Martinho Lutero era Charlie. Fazia cartoons que zombavam dos pequenos "deuses" e "deusas" da ICAR do século XVI
E com esta frase, coloco a minha colher na sopa -já morna- do Je suis Charlie, prometendo que esta será a única obviedade do artigo.
Quero
é colocar mais lenha na fogueira.
Eu
até entendo que muitos crentes tenham cedido a certos artigos aqui e acolá
colocando MAS e mais MAS depois da solidariedade aos cartunistas
assassinados franceses e da defesa das bases da nossa
civilização ocidental, onde não há espaço para atos do calibre dos
executados por estes extremistas do islã. Entendo por que foram levantados
alguns bons argumentos. Tanto mais quando se divulgou o cartoon abaixo, um
dos muitos esculachando a fé cristã.
O "deus"
que precisa de defensores é o "deus" morto. Esta imagem nos choca,
mas deixamos ao Deus vivo a Sua justiça.
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Entendo,
mas reluto, eu mesmo, articular qualquer MAS na direção da
ponderação da barbárie que é matar alguém simplesmente porque não se concorda
com o que este diz ou pensa. Não quero considerar outros fatos. Nem estou
aqui propondo discutir os limites da liberdade de expressão e, sim, creio que
existem limites. Não creio que sejam os de natureza religiosa, mas os limites
das máximas civilizatórias (a pedofilia, por exemplo) e qualquer limite visando
proteger quem não pode se defender. E, creio mesmo, no respeito aos limites da
convenção social, aquilo que a sociedade decidiu estabelecer por meio de leis.
E tudo o mais se discuta diante do tribunal ou na mesa de café.
As razões dos sem razão
A
questões religiosas são pessoais e mesmo que a liberdade religiosa seja um
direito fundamental do homem (e é - devemos lutar por esta garantia), o direito
do hindu de achar que a vaca é sagrada, não pode me impedir de comer churrasco,
fazer propaganda de churrasco e até dizer que churrasco é coisa de
"deus".
E, mesmo que eu compreenda a dinâmica do imigrante que veio à grande cidade ocidental em busca de um meio de vida que a sua própria sociedade não pôde lhe oferecer e, ali, tenha vivido uma vida de trabalho duro, carências sociais, para além do conflito com a sua cosmovisão, e, por isto mesmo, tenha se voltado mais e mais para a religião abrindo o fosso da alienação... Bem assim, ainda prefiro ignorar outros pontos-de-vista e me concentrar na barbarie.
Não quero nem ouvir "o outro lado". Não quero conhecer a lente com que vê o mundo, aquele filho de imigrante crescido em um lar religioso, por pais escandalizados com a visão de um país aonde os hábitos do povo parecem ofensa a "deus". Meninos ensinados a viver num gueto que os separa, não somente da cidade onde vivem, mas do resto do mundo ocidental, mundo de infiéis que odeiam a lei de Alá.
Não quero correr o risco de me apiedar do garoto recluso que via as crianças ocidentais brincado na rua vestidos de super-heróis, ou sem camisa, enquanto ele tinha de ir para mesquita estudar uma cultura distante da sua realidade vestido como um sacerdote. Não quero olhar para as crianças buscando o orgulho dos pais na vida do mártir pela justiça de "deus" e dos opressores do seu povo.
Não quero saber da história do menino muçulmano que não podia namorar, ouvir música, ter um videogame, ver TV, mas se viu obrigado por seus pais a viver inserido numa sociedade onde tudo isto é possível, farto e acessível.
Não quero entender este menino cujo sonho era poder viver em uma sociedade onde os valores e do seu "deus" são os válidos. Não quero conhecer os pais deste menino, gente que decidiu que a melhor forma de tentar a vida no estrangeiro não era se integrar, mas se separar em ilhas de religiosidade opressiva cercada de liberdade por todos os lados.
