Brazil com Z
Compartilhada publicamente 12:10
Leitura bem interessante! Equilibrando as energias da casa com Feng Shui http://buff.ly/1EjUUzC
Coisas
dando errado sem motivo? Quebrando objetos? Pode ser uma questão de
energia e há uma forma fácil de mudar isso. Como? através do feng shui!
Já teve dias que você entrou em sua casa e sentiu algo
“preso”? Coisas dando errado sem motivo? Quebrando objetos? E já entrou
em casas com uma harmonia e atmosfera tão gostosas, que pareceu tomarem
conta de você? Se já, te digo: é uma questão de energia e há uma forma fácil de mudar isso. Como? equilibrando as energias da casa (mesmo com pouca grana) através de uma ferramenta milenar: o feng shui!
Você provavelmente já tinha ouvido falar dele mas já havia aplicado? Teve medo? No post de hoje – além de me apresentar – explico detalhadamente esse assunto
Entre as escolas de Feng Shui mais conhecidas na atualidade se destacam:
Se a energia de um elemento permanece estagnada, observamos diversos contratempos: negócios que não concretizam, brigas sem motivo, doenças sem explicação, uma sensação de perdas e fracassos. Quando a energia flui demais, se sente cansado, esgotado, sem ânimo para qualquer coisa. O ideal é um equilíbrio.
Vamos dar uma olhada melhor nos movimentos?
ÁGUA
A água é a energia elementar associada ao inverno,
estação de quietude e repouso, durante a qual a energia é condensada,
conservada e armazenada. Sua cor é o preto, a cor que contém todas as
outras cores em forma concentrada. Na natureza, a água é dissipada por excesso de calor; em seres humanos, a energia da água está esgotada pelo “calor” de estresse e excesso de emoções. A maneira de conservar a energia potencial da água é quietude.
Quando se trabalha usando o ba-gua, existem dois ciclos de movimento no Feng Shui: o ciclo construtivo e o ciclo destrutivo. No ciclo construtivo, a água nutre a madeira, que alimenta o fogo, que produz terra, que cria metal, que transporta e segura a água. No ciclo destrutivo, água extingue o fogo, que derrete metal, que corta madeira, que suga a terra, que prende a agua. Saber qual dos ciclos usar é essencial para uma boa circulação energética.
Legal! Mas como saber qual ciclo usar? E de que forma fazer isso, sem precisar quebrar paredes ou usar objetos caros? E dá para fazer de forma mais ecológica?
Calma! Te respondo no próximo post!
Até
Vivien Patrícia
Você provavelmente já tinha ouvido falar dele mas já havia aplicado? Teve medo? No post de hoje – além de me apresentar – explico detalhadamente esse assunto
O QUE QUE É?
Feng shui (se diz fong shuei) é um sistema filosófico chinês de harmonizar energias com o ambiente circundante. O termo feng shui se traduz literalmente como “vento-água” em Inglês. Feng shui é uma dos Cinco Artes da metafísica chinesa, onde “forças vitais” que se ligam o universo, à Terra e à humanidade em conjunto, conhecidas como qi, podem ser potencializadas através dos movimentos certos: os 5 movimentos que regem a prática do Feng Shui.Entre as escolas de Feng Shui mais conhecidas na atualidade se destacam:
- A Escola da Forma, pertencente ao Feng Shui Tradicional Chinês;
- A Escola da Bússola, também pertencente ao Feng Shui Tradicional Chinês;
- A Escola do Chapéu Preto, de origem Tibetana, que usa como instrumento o Ba Gua, alinhando o norte – gua do trabalho – à porta principal.
Imagem: Blog das Flores
Os cinco movimentos Madeira, Fogo, Água, Metal e Terra
são os movimentos da energia que criarão e farão a manutenção da ordem
das coisas. As imagens de Madeira, Fogo, Água, Metal e Terra são representações simbólicas para explicar e assimilar cada um dos movimentos e suas relações de geração, controle e destruição.Se a energia de um elemento permanece estagnada, observamos diversos contratempos: negócios que não concretizam, brigas sem motivo, doenças sem explicação, uma sensação de perdas e fracassos. Quando a energia flui demais, se sente cansado, esgotado, sem ânimo para qualquer coisa. O ideal é um equilíbrio.
Vamos dar uma olhada melhor nos movimentos?
ÁGUA
A água é a energia elementar associada ao inverno,
estação de quietude e repouso, durante a qual a energia é condensada,
conservada e armazenada. Sua cor é o preto, a cor que contém todas as
outras cores em forma concentrada. Na natureza, a água é dissipada por excesso de calor; em seres humanos, a energia da água está esgotada pelo “calor” de estresse e excesso de emoções. A maneira de conservar a energia potencial da água é quietude.MADEIRA
A próxima fase do ciclo sazonal é a primavera, durante a qual o elemento Madeira surge a partir da energia potencial da água, assim como as plantas brotam do chão em chuvas de primavera. Madeira é expansiva, alegre, explosiva. É a energia criativa, associada com vigor e juventude, crescimento e desenvolvimento. Sua cor é verde, a cor vibrante de crescimento, e exige a livre expressão e espaço para expansão. O bloqueio que dá origem a sentimentos de frustração, raiva, ciúme e estagnação.FOGO
Assim como a primavera se desenvolve naturalmente para o verão, então a energia criativa agressiva da Madeira amadurece para a energia florescente de Fogo. Esta é a fase mais abertamente energética Sua cor é o vermelho, a cor quente do fogo e sangue. Ela está associada com amor e compaixão, generosidade e alegria, abertura e abundância. Se bloqueou resulta em hipertensão e histeria, problemas cardíacos e distúrbios do sistema nervoso.TERRA
Para o final do verão vem um equilíbrio perfeito durante o qual fogo queima e transforma-se em energia elemental da Terra. Nem yin nem yang predominam durante este período; em vez disso, estão em um estado de equilíbrio ideal. Sua cor é o amarelo, a cor do sol e da terra, da alegria plena. Se a energia da Terra é deficiente, a digestão é prejudicada e todo o organismo se desequilibra devido à alimentação insuficiente e vitalidade.METAL
Enquanto o verão passa para o outono, a energia da Terra se transforma em Metal. Durante a fase Metal, a energia mais uma vez começa a se condensar, e chamar para dentro para a acumulação e armazenamento, assim como as culturas de verão são colhidas e armazenadas no outono para uso no inverno. Resíduos são eliminados, e só a essência é mantida em preparação para a fase de Água. A sua cor é branca, a cor da pureza e essência. Resistindo essa energia pelo apego sentimental pode causar sentimentos de melancolia, tristeza e ansiedade, que se manifestam fisiologicamente em dificuldades respiratórias, dores no peito, problemas de pele e baixa resistência. Constipações e outras doenças respiratórias são indicadores de energia metal bloqueada.Quando se trabalha usando o ba-gua, existem dois ciclos de movimento no Feng Shui: o ciclo construtivo e o ciclo destrutivo. No ciclo construtivo, a água nutre a madeira, que alimenta o fogo, que produz terra, que cria metal, que transporta e segura a água. No ciclo destrutivo, água extingue o fogo, que derrete metal, que corta madeira, que suga a terra, que prende a agua. Saber qual dos ciclos usar é essencial para uma boa circulação energética.
Imagem: Harmonização de Ambientes
Legal! Mas como saber qual ciclo usar? E de que forma fazer isso, sem precisar quebrar paredes ou usar objetos caros? E dá para fazer de forma mais ecológica?
Calma! Te respondo no próximo post!
Até
Vivien Patrícia