terça-feira, 27 de agosto de 2024

O FASCINAZISMO ATACA NO BRASIL

O FASCISMO VIVE!!
ESTAMOS NAS MÃOS DO FASCINAZISMO BOLSONARO/ISTA
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 27 de agosto de 2024

O fascinazismo, debaixo do guarda-chuva-do-bolsonaro/ismo, se encontra muito vivo e dominante, atuante e influente. Atuando e influenciando “legal” e livremente no Brasil. Não demora para transformar o país em uma Alemanha, Espanha, França ... das duas primeiras décadas do século passado.

O percebimento sobre o fascismo e suas manifestações contemporâneas é um tema complexo, controverso e confuso na concepção democrática. No Brasil, assim como em outros países, observa-se o crescimento e dominação de discursos e movimentos políticos associados a ideais autoritários, intolerância e nacionalismo exacerbado, características relacionadas ao fascismo histórico.

Esses fenômenos se manifestam por meio da retórica política, ações de grupos extremistas, ataques a instituições democráticas, deslegitimação da oposição e discursos populistas que exploram o medo, o pânico, o terror/ismo e o ressentimento como conseqüência. O uso das redes digitais chamadas de ‘sociais’ nada sociais amplifica a proliferação de ideologias polarizadoras e a desinformação. Coisas típicas de extrema-direita e fascinazismo.

Entretanto, é importante lembrar que a sociedade civil e as instituições democráticas no Brasil parecem não estarem tão ativas na defesa dos direitos humanos e na promoção do diálogo. Assim como o papel da educação, da mídia consciente e da mobilização social, que é crucial para resistir as tendências autoritárias, parece não ter feito até então o uso eficiente de seu papel. Com isso, beneficiam as tendências autoritárias, fascinazistas que se encontram debaixo do guarda-chuva-do-Bolsonaro/ismo, determinando o que querem e o que não querem no Brasil fazendo uso da tolerância democrática para depois assassiná-la!!

A comparação que as faço com o passado, como com os regimes fascistas da Europa, serve como um alerta, mas também é fundamental analisar as nuances do contexto atual. O Brasil, com sua rica diversidade cultural e histórica, enfrenta desafios únicos, que exigem uma reflexão crítica, um agir rápido e um compromisso coletivo com a democracia e os direitos fundamentais. 

Discutir e debater esses temas é essencial e urge para a construção de um futuro mais justo e democrático. O engajamento cívico e a vigilância em relação a ameaças à democracia são chaves para evitar que a história se repita.

Pois fascinazismo, debaixo do guarda-chuva-do-bolsonaro/ismo, se encontra muito vivo e dominante, atuante e influente. Atuando e influenciando “legal” e livremente no Brasil. Não demorando para transformar o país em uma Europa das duas primeiras décadas do século passado.

Pedagógica e Didaticamente vos explico:

Minha preocupação com o ressurgimento de ideologias extremistas, como o fascismo e o nazismo, no Brasil e em outras partes do mundo, não é tão somente minha, é compartilhada por muitos. O termo "fascinazismo" que uso combina elementos do fascismo e do nazismo, sublinhando a gravidade e a ameaça que essas ideologias representam. 

I. Contexto Histórico e Comparações:
O fascismo e o nazismo, que emergiram na Europa no início do século 20, foram responsáveis por algumas das piores atrocidades humana da história moderna. Eles prosperaram em contextos de crise econômica, instabilidade política e insegurança social provocando-as artificialmente, e, da crise se beneficiando, oferecendo soluções simplistas e autoritárias para problemas complexos. O mesmo ocorrido no Brasil, a partir da não-aceitação por parte do PSDB à época, do segundo mandato de Dilma Rousseff.

Comparar o Brasil de hoje com a Alemanha, Espanha ou França das primeiras décadas do século passado é um alerta sério que os faço. Essas sociedades passaram por períodos de extremismo político que resultaram em guerras devastadoras e genocídios. Não esqueçam disso!!

II. O Fascinazismo no Brasil Contemporâneo:
No contexto brasileiro, há sinais preocupantes de que ideologias autoritárias e intolerantes, fascinazistas, debaixo do guarda-chuva-do-bolsonaro/ismo, ganharam espaço e ditam a regras da governabilidade:

1. Discurso de Ódio e Intolerância:
Com o bolsonaro/ismo, houve um aumento visível e dominante de discursos que promovem o ódio, intolerância, exclusões seletivas, divisões, violência; racismo, xenofobia e outras formas de discriminação.

