Informar de modo a permitir que compreendam por si os princípios metafísicos que estão por trás de todos os eventos bons e ruins que se manifestam em nossa realidade; princípios ocultos que estão enterrados debaixo de muito entulho político-religioso; econômico-social; histórico-cultural.
domingo, 14 de outubro de 2018
Reflexões: Será que a Educação pode mudar uma sociedade? A Ps...
Reflexões: Será que a Educação pode mudar uma sociedade? A Ps...: As reflexões aqui apresentadas sobre o tema da importância da Psicologia da Educação para o processo de transformação da sociedade são resul...
sábado, 13 de outubro de 2018
NÃO ME IMPORTEI
"Primeiro declarou que preferia filho
morto, a ter um filho gay
Mas eu não me importei com isso
Eu não era homossexual
Eu não era homossexual
Em seguida disse que negros não servem nem pra procriar
Mas eu não me importei com isso
Eu também não era negro
Mas eu não me importei com isso
Eu também não era negro
Aí falou que a filha nasceu mulher por causa
de uma fraquejada
Mas eu não me importei com isso
Todo mundo fala umas besteiras
Mas eu não me importei com isso
Todo mundo fala umas besteiras
Então declarou publicamente apoio a um
torturador
Mas eu não me importei com isso
Eu nunca fui torturado
Mas eu não me importei com isso
Eu nunca fui torturado
Em seguida bradou que a ditadura matou foi
pouco
“Deveria ter sido uns 30 mil”
Mas também não me importei com isso
“Deveria ter sido uns 30 mil”
Mas também não me importei com isso
Seus apoiadores debocharam de uma vereadora
assassinada
Mas eu não me importei com isso
Eu não a conhecia
Mas eu não me importei com isso
Eu não a conhecia
Seu parceiro afirmou acabar com 13º e férias
Mas eu não acreditei nisso
Pois ele nunca seria capaz
Mas eu não acreditei nisso
Pois ele nunca seria capaz
Por fim, me prometeu armas,
No lugar de me dar emprego
Pois assim eu estaria protegido
No lugar de me dar emprego
Pois assim eu estaria protegido
Agora eles estão gritando
Que vão matar “viado”
Agora eles estão matando
Negro a facadas
Agora eles estão protestando
Dando tiros para o alto
Eu continuo não me importando
Que vão matar “viado”
Agora eles estão matando
Negro a facadas
Agora eles estão protestando
Dando tiros para o alto
Eu continuo não me importando
Então eles cortarão meus direitos
E me impedirão de reclamar
Aumentarão meus impostos
E me ameaçarão se reclamar
Levarão parentes e amigos
E eu serei o próximo a que irão levar
E me impedirão de reclamar
Aumentarão meus impostos
E me ameaçarão se reclamar
Levarão parentes e amigos
E eu serei o próximo a que irão levar
Mas já será tarde
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importará comigo"
* Texto da Isabella Poppe via Beth Jacob/
parafraseando B. BrechtComo eu não me importei com ninguém
Ninguém se importará comigo"
ACUSAM O PT DE TER DIVIDIDO O BRASIL...
Na verdade, quem dividiu o país foi o PSDB, e o
mentor do método (antipetismo) empregado para isso foi FHC.
FHC adaptou o seu método (antipetismo) aos
princípios empregados pelo o ministro de propaganda de Hitler, Paul Joseph Goebbels
(alemão: [ˈɡœbəls], empregando-o gradativamente, por meio da rede
globo e a mídia que lhe segue, desde quando FHC perdeu a eleição para Lula-PT.
O gatilho foi acionado na campanha de Aécio
Neves-PSDB, quando da sua disputa na eleição de 2014 contra Dilma Rousseff.
Aécio Neves/PSDB, que quando sai hoje nas ruas é chamado de "golpista",
"pilantra", "ladrão e corrupto", foi o responsável pela tragédia brasileira, isso
é fato; é quem iniciou
a maior crise política,
econômica, social, moral e
ética da história brasileira ao questionar o resultado das eleições de 2014,
quando foi derrotado por Dilma Rousseff.
