terça-feira, 21 de novembro de 2023

ARGENTINA ELEGE SUA EXTREMA-DIREITA

*Primeiro, Milei era uma outsider no campo político, mas não na mídia*. Mariana Moyano, a jornalista que infelizmente desapareceu há algumas semanas, confirmou que *foi o economista mais consultado pelos programas de rádio e TV* em 2018. Segundo esta fonte, naquele ano fizeram 235 entrevistas com ele e ele teve 193.547 segundos de ar tempo. Nenhuma figura na vida política chega sequer perto destes números, e o mesmo aconteceu nos anos seguintes. *Em outras palavras, foi uma construção midiática cuidadosamente planejada*. (...) Em segundo lugar, o papel da juventude, principal vítima do processo de informalização, “dessalarização” e insegurança laboral. O segmento entre 18 e 29 anos, um total de oito milhões 337 mil 914 pessoas, representa 24,29% dos cadernos eleitorais nacionais. (...) *Para finalizar esta questão, é óbvio que a velha guarda peronista, egocêntrica e entrincheirada na defesa dos seus interesses empresariais e sectoriais, há muito tempo não vê o que está por vir, nem demonstra que tem a menor compreensão do que é e como funciona a sociedade contemporânea hoje*. Ela não é a única mas, sem dúvida, a principal responsável por este desastre. (...) *Resultado: triunfo da “antipolítica”*; identificação da “casta” e do Estado como agentes predatórios, *ocultando o papel da burguesia e das classes dominantes como agentes de exploração colectiva*; exaltação do hiperindividualismo e seu correlato, *abandono quando não repúdio às estratégias de ação coletiva e às organizações de classe, territoriais ou trabalhistas, confiando na “salvação” individual* e condenando aqueles que participaram de protestos coletivos, *tudo em benefício da exaltação irracional de um demagogo habilidoso patrocinado pelos capitais mais concentrados*. (...) 
https://www.correodelalba.org/2023/11/20/exclusivo-%e2%94%82-atilio-boron-analiza-el-triunfo-de-milei-fue-una-construccion-mediatica-prolijamente-planificada/