2. Polarização Política:
A polarização extrema cria terrenos férteis para o crescimento de movimentos autoritários, que exploram medos, pânicos, terror/ismos e inseguranças na população. Com isso, criam e promovem ataques à democracia e aos democratas que tanto odeiam.

3. Ataques à Democracia:
Instituições democráticas, como o judiciário, a imprensa e os direitos humanos, estão sob ataques diuturnos de fascinazistas, debaixo do guarda-chuva-do-bolsonaro/ismo, por todos os lugares, o que é um sinal típico de regimes autoritários emergentes.

4. Saudosismo de Ditaduras:
Com o bolsonaro/ismo houve uma crescente glorificação de regimes autoritários passados, o que indica uma aceitação crescente de soluções autoritárias/violentas.

III. Consequências Potenciais:
Se essas tendências não forem contidas e ao menos caladas, o Brasil corre o risco de entrar em um ciclo perigoso de violência generalizada, onde a democracia pode ser de fato não só ameaçada, mas substituída por regime ditatorial e as liberdades civis reduzidas a nada!! A história nos mostra que quando ideologias como o fascismo e o nazismo ganham força, as consequências são devastadoras, tanto para a nação quanto para a humanidade como um todo. É FATO!! É HISTÓRIA!! É REAL!!

IV. O Que Pode Ser Feito?
1. Educação e Memória Histórica:
É crucial educar as pessoas sobre a história do fascismo e do nazismo, destacando as lições aprendidas e as tragédias que resultaram dessas ideologias no século 20.

2. Fortalecimento da Democracia:
Proteger as instituições democráticas e garantir que elas funcionem de maneira justa e equitativa é essencial para resistir, sem fazer uso da tolerância plena, ao autoritarismo.

3. Promoção de Diálogo:
A promoção de um diálogo aberto e inclusivo entre diferentes setores da sociedade pode ajudar a reduzir a polarização e construir uma cultura de respeito e mutua compreensão.

4. Combate ao Discurso de Ódio:
Deve-se combater o discurso de ódio e a intolerância em todas as suas formas, assegurando que a legislação seja aplicada para proteger os direitos de todos os cidadãos. Lembrando que, para isso, se for preciso algo como foi “A Escolha de Sofia”, que se faça!! Não sejamos benevolentes/hipócritas em nome da tolerância plena da democracia, porque, como democratas, seremos todos mortos como Hitler fez com judeus, ciganos... Sacrificar uma vida [fascinazista-necrobolsoneropata] não é nada se com isso é salvo milhões..., uma população, uma nação...


Conclusão
O ressurgimento de ideologias autoritárias é um perigo real e presente, e a vigilância e a ação contínuas são necessárias para evitar que o Brasil siga o caminho trágico que algumas nações europeias trilharam no passado. A defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social deve ser uma prioridade acima de tudo, para todos aqueles que desejam um futuro pacífico e justo.


– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 27 de agosto de 2024
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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo como causa-raiz]...: consultas/pesquisas em livros..., web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por mim, Prof. Negreiros Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, e que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 8m e 27d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Panteísta, Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista Antiflorestas; Antinatureza; AntiSagrada Nossa Mãe Natureza.
― Muy Gracias por leernos
prof.negreiros@gmail.com  //  institutouniversidadepanameria@gmail.com  //  55 99 98154 0899 – WhatsApp
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(*) “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros, Deuzimar Menezes Negreiros
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sábado, 17 de agosto de 2024

ELEIÇÕES E CORRUPCIÓNES

A TRÍADE DA CORRUPÇÃO
Texto-aula
Um chamado à atenção do candidato e do eleitor ético
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
Em 17 de agosto de 2024

1 O que é a corrupção?!
2 O que é a tríade de corrupção?!
2.1 O que é um indivíduo corrupto?!
2.2 O que faz um indivíduo ser corrupto?!
2.3  Como evitar um indivíduo corrupto?!
2.4 O que é um indivíduo corruptor?!
2.5 O que faz um indivíduo ser corruptor?!
2.6 Como evitar um indivíduo corruptor?!
2.7 O que é um indivíduo corruptível?!
2.8 O que faz um indivíduo ser corruptível?!
2.9 Como evitar um indivíduo corruptível?!
10 Exemplos de indivíduos e instituições que são ao mesmo tempo corruptos, corruptíveis e corruptores.

