O POLÍTICO É SEU ELEITORADO
Por Professor Negreiros Deuzimar Menezes
Politicamente a qualidade do político que se tem no Brasil é exato
a qualidade de seu eleitorado. Analisemos, portanto, o político pelo o seu
eleitorado. Quantitativamente, quais políticos realmente bons se tem? E, mal
político, o que se tem?!
Que político obrigou seu eleitor a nele votar como faziam os
antigos “coronéis” pelo interior do Brasil? Os milicianos, o tráfico obriga, no
lugar dos “coronéis”, o eleitor votar em seu político?
Cláudio Castro [PL] – Rio de Janeiro mata centenas de “soldados”
do tráfico do CV no Rio de Janeiro porque seu eleitorado quer que ele mate, prestando
bom serviço ao PCC e ao comando das milícias, abrindo-lhes caminho/espaço para atuarem
sem uma concorrência forte do CV para se opor. Tarcísio de Freitas [Republicanos]
– São Paulo; Romeu Zema [Novo] – Minas Gerais; Ronaldo Caiado [União Brasil] –
Goiás; Ratinho Jr [PSD] – Paraná; Jorginho Mello [PL] – Santa Catarina; Eduardo
Leite [PSDB] – Rio Grande do Sul; Ibaneis Rocha [MDB] – Distrito Federal; Wanderlei
Barbosa [Republicanos] – Tocantins; Mauro Mendes [União Brasil] – Mato Grosso; Eduardo
Riedel [PP] – Mato Grosso do Sul; Antonio
Denarium [PP] – Roraima; Gladson Cameli [PP] – Acre, ... bolsonaristas, extremistas
na direita, fascinazistas pró-eeuu, cada um governa matando... como quer seu
eleitorado.
O problema de se ter político ruim, que mata, ou bom reside no
eleitorado que se tem. Julguemos e corregemos o eleitor, e não o político,
isoladamente.
A análise que faço...
Em meu Texto-Aula...
O POLÍTICO É O ESPELHO DO SEU ELETORADO: UMA ANÁLISE DIALÉTICA DA
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL
A TESE CENTRAL: O
CÍRCULO DIALÉTICO DO VOTO
VOCÊ TEM EXATAMENTE OS POLÍTICOS QUE MERECE -
não como castigo moral, mas como consequência dialética de
escolhas coletivas.
A EQUAÇÃO POLÍTICA
BRASILEIRA
Se retroalimentando...
ELEITORADO
→ VOTO → POLÍTICO → AÇÕES → CONSEQUÊNCIAS → ELEITORADO →
O ciclo se retroalimenta: Um eleitorado
desinformado, obscuro, ignorante elege políticos ruins, que pioram a educação,
gerando novo eleitorado desinformado, obscuro, ignorante...
ANÁLISE
QUANTITATIVA: A PROPORÇÃO DA QUALIDADE
POLÍTICOS REALMENTE BONS:
1. Estimativa
realista: Menos de 15% do Congresso Nacional;
2. Características: Compromisso
com o interesse público, transparência, coerência programática;
3. Exemplos
pontuais: Alguns parlamentares de esquerda democrática, alguns do campo
reformista.
POLÍTICOS RUINS [MAIORIA]:
1. Estimativa: Cerca
de 70-80% do Congresso;
2. Características: Fisiologismo,
corrupção, oportunismo, autoritarismo;
3. Tipologias:
a. Os
corruptos tradicionais [30%]
b. Os
autoritários – extrema-direita, fascinazistas [25%]
c. Os
fisiológicos [20%]
d. Os
incompetentes [15%]
A FALÁCIA DA COAÇÃO
ELEITORAL
NEM CORONELISMO, NEM MILÍCIA EXPLICAM A MAIORIA:
OS DADOS EVIDENCIAM:
1. Comparecimento
eleitoral: 80%+ nas eleições;
2. Votos
nulos/brancos: Menos de 10%;
3. Conclusão: A MAIORIA
VOTA CONSCIENTEMENTE nos piores políticos.
EXEMPLOS CONCRETOS:
1. Claudio
Castro [RJ]: 2,5 milhões de votos [2022]
2. Tarcísio
[SP]: 10 milhões de votos;
3. Zema [MG]: 5,8
milhões de votos.
PERGUNTA DIALÉTICA:
→ Como explicar MILHÕES votando em políticos que:
1. Matam
pobres sob aplausos;
2. Destroem
o meio ambiente;
3. Atacam
direitos sociais.
A PSICOLOGIA DO
ELEITORADO AUTORITÁRIO
O ELEITOR QUE APLAUDE A MORTE:
1. Medo como
motor político;
2. Desejo
de vingança contra "bandidos";
3. Fetichização
da "ordem" a qualquer custo;
4. Desumanização
do "outro" [pobres, negros, favelados...]