Infelizmente, crise maior, sem
precedentes, estar por vim acionada pelo marginal nazi-fascista que hoje
disputa eleição com o PT.
Professor Negreiros
Livre Pensador
A MENTIRA DO CANDIDATO
O
corpo, as expressões, os gestos... falam. O corpo, as expressões, os gestos...
do “mito” Jair Messias Bolsonaro, marginal nazi-fascista, candidato ao governo
federal, falam explicitamente que ele mente descaradamente neste II turno das
eleições....
O “Deus acima de tudo”
do nefasto candidato nazi-fascista do PSL, o “mito” Jair Messias Bolsonaro, é
só para o momento eleitoral, para enganar e fazer os cristãos, os evangélicos,
os protestantes votar nele. É só mais uma mentira das mentiras que alimentam
sua campanha eleitoral de II turno.
Acusam falsamente os
comunistas de ateísmo, de não acreditarem em Deus... e em tudo mais que é de
ruim... Esquecem que os nazistas, os fascistas não acreditam na existência de
Deus, não crêem no Deus dos cristãos, no Deus dos evangélicos, no Deus dos
protestantes, no Deus de Israel, do povo de Israel. Não crêem no Deus dos
judeus. Não crêem no Deus de ninguém. Eles não têm um Deus. Lembre do que os
nazistas fizeram com os judeus na II guerra mundial.
Professor* Negreiros
Livre Pensador
Subversivo...!!!
*Professor
é quem professa, profetiza...!!!
sexta-feira, 12 de outubro de 2018
DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO
O conceito e a definição de democracia e de liberdade que temos
e defendemos não condiz com o Conceito e Definição Universal que há, é só
nosso, onde o individuo possa fazer tudo o que quer e que satisfaça prazerosamente
o seu ego...!!!
A democracia e liberdade que dizemos ter são tão somente nossas,
não é Universal.
A democracia e liberdade que dizemos querer são sós para nós em
nossa individualidade, mesmo que no discurso pareça ser coletivo.
Antes de qualquer democracia, Democracia é Democracia...!!!
Democracia, etimologicamente, (seu sentido/significado
verdadeiro) é povo no governo, portanto, autogoverno, povo se governando
diretamente e não povo sendo representado indiretamente no governo...!!!
Antes de qualquer liberdade...!!! Liberdade é Liberdade...!!!
E Liberdade é o direito de se fazer tudo aquilo que não prejudiquem
os outros. Então Liberdade (de expressão) não pode ser “o direito de cada um
fazer (e dizer/publicar) o que quer”.
Liberdade é o Direito de fazer o que é Direito. Portanto, só
pode haver Liberdade para o Bem, e não para o mal/mau...!!!
O brasileiro é impar...!!!
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, há preconceitos
e desconfianças a quem é honesto, fala/diz a verdade. Sofre exclusão em todos
os níveis e sentidos.
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, não é só uma
rebelião ser honesto, falar/dizer a verdade, é um ato de Revolução. De
Subversão...!!!
No Brasil, pense bem antes de ser honesto, de falar/dizer a
verdade.
A verdade, a honestidade são armas...!!! Elas ferem...!!! Elas
matam...!!!
A minha verdade, enquanto eu não for convencido do contrario, é
minha verdade...!!!
A minha verdade pode não ser a tua verdade, mas tem o outro...!!!
E os outros...!!!
A minha honestidade pode não ser a tua honestidade, mas tem o
outro...!!! E os outros...!!!
Pense nisso...!!! Reflita sobre...!‼
E tome muito cuidado...!‼
Tome uma nova atitude...!‼
Se achares/for necessário...!‼
Professor Negreiros
Um Livre Pensador
subversivo
AGUARDANDO O CAOS
ESTOU AGUARDANDO O CAOS
QUE EDUCAÇÃO NÓS PRECISAMOS?
Þ
Que educação precisa o povo
brasileiro?