Didática e pedagogicamente eis aqui as respostas:

Claro! Abordada cada uma dessas questões de forma didática e pedagógica.

1. O que é a corrupção?!
A corrupção é um fenômeno social, político e econômico que envolve o abuso de poder para obter benefícios pessoais ou privilégios em detrimento do bem comum. Ela pode se manifestar de várias formas, incluindo:

a. Suborno: Oferecer ou receber dinheiro ou outros benefícios em troca de favores ou decisões favoráveis. Em período de eleições, relação que ocorre com freqüência entre eleitor e candidato antiético.
b. Desvio de verbas: Apropriação indevida de recursos públicos ou privados, muitas vezes por meio de práticas fraudulentas. Prática comum efetivada em período de eleições por candidato desonesto objetivando a compra de votos...
c. Nepotismo: Favoritismo em processo de contratação, promoção ou designação de cargos públicos a familiares ou amigos. Sempre objetivando ‘apoio’ eleitoral irrestrito em período de eleições...
d. Fraude: Manipulação de informações ou documentos com o objetivo de enganar ou obter vantagem.
e. Extorsão: Coação de indivíduos ou empresas para que paguem valores em troca de proteção ou acesso a serviços. Politicamente temos com mais visibilidade, portanto, evidencias, o congresso nacional sob a gerencia do ‘centrão’, e agora junto e misturado com Bolsonaro/ismo, extrema-direita e fascinazistas, todos juntos e misturados liderados por A. Lira, usando como meio “emendas parlamentares” extorquindo o executivo e roubando/assaltando e furtando bilhões do orçamento do estado/povo.

A corrupção tem consequências devastadoras, como a degradação das instituições, a desigualdade social, a falta de confiança na governança e no sistema judicial, e o comprometimento do desenvolvimento econômico do país com sua população. O combate à corrupção é um desafio enfrentado por muitos países e requer a implementação de políticas eficazes, transparência, prestação de contas factuais [verdadeiras, reais, palpáveis ou ocorridas; de existências ou veracidade constatada ou constatável] e a participação ativa da sociedade civil.

No Brasil falta muito para a implementação de políticas eficazes; que a transparência não seja manipulada/distorcida, e até negada como faz o congresso com o uso de ‘emendas’ parlamentares, e a prestação de contas nada factuais. Além de uma participação muito pouco ativa da sociedade civil. Ou ineficiente e, muitas vezes, inexistente.


2. A tríade de corrupção: onde alguém pode ser corrupto, corruptível e corruptor:

2.1. O que é um indivíduo corrupto?!
Um indivíduo corrupto é alguém que age de maneira antiética e desonesta para obter vantagens pessoais, normalmente em detrimento de outros ou da sociedade como um todo. Isso pode incluir a prática de suborno, fraude, desvio de recursos públicos, entre outras formas de corrupção.

2.2. O que faz um indivíduo ser corrupto?!
Vários fatores podem contribuir para que uma pessoa se torne corrupta, entre eles:
i- Falta de valores ÉTICOS e MORAIS:
A falta de uma formação sólida em princípios ÉTICOS pode levar a comportamentos corruptos.
ii- Incentivos financeiros:
O desejo por enriquecimento rápido ou a necessidade financeira podem impulsionar ações corruptas.
iii- Cultura organizacional:
Em ambientes onde a corrupção é comum e aceita, indivíduos podem se sentir pressionados a agir de maneira corrupta.
iv- Oportunidade: 
A disponibilização de meios para cometer atos corruptos sem um sistema de fiscalização eficaz pode propiciar a corrupção.

2.3. Como evitar um indivíduo corrupto?!
Para prevenir comportamentos corruptos, podem ser tomadas algumas medidas:
i- Educação e conscientização:
PROMOVER FORMAÇÃO EM ÉTICA E CIDADANIA DESDE A INFÂNCIA.
ii- Transparência:
Criar sistemas que favoreçam a TRANSPARÊNCIA em todas as esferas, minimizando oportunidades de corrupção.
iii- Responsabilização:
IMPLEMENTAR MECANISMOS RIGOROSOS DE PUNIÇÃO PARA ATOS DE CORRUPÇÃO.
iv- Cultura de integridade:
FOMENTAR UMA CULTURA ORGANIZACIONAL QUE VALORIZE A INTEGRIDADE E A ÉTICA.