O CASO RIO DE JANEIRO:
RAZÃO
CÍRCULA:
POLÍTICO
MATA → ELEITOR APLAUDE → POLÍTICO MATA MAIS → ELEITOR APLAUDE MAIS →
A DIALÉTICA DA
CULPA COLETIVA
TESES CONTRADITÓRIAS:
TESE 1 [INDIVIDUALISTA]:
"Cada político é responsável por seus atos"
TESE 2 [COLETIVISTA]:
"A sociedade elege quem a representa"
SÍNTESE DIALÉTICA:
O político é AO MESMO TEMPO:
1. Agente de
suas ações;
2. Produto do
seu eleitorado;
3. Reprodutor da
lógica social.
O PROBLEMA DO
JULGAMENTO SELETIVO
POR QUE SÓ JULGAMOS OS POLÍTICOS?
1. Mais
fácil criticar o político que o vizinho;
2. Menos
conflituoso apontar para Brasília que para a família;
3. Mais
cômodo culpar "os de cima" que nossos próprios preconceitos que
sustentam, na base da pirâmide, “os de cima”.
PROPOSTA DIALÉTICA:
CORRIGIR O ELEITORADO
1. EDUCAÇÃO POLÍTICA RADICAL:
i.
Não apenas "como votar", mas POR QUE VOTAR em
determinadas propostas;
ii.
Desconstrução dos mitos
autoritários;
iii.
Conscientização sobre
consequências reais do voto.
2. AUTOANÁLISE COLETIVA:
PERGUNTAS
DIALÉTICAS PARA O ELEITOR:
1. MEU
VOTO REPRODUZ QUE VALORES?
2. QUE
SOCIEDADE ESTOU CONSTRUINDO?
2. ESSA
SOCIEDADE QUE ESTOU CONSTRUINDO É SÓ PARA O OUTRO? E NÃO PARA MIM?
3. MEUS
PRECONCEITOS INFLUENCIAM MEU VOTO?
3. RESPONSABILIZAÇÃO COLETIVA:
i.
Reconhecer: NÓS SOMOS O CONGRESSO;
ii.
Assumir: NOSSOS VOTOS TÊM CONSEQUÊNCIAS REAIS;
iii.
Compreender: POLÍTICA NÃO É ESPETÁCULO, É VIDA.
O GRANDE DESAFIO
DIALÉTICO
TRANSFORMAR:
1. Do
eleitor-passivo para o cidadão-ativo;
2. Do
voto-reativo para o voto-consciente;
3. Da
crítica-externa para a autocrítica-interna.
CONCLUINDO: A
URGÊNCIA DA AUTOCRÍTICA COLETIVA
Enquanto continuarmos:
1. Terceirizando a
culpa;
2. Externalizando a
responsabilidade;
3. Mitoligizando a
política.
SEMPRE TEREMOS OS MESMOS POLÍTICOS
A solução não está em ESPERAR por políticos melhores,
mas em CONSTRUIR um eleitorado melhor.
PERGUNTA FINAL:
→ Que eleitor você tem sido?
→ Que eleitor você quer ser?
→ Que Brasil seus votos estão construindo?
A RESPOSTA DIALÉTICA:
Só teremos políticos à altura do povo brasileiro quando tivermos um povo
à altura dos desafios históricos que enfrentamos.
A mudança começa não nas urnas, mas NA CONSCIÊNCIA DE CADA
ELEITOR.
Texto-Aula
‘Ortografado’ em 30 de outubro de 2025
Por Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política
_∞
As Fontes que Influenciam na Fundamentação de minhas
Abordagens Transdisciplinares e Conclusivas são originadas de interpretações e
entendimentos sobre OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo racional]
de causa-raiz]... – Seleção, elaboração, adaptação, produção,
organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos nas escutas
ativas, consultas, pesquisas de campo e bibliográficas...; docs.-noticiários
televisuais; web... Leituras Totais [de mundo] e estudos em fontes diversas
feitas por mim, Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca,
que fundamentam minhas conclusões, e a escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 9m,
15d.
_∞ Professor[*]
Negreiros Deuzimar Menezes –
Consultor Educacional, Ambiental e Político Transdisciplinar; Pós-Graduado em
Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria
e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Especialista em Direito e
Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo
–DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil
de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Anônimo. Nômade. Empirista.
Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa.
Ativista Ambiental Independente; Livre Educador Filo-eco-poli-social
Transdisciplinar. Um Sobrevivente!!
_∞ Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme
conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem-emprego. Sem-aposentadoria.
Sem-renda!! [Con]vivenciando a fase d’o etarismo [idadismo/ageísmo]... fato dentro e fora das instituições de ensino
no Brasil. E que aqui se encontra, um sobrevivente em auto-exílio, num canto,
na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste
vasto planeta que se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista
Antiflorestas; AntiSagrada
Nossa Mãe Natureza.
―
Yo Soy Professor[*]
Negreiros Deuzimar Menezes –
Consultor Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política
― prof.negreiros@gmail.com // institutouniversidadepanameria@gmail.com //
―
Muy Gracias por leernos
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[*] “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor
não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente,
Professor [de Professo.... Professar...] é quem Professa; Profetiza;
Profere..., e Proclama Conhecimento, Saber/dor/ia!! Significa Historiador-Profeta
porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” –
Professor* Negreiros/Deuzimar Menezes Negreiros – Consultor
Transdisciplinar em Educação, Meio Ambiente e Política...