Não quero saber da dura realidade de uma gente que nunca encontrou apoio nas elites em seus próprios países para ter uma vida digna, mas que, estranhamente, recebem um tipo de apoio "direcionado" quando se colocaram em terras estrangeiras. No exílio, não receberam estímulo dos governantes de sua terra para retornar à pátria. Contudo, sempre puderam contar com a "solidariedade" destas mesmas elites quando o assunto era financiar a ida de missionários religiosos para irem ao encontro dos compatriotas no estrangeiro a fim de lhes dar conforto espiritual, fazer de seus filhos prosélitos de grupos extremistas e promover o islã em terras ocidentais.
Não. Não quero conhecer ou ponderar estas coisas. Quero me ater às máximas.
Meus olhos estão turvados. Eu só vejo o sangue derramado, policiais heróis caídos, mártires, famílias destroçadas e mais nada. Nem mesmo os corpos trucidados dos terroristas aniquilados eu quero ver. Não quero me identificar com a dor de suas famílias exiladas. Não quero nada com a parentela destes assassinos. Prefiro esconder-me da tragédia humana e só ver o mal personificado. Sem história, sem razões. Só o mal e os seus ardis que construíram a mente destes terroristas...
A liberdade de expressão que ofende
É
óbvio que eu me ofendo com um cartoon como este acima. Uma representação da
Santíssima Trindade de forma obscena! Me causa asco profundo. Mas não perderia
meu tempo escrevendo um artigo de desagravo. A menos, é claro, que a tal imagem
fosse divulgada em um veiculo de concessão pública, ou não sujeito a censura
por idade. Não quero ver isto na TV aberta. Até porque, o tal cartoon é obsceno
por si só, fosse ali Jesus ou Genézio.
Mas se o cartoon está numa revista de ateus... Compra quem quer! Não me importo mesmo! Meu Deus não precisa de defensores. O "deus" que precisa de defensores é o "deus" morto.
Fato
é que o tal cartoon só está correndo o mundo à custa do sangue derramado dos
seus autores e da arguta ação de um jornalista
muçulmano incendiário que decidiu promove-lo no bojo desta
comoção toda, a fim de dar o MAS que faltava a muita gente que tinha
escrúpulos de assumir o seu "Não sou Charlie".
E
que tenham todos o seu direito de ser (ou não ser) Charlie, pois é exercício
dialético completamente dependente de liberdade! Não importando a temperatura dos
cadáveres!
O Humor como arma é como a funda de David
Eu
não faço e nem consumo este tipo de humor ofensivo, mas devo muito a ele.
Aliás, devemos todos nós protestantes. O humor é um instrumento extraordinário
de promoção de ideais. Com humor, se diz tudo, ofendendo a metade; ou se diz o
possível, ofendendo o dobro. Durante os tempo de chumbo da ditadura brasileira,
presenciamos as duas possibilidades abundantemente.
O
humor é a espuma sobre as cristas das ondas de mudança e é muito mais eficaz do
que a própria vaga. Assim como a espuma gera a névoa que esconde o
tamanho da onda, o humor inebria e ofusca a resistência. Altera e força um
novo ponto-de-vista. O iconoclasta, o mordaz, o irônico, o metafórico, o
satírico, o impróprio, o inesperado, o provocador e até o inocente.
Todos quebram as defesas da mente com risos e entregam a mensagem
diretamente no âmago da alma.
O
jornal Charlie Hedbo tinha um propósito. Para alguns, era promover o ateísmo. Outros
imaginavam que era combater o conservadorismo de origem religiosa. Segundo os
próprios autores a proposta principal era defender a liberdade de expressão em
uma França – berço da liberdade do ocidente – assolada por ondas de
conservadorismo de ordem religiosa. Eles odiavam a hipocrisia dos religiosos e
nem tanto a religião per se.
E... Logo a França!
E, logo a França, a dama revolucionária, que conquistou para o mundo, a custa da muita cabeça rolada nas guilhotinas a nossa tão fundamental construção civilizatória: liberdade, igualdade e a fraternidade.
E,
logo a França, que outro dia mesmo produziu um ano -68- que ainda não terminou.