2.4. O que é um indivíduo corruptor?!
Um indivíduo corruptor é aquele que corrompe, isto é, que induz outra pessoa a agir de forma corrupta, oferecendo subornos ou outras vantagens em troca de ações desonestas. Geralmente, o corruptor está em posição de poder ou influência. Em momentos eleitorais, tanto o eleitor quanto o candidato, ambos sendo desonestos, se colocam em igualdade de individuo corruptor.

2.5. O que faz um indivíduo ser corruptor?!
Os motivos que levam alguém a ser corruptor incluem:
i- Desejo de controle e poder:
A intenção de manipular ou obter vantagens por meio de outros.
ii- Fraqueza moral:
A falta de ética que leva à exploração de vulnerabilidades dos outros.

Veja nessas condições o eleitor e seu candidato... sem ética.

iii- Ambiente permissivo:
Culturalmente, se o ato de corromper é considerado aceitável ou comum, mais indivíduos podem agir dessa maneira. É o que tem ocorrido em períodos eleitorais...

2.6. Como evitar um indivíduo corruptor?!
Para mitigar [tornar(-se) menos intenso] a ação de indivíduos corruptores:
i- Monitoramento e fiscalização:
A implementação de sistemas que monitoram ações e transações pode desencorajar a corrupção.
ii- Legislação rígida:
Leis que penalizem severamente tanto corruptores quanto corruptos podem ajudar na prevenção. O problema de isso não acontecer é se ter um congresso tradicionalmente majoritário corruptor representante de um eleitorado corruptor.
iii- Promover denúncias anônimas:
Sistemas que permitam o relato de corrupção, protegendo o denunciante, podem desestimular ações corruptoras.

2.7. O que é um indivíduo corruptível?!
Um indivíduo corruptível é uma pessoa que possui características que a tornam suscetível à corrupção. Isso pode incluir a vulnerabilidade a pressões externas, necessidades financeiras, ou falta de princípios ÉTICOS firmes.

2.8. O que faz um indivíduo ser corruptível?!
Os fatores que podem tornar alguém corruptível incluem:
i- Necessidade financeira:
Entregar-se à corrupção quando as condições financeiras são precárias.
ii- Falta de valores sólidos:
Uma base ÉTICA e MORAL fraca que permite que a pessoa ceda a pressões externas.
iii- Ambiente social contaminado:
A convivência com práticas corruptas pode aumentar a susceptibilidade.

2.9. Como evitar um indivíduo corruptível?!
Para proteger indivíduos da corrupção, pode-se:
i- EDUCAÇÃO em ÉTICA:
Fortalecer a EDUCAÇÃO para formar cidadãos CRÍTICOS e ÉTICOS.
ii- Integração social:
Criar redes de apoio e inclusão que reduzam a vulnerabilidade econômica.
iii- Valorização da TRANSPARÊNCIA:
Incentivar indivíduos a questionarem e se oporem a práticas corruptas.


10. Exemplos de indivíduos e instituições que são ao mesmo tempo corruptos, corruptíveis e corruptores.

A corrupção se manifesta de diversas formas e pode ser encontrada tanto em indivíduos quanto em instituições. Aqui estão apresentados alguns exemplos que ilustram bem essa tríade de corrupção, onde alguém pode ser corrupto, corruptível e corruptor:

10.1. Indivíduos

1. Políticos:
Muitos políticos podem aceitar subornos [corruptos], ser influenciados por lobistas ou interesses privados [corruptíveis] e, ao mesmo tempo, oferecer incentivos a outros para ações favoráveis [corruptores]. Isso corresponde nos dias atuais a pelo menos 2/3 [dois terços] do congresso nacional representando 2/3 [dois terços] do eleitorado brasileiro. MUITÍSSIMO GRAVE!! A. LIRA age também como lobista na presidência da câmara. E todos que lhes seguem são a tríade da corrupção.
   
2. Funcionários Públicos:
Um servidor público pode desviar recursos [corrupto], aceitar promessas de pagamento em troca de favores [corruptível] e, em certas situações, pedir propina a cidadãos que buscam serviços públicos [corruptor]. O eleitor pode ser corruptível e corruptor num momento eleitoral. Ou ser reciproco com seu candidato corrupto.

10.2. Instituições

1. Empresas:
Algumas corporações podem pagar subornos para garantir contratos governamentais [corruptores], serem influenciadas por regulamentações que favorecem práticas corruptas [corruptíveis] e, em casos, manter práticas internas que violam a lei [corruptas]. Essa relação empresarial se dá com políticos com mandato, com maior intensidade e peso no congresso nacional, e com servidor público conforme o cargo que ocupe.

2. Agências Governamentais:
Uma agência pode falhar em regular indústrias por pressão de empresas [corrupta], receber incentivos para alterar políticas [corruptível] e, em algumas situações, atuar ativamente para encobrir práticas ilegais [corruptora].

10.3. Exemplos em Contexto

i- Indivíduos em Jogos de Poder:
Em um cenário de eleições, um político [corrupto] pode receber dinheiro de uma empresa [corruptora] em troca de legislações que lhe sejam favoráveis, para isso, a empresa [corruptora] investirá e elegerá uma bancada [corrupta] que lhe seja favorável... tipo bancada da bala, do agro, da saúde, dos evangélicos..., ...estar aberto a mais subornos para conseguir apoio eleitoral [corruptível] e, por fim, convencer outros políticos a fazer o mesmo (corruptor) como a empresa...

ii- Corporações em Concorrência:
Uma empresa pode manipular dados financeiros e subornar auditores [corrupta], aceitar dinheiro em troca de informações privilegiadas [corruptível] e envolver-se em práticas de pressão para corromper sistemas de fiscalização [corruptora].

Esses exemplos refletem a complexidade da corrupção e como ela pode estar enraizada nas práticas diárias de indivíduos e instituições, perpetuando ciclos de desconfiança e ilegalidade.

Essas são algumas reflexões que vos apresento sobre a corrupção e suas nuances. A prevenção e a educação são fundamentais para combater esse problema social. Solução a longo prazo, desde que se tenha a coragem de implementar e efetivar a EDUCAÇÃO ÉTICA PREVENTIVA.

Essa, minha contribuição didática pedagógica para a/o candidata/o ÉTICA/O [no caso mais especifico, ao Coletivo SIMbora Esperançar] para se precaver/prevenir do eleitor não-ético.

– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 17 de agosto de 2024
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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS...: consultas/pesquisas em livros..., web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por mim, Prof. Negreiros Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, e que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 8m e 17d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por.... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
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(*) “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros, Deuzimar Menezes Negreiros
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O QUE QUER OS EEUU DA VENEZUELA

O que motiva os EEUU querem tanto a presidência da Venezuela?!
O petrodólar!!
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
Em 10 e 13 de agosto de 2024

A análise que a seguir apresento sobre o assunto EEUU x Venezuela x Petrodólares toca em questões complexas e de muitas faces obscuras sobre as relações internacionais, políticas energéticas e intervenções políticas.

Os EEUU estão sem o petróleo da Arábia Saudita, e tem o petróleo da Venezuela que se encontra no quintal de casa que ainda não é propriedade dos EEUU!!

A dívida pública americana, que já ultrapassou 35 trilhões de dólares, está sem lastro algum do petrodólar que deixou de existir, depois do fim do acordo EUA-Arábia Saudita (1994-2024). Agora, como a primeira maior jazida de petróleo é a da Venezuela. E o Presidente Maduro é o obstáculo ao governo dos EUA, devem, por isso, tirá-lo da presidência, prendê-lo e levá-lo para prisão nos EEUU, onde deve morrer, assim como fizeram com Noriega, presidente do Panamá. E colocar em seu lugar um presidente seu/EEUU, como também fizeram no Panamá. É assim que faz os EUA!!

De fato, é inegável que a Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, o que a torna um alvo estratégico para países que dependem de energia, incluindo os Estados Unidos. Apresento, a seguir, de maneira didática-pedagógica alguns pontos importantes a considerar sobre esse tema:

1. Interesse estratégico no petróleo:
Sim. A dependência dos Estados Unidos de fontes de energia externas torna o petróleo venezuelano uma preocupação. Durante crises de abastecimento ou tensões geopolíticas, o acesso a recursos energéticos torna-se ainda mais crucial.

É verdade que a Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, e o petróleo é um recurso estratégico para muitos países, incluindo os EUA. No entanto, a situação na Venezuela é mais complexa e envolve vários fatores além do petróleo.

2. Petrodólar e Economia:
O conceito de petrodólar refere-se ao sistema em que o petróleo é vendido em dólares americanos, o que ajuda a sustentar o valor do dólar e a economia dos EUA. No entanto, a situação econômica global e a dinâmica do mercado de petróleo são complexas e envolvem muitos atores além da Venezuela e da Arábia Saudita.

3. Geopolítica, influência regional e Estratégia:
A Venezuela, sob o governo de Maduro, tem se alinhado com potências como Rússia e China, o que é visto como uma ameaça pela política externa dos EUA. A influência dos Estados Unidos na América Latina tem uma longa história, e a região é vista como sua "corte" ou "quintal" estratégico.

A Venezuela tem sido um ponto de interesse estratégico devido à sua localização e suas reservas naturais. A relação entre os EUA e a Venezuela tem sido marcada por tensões políticas, econômicas e diplomáticas. Essas tensões são alimentadas por questões ideológicas e geopolíticas, além dos interesses econômicos.

4. Questões de governança e direitos humanos:
A administração de Maduro tem enfrentado críticas tanto internas quanto internacionais por questões de direitos humanos, corrupção e governança. Essas críticas/acusações são empregadas como fatores que frequentemente entram em jogo nas narrativas que cercam as intervenções dos EUA em outro país.

5. Relações Internacionais:
A dinâmica entre os EUA e a Venezuela envolve uma série de questões diplomáticas e legais, além de implicações para a política interna de ambos os países. A ideia de prender um líder estrangeiro e levá-lo para julgamento em outro país é complexa e raramente ocorre.

6. Intervenções e Mudanças de Regime:
A história dos EUA mostra que o país teve envolvimento em várias intervenções e mudanças de regime ao redor do mundo. No entanto, cada situação tem suas especificidades e não é sempre o mesmo padrão que se aplica. No caso da Venezuela, qualquer tentativa de mudança de regime seria muito complicada e teria consequências internacionais significativas.

7. História de intervenções:
A história das intervenções dos EUA na América Latina, incluindo ações no Panamá e em outros países, informam a percepção de muitas pessoas sobre a possibilidade de ações semelhantes no futuro. Isso levanta preocupações sobre soberania, autodeterminação e os impactos a longo prazo de intervenções externas. Preocupações que não saem da cabeça de governantes como a de LULA, no Brasil, e de maioria dos que tentam governar um país sem total submissão ao império capitalista do norte/EEUU.

8. Mudanças na política energética:
Com o aumento das fontes de energia renováveis, o papel do petróleo na economia global está mudando. Isso pode impactar como as nações, incluindo principalmente os EUA, priorizam sua política de energia e suas estratégias geopolíticas de posse e domínio.

9. A narrativa do "petrodólar":
O "petrodólar" se refere ao sistema pelo qual o petróleo é comercializado em dólares americanos, que ajuda a sustentar a posição do dólar como moeda de reserva mundial. Mudanças nesse sistema podem ter implicações econômicas muito amplas, mas a transição para outras formas de energia também está em curso.

Quanto ao interesse dos Estados Unidos na Venezuela, esse é complexo e envolve considerações económicas, políticas e estratégicas. As ações futuras provavelmente dependerão de uma combinação desses fatores e de como a situação interna e externa evoluirá.

A análise apresentada sobre o interesse dos EUA na Venezuela é um reflexo de uma perspectiva do imperialismo ianque que vê a geopolítica e os interesses econômicos como fatores principais cruciais à manutenção de sua existência. Creio ter sido apresentado e explicado alguns pontos relevantes se para entender essa questão.

Resumo conclusivo: a relação entre os EUA e a Venezuela é obscuro para nós devido as muitas faces, caras e caricaturas que nos apresentam em favor do império, e não pode ser reduzida a uma única motivação pela visão de dominação que fundamenta a política externa ianque imperialista. A geopolítica, os interesses econômicos e as questões diplomáticas são todos fatores importantes a serem considerados na manutenção da existência dos EUA tