóico: abstenha-se e aceite.


E, o que é Filosofia de vida? É um conjunto de idéias, pensamentos, atitudes, conduta, que servirão de guia para o modo de viver de uma pessoa ou grupo de pessoas. O brasileiro não tem isso de modo consciente, infelizmente!

A filosofia está relacionada com a busca incessante pela sabedoria.
A filosofia é um importante meio para se compreender o ser humano, a natureza, o universo.
A filosofia mantém-se em alta. Sim, a busca por conhecimento é infinita! Todo conhecimento até aqui apresentado pelo o homem tem como causa de ser, de existir, a  filosofia.
A filosofia, diz-se que é a ciência que estuda o conhecimento, o saber e a conduta humana.

Professor* N e g r e i r o s
Também Radialista e Ativista Digital.
Um Livre Pensador Subversivo.
* Não sou Professor, aquele que “dá aula”. Professor não “dar aulas”. Portanto, Professor não é quem “dar aula”, ministra aulas. Morfológica e etimologicamente, Professor é quem Professa, Profetiza, Profere...!!!