Þ
Que educação precisa o
Brasil?
Þ
Que educação eu quero?
–
Pessoalmente, quero uma educação LIVRE...!!!
*–Educação
Paidéia!!
*–Educação
Filosófica
*Educação é originariamente filosofia, é
filosófica. Filosofia é essencialmente educação, é educacional. Não tem sentido
algum tratar de educação, plano de educação, de projeto de educação sem antes
tratar da Filosofia da Educação. O que dar longevidade à Educação de um povo,
de uma nação é sua Filosofia. O que tem faltado, sempre, ao Brasil, ao seu
povo.
Se a Escola//Educação que eu tanto quero
não é a escola//educação que você quer e, a escola//educação que
você quer não é a Escola//Educação que eu tanto quero, dialeticamente
não vamos ter a escola//educação que queremos, é óbvio!! Mas teremos
a “escola//educação” sob a concessão que o estado quer que tenhamos. Isso
também é óbvio!! E é o que temos!! Isso é fato!!
Quem “educa”, “educa” para um fim específico.
A educação escolar (em todos os níveis) estatal
brasileira (concessão do estado) “dada” nas escolas é corrupta*!! Pois quem as
concede e as tem concedido em nome do estado é e sempre foi naturalmente
corrupto. Isso, porque são e sempre foram corruptos seus mandatários, seus
dirigentes, quem sempre mandou no estado, conforme seus interesses, vontades e
ganhos. E se sentem donos do país. Donos das pessoas. Imagine do resto...!!!
Portanto, quem “educa”, “educa” para um fim
específico, no caso brasileiro, educa para a deslealdade, para a desonestidade,
para a corrupção como algo natural, algo normal, algo cultural!! Ético!!
Queres saber em que me fundamento para afirmar o
que afirmo a partir da expressão:
Quem educa, educa para um determinado fim
* corrupta,
corrupto, corrupção... Primeiro procure estudar para compreender a dimensão
do conceito das palavras em epígrafe e não ficar tão raivoso com quem as
afirma.
.’.’.’.’.’.’.’.’.’.’
Respondendo ao Padre
Raimundo Pinto que pergunta: “nesse caso as professores são agentes da
corrupção?”
O homem das rodas do trem
Tein... Tein... Tein... Tein... O trem havia
chegado à estação e o homem vinha batendo com um enorme martelo nas rodas, para
saber se estavam fortes. Perguntamos ao operário: – Essas rodas estão boas? – “Estão, sim senhor, respondeu o
homem, eu conheço pelo som”. – “E que significa esse som?” – “Bem,
moço, isso eu não sei, que eu não entendo de coisas complicadas, só sei que as
rodas “cantando” assim estão boas!” E lá se foi com o enorme martelo a bater
nas outras rodas.
Padre Raimundo Pinto, lembrando-me de seu programa
“Criatura”. Há muitas criaturas que age
da mesma forma, neste mundo de Deus e do Deus de Israel, Deus do povo de Israel:
fazem as coisas certas, mas não sabem “o
porquê” nem “o para que” fazem. Executa, simplesmente, o que lhes mandam
executar, tal como o homem das rodas do trem.
Ora Padre, não
é possível que o professor se inclua no rol dessas criaturas que trabalham
automaticamente e ensinem o “para que” desse ensino. Todo professor consciente
de sua missão sente que não está lidando apenas com “o programa de ensino”, mas
com criaturas humanas, com almas em flor, que lhe cumpre orientar, ajudar,
esclarecer. Formar pessoas em seu/s sonho/s é a Filosofia do ensino escolar.
Creio...!!!
O ensino não
é, não pode ser, um ato automático.
Professor
Negreiros
Aqui faço as seguintes
indagações...
E adianto em algumas
minhas respostas...
1. Pode o professor educar a juventude
apenas conhecendo bem a matéria que leciona e a Didática que utiliza? Ou
são-lhe imprescindíveis outras qualidades? Quais?
2. Pode o professor ser como o homem que
bate nas rodas do trem: Ensina sem saber “o porquê” e “o para quê” da Educação?
– Não, positivamente, didática e pedagogicamente, nós
nos recusamos sequer a admitir tal hipótese!
..........
Quem quer realmente
entender para poder compreender a ação educativa que ocorre nas escolas
brasileiras deve, partindo do princípio de que “quem educa, educa para um fim”, passar em revista ao menos as
principais doutrinas ou correntes filosóficas do “mundo moderno” e estudar a
influência de cada uma delas nas doutrinas educacionais, mostrando que aquelas
geram estas que, por sua vez, geram a organização, os sistemas e os fatos
educacionais presentes no estado e no povo brasileiro.
Estudar minuciosamente
buscando compreender não só a conceituação de filosofia e de educação, mas sua
definição, seu étymo; as várias concepções de vida e suas conseqüências na educação;
o estudo filosófico das categorias da educação, a filosofia da “Educação Nova”
e a renovação educacional no “mundo moderno”, comparando-o com a “educação” que
ocorre no Brasil desde seu “descobrimento” pelos portugueses.
A filosofia, a
didática e a técnica educacional por mais apurada que sejam não atingem seus
objetivos se não completadas e revigoradas com o amor: amor do professor pelo magistério, amor pela sua escola, amor
pelo conhecimento universal acumulado, pela cultura, e, acima de tudo, amor do
mestre pela criança, pela juventude, pelo conhecimento universal acumulado.
Pelas culturas...!!! Daí a enorme importância da vocação. Isso é fato na linha do tempo educacional da humanidade. O
melhor curso de Pedagogia não fará do indivíduo um educador se ele não tiver
capacidade de dar-se ao conhecimento
universal acumulado, a cultura e aos seus alunos e, vice-versa.
Educação sem Religião
(filosófica teológica) e Política (ciência filosófica) é puro mecanicismo, é
reduzir o homem a uma máquina rudimentar; Religião e Política sem Educação,
isto é, sem esclarecimento e compreensão dialética, reflexiva e crítica desses
temas, leva o indivíduo ao fanatismo extremo, irresponsável, inconseqüente. A
educação religiosa e política fazem parte integrante e essencial da formação da
personalidade humana. Portanto, escola sem religião e sem política é
escola-fábrica de pessoas-máquinas a serviço de outras pessoas desonestas,
irresponsáveis, corruptas, criminosas.
A escola brasileira e
seus conteúdos disciplinar sempre estiveram dissociados do momento da vida
social, política, econômica, cultural... do aluno, do povo, da sociedade. De um
lado, a escola, de todos os níveis//graus, enche a cabeça do aluno com conhecimentos generalísticos
teóricos e verbalísticos, que não têm nenhum sentido útil na vida cotidiana do
aluno. Um exemplo clássico é o da matemática; de outro lado, não leva em conta
necessidades, problemas factuais sociais, econômicos, políticos, morais e
éticos, culturais da vida diária vivenciados, desconhecendo//escondendo
propositalmente a mudança social como
um processo natural na linha do tempo da vida humana. Vivemos cada século,
desde o “descobrimento”, com uma estrutura escolar e um pensamento educacional
“adequado”, em média, ao do século 17 para o século 18, dois séculos de atraso
em relação ao século vivenciado.
Precisamos,
urgentemente, mesmo que tardiamente, transformar esta escola estática, onde o aluno nada tem a fazer
além de ficar quieto e tomar apontamentos (copiar) para só decorar, não para
memorizar, em uma escola dinâmica, na
qual o aluno participe em todos os
momentos, tendo atividades associadas a fatos com sua vida, discuta
necessidades e problemas presentes, vibre com isso, trabalhe motivado e com
prazer, viva sua vida na escola. Isso não é difícil, é muito fácil. Mas não é
do interesse de quem educa, que é o estado.
Na escola que temos e
que é chamado erroneamente//mentirosamente
de tradicional, o aluno assiste as aulas; mas precisamos
urgentemente que o aluno se integre
às aulas, ou, mais ainda, faça as aulas,
junto com o professor, fundamentado-as no conhecimento das ciências humanas e
exatas, sem abandonar esses conhecimentos, mas saindo da apatia assistida.
..........
3.
O indígena brasileiro
precisa de “nossa educação”? De “nossa cultura”? Ou é o contrario?
4.
Qual a causa de “nossa educação”? Ela tem uma causa?! Qual?! De que natureza?
É útil e ética à “nossa vida”?
..........
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, há preconceitos
e desconfianças a quem é honesto, fala/diz a verdade. Sofre exclusão em todos
os níveis e sentidos.
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, não é só uma
rebelião ser honesto, falar/dizer a verdade, é um ato de Revolução. De
Subversão...!!!
No Brasil, pense bem antes de ser honesto, de falar/dizer a
verdade.
A verdade, a honestidade são armas...!!! Elas ferem...!!! Elas
matam...!!!
A minha verdade, enquanto eu não for convencido do contrario, é
minha verdade...!!!
A minha verdade pode não ser a tua verdade, mas tem o outro...!!!
E os outros...!!!
A minha honestidade pode não ser a tua honestidade, mas tem o
outro...!!! E os outros...!!!
Pense nisso...!!! Reflita sobre...!‼
E tome muito cuidado...!‼
Tome uma nova atitude...!‼
Se achares/for necessário...!‼
Professor Negreiros
Um Livre
Pensador subversivo
A CRISE BRASILEIRA DE CIVISMO
A crise brasileira de civismo, de moral, de ética, de
inteligência!! De intelecto!! De consciência!!
As novidades, não novidades, são: O Brasil estar do
jeito que o povo quer e que nas eleições de outubro o eleitor permanecerá com
os mesmo que antes e hoje lhes representam tal quais são.
O “povo brasileiro” só involui mentalmente. Intelectualmente. Em seu estado crítico de
analfabetismos funcionais vive mentalmente no mundo em que viveu Cristo,
portanto, com mais de dois mil anos de atraso. Quem afirma isso é o próprio
“povo” por meio de seu comportamento. Senão, vejamos:
Em plena semana
santa de 2018, ouvindo, falando, pregando, fazendo e propondo reflexões de como viveu e como morreu Cristo, para quem
e para que Ele morreu; diz e explica o que é a páscoa e, ao mesmo tempo, estão nas
ruas, em todos os cantos, ignorantemente; histérica, inconseqüente e cegamente;
idiota e imbecilmente, gritando: crucifica//prende!! Crucifica//prende!! Crucifica//prende!!... E o prendem!! Porque assim a “voz do povo” nas ruas, nas
mídias o quer!! Tal como fizeram acontecer quando dos últimos dias de Cristo
nas terras onde ele viveu e pregou uma nova vida, com justiça, para aqueles que
gritaram: crucifica!! Crucifica!! Crucifica!! E os apedrejaram, os chicotearam. Mataram-no sem
piedade!! Barbaramente!! Dando veracidades às mentiras disseminadas e satisfazendo
as vontades, os interesses dos inimigos de Cristo.
Dentro das “igrejas” que estão dentro das TVs,
dentro das casas brasileiras, dizem a todo o momento ao “povo” que, por sua
vez, sai repetindo o que ouve: que Cristo estará voltando, sem demora.
Mas, para o quê?! Para quem?! Para mais uma vez morrer inutilmente em seu propósito, nas
mesmas ou em condições piores das que lhes impuseram e lhes levaram à morte há dois mil e dezoito anos?!!
Dificilmente votarás!!
Hoje, em vez de Cristo, bastam os Lulas nos
sacrifícios!!
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, há preconceitos
e desconfianças a quem é honesto, fala/diz a verdade. Sofre exclusão em todos
os níveis e sentidos.
Quando quase todos mentem, quase todos roubam, não é só uma
rebelião ser honesto, falar/dizer a verdade, é um ato de Revolução. De
Subversão...!!!
No Brasil, pense bem antes de ser honesto, de falar/dizer a
verdade.
A verdade, a honestidade são armas...!!! Elas ferem...!!! Elas
matam...!!!
A minha verdade, enquanto eu não for convencido do contrario, é
minha verdade...!!!
A minha verdade pode não ser a tua verdade, mas tem o outro...!!! E
os outros...!!!
A minha honestidade pode não ser a tua honestidade, mas tem o
outro...!!! E os outros...!!!
Pense nisso...!!! Reflita sobre...!‼
E tome muito cuidado...!‼
Tome uma nova atitude...!‼
Se achares/for necessário...!‼
Professor Negreiros
Um Livre Pensador
subversivo
terça-feira, 9 de outubro de 2018
O ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels no Brasil
A TFP (Tradição, Família e Propriedade) que colaborou com o
golpe militar de 64 está de volta, juntamente com a campanha do governo norte
americano dos anos 60, 70 e 80 contra o comunismo, e os métodos do ministro de propaganda de Hitler, Paul Joseph Goebbels
(alemão: [ˈɡœbəls], na campanha do “coiso”
ruim nazi-fascista candidato do PSL.
Os 11 princípios do ministro da propaganda nazista, Joseph
Goebbels e o caso brasileiro
Qualquer
semelhança com as práticas da mídia e dos golpistas brasileiros não é mera
coincidência...
10K
Conheces Joseph
Goebbels, o violento ministro de propaganda de Hitler? Estes são os seus 11
princípios que levaram o povo alemão a odiar e tentar exterminar à humanidade e
que são empregados livremente na mídia pelos os golpistas brasileiros. Senão,
vejamos:
1.- Princípio da simplificação e do inimigo único.
Simplifique, não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os
outros fazem, concentre-se em um até acabar com ele.
2.- Princípio do contágio.
Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes
perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este
inimigo.
3.- Princípio da Transposição.
Transladar todos os males sociais a este inimigo.
4.- Princípio da Exageração e desfiguração.
Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil
delitos, criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos
acontecerá?”
5.- Princípio da Vulgarização.
Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são
vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
6.- Princípio da Orquestração.
Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas
replicadas pela “imprensa oficial’.
7.- Princípio da Renovação.
Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para
que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.
8.- Princípio do Verossímil.
Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas
em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor não
perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.
9.- Princípio do Silêncio.
Ocultar toda a informação que não seja conveniente.
10.- Princípio da Transferência.
Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um
fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes
11.- Princípio de Unanimidade.
Busca convergência em assuntos de interesse geral apoderando-se do
sentimento produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo
escolhido.
Qualquer semelhança com as práticas dos golpistas no Brasil não é pura
coincidência....
1.- Princípio da simplificação e do inimigo único.
Simplifique, não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem, concentre-se em um até acabar com ele.
2.- Princípio do contágio.
Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.
3.- Princípio da Transposição.
Transladar todos os males sociais a este inimigo.
4.- Princípio da Exageração e desfiguração.
Exagerar as más noticias até desfigurá-las transformando um delito em mil delitos, criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”
5.- Princípio da Vulgarização.
Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
6.- Princípio da Orquestração.
Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial’.
7.- Princípio da Renovação.
Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.
8.- Princípio do Verossímil.
Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.
9.- Princípio do Silêncio.
Ocultar toda a informação que não seja conveniente.
10.- Princípio da Transferência.
Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes
11.- Princípio de Unanimidade.
Busca convergência em assuntos de interesse geral apoderando-se do sentimento produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo escolhido.
Qualquer semelhança com as práticas dos golpistas no Brasil não é pura coincidência....
segunda-feira, 8 de outubro de 2018
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O Guaraná e os índios Sateré-Mawé segue abaixo, interessantíssimo artigo jornalístico publicado recentemente a respeito de um grupo ...
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Polêmica - Cartilhas de Educação Sexual para estudantes a partir de 06 anos de idade. Desde 2013 o MEC tem gerado muita ...