A França que escreveu em seus muros que as ideias tinham de ser perigosas. A
França que produziu o corolário de tudo o que veio depois em termos de cultura,
contra-cultura, direitos civis, democracia, etc. Esta França gigante das
artes!
Uma França que se estranha e vive na carne as consequências da sua própria pregação de liberdade. Uma liberdade que um dia acolheu imigrantes em necessidade. No espírito da estátua da Liberdade que construiu e deu a sua nação irmã americana. Uma França que hoje se vê às voltas com o atrito cultural entre a sua população nativa e os jovens franceses filhos de imigrantes estrangeiros vindos de culturas que são o contraponto de tudo o que a mãe França representa desde o século XVII. Uma França que vive às voltas com movimentos de extrema direita exigindo restrições à imigração e, de outro lado, imigrantes que não se integram culturalmente ao país; com mulheres exigindo usar burcas nas escolas públicas e homens, que na terra do melhor vinho do mundo, só tomam chá. Uma França onde o burburinho dos cafés de Paris, berço das bases e da vanguarda das ciências sociais e patrona das artes, agora se perturba com as entoações à Alá vinda dos alto-falantes da mesquita da esquina. Uma França que já se incomoda muito com a proximidade de uma cultura, que a maioria já imagina ser uma fábrica de bárbaros sanguinários.
O humor é arma de revolução
O
humor ajudou a derrubar ditaduras, mudar cabeças, propor ideias novas e fazer
revoluções, inclusive religiosas e, a maior delas, foi a justamente a que nos é
mais cara, a base da construção da cosmovisão protestante: A Reforma.
Abusando
do direito de resumir a ópera. Lutero e os seus aliados usaram todos os
principais meios de comunicação de sua época a fim de espalhar os ideais da
reforma protestante e, apesar de contar com a força da recém criada prensa de
Gutemberg, que permitiu a produção de livros em massa, não foram as bíblias
impressas -ao custo do preço de uma vaca- o principal promotor dos ideais
reformados, mas os folhetos impressos, a preços populares –custo de uma
galinha- que, contendo a doutrina reformada em linguagem popular e na língua
pátria, foram o rastilho de pólvora da revolução que mudou a Igreja para
sempre. Baladas –musicas cheia de humor e apologética reformada – eram cantadas
nas tavernas. Cartoons circulavam por entre a plebe, a nobreza e o
clero. Dos risos contidos dos padres e das gargalhadas infames do povo
surgiram discussões teológicas acaloradas que ajudaram a formar a mente
protestante. Todo este material correu a Europa por meio das redes sociais da
época promovendo a teologia reformada e atacando a Igreja de Roma e o seu papa
mercador de simonias e indulgencias.
Neste cartoon
COMPORTADO Lutero informa que os padres e monges católicos se originam dos
excrementos de demônios.
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Nesta
guerra de humor, saíram da própria pena de Lutero cartoons e letras de canções
que corariam os menos carolas dos crentes de hoje que, de supetão,
diriam ser Lutero nada além de um bêbado escarnecedor.
Malgrado
o fato de que a base protestante foi toda formada por bons de copo, digamos
assim, desde os puritanos, aos huguenotes, e, claro, os luteranos, este humor
ácido não tinha na sua origem as bebedeiras descompromissadas. Não se tratava
de escárnio sem propósito, mas de uma tática de guerrilha, muito bem pensada,
e, quero crer, inspirada no Espirito Santo, que soprou os acontecimentos da
Reforma, como e para onde Quis, não sendo, obviamente, responsável pelos
excessos... (?)
No
melhor estilo, do nosso Genizah de outrora, estes cartoons pegavam pesado as
vezes, mas o seu objetivo não era a zombaria, mas provocar, por meio do
escândalo, a maravilha de fazer cair as escamas dos olhos de muita gente que
não enxergava a heresia, a luxuria e o ardil tomando conta da igreja do século
XVI.
POR Danilo
Fernandes
Herege por maioria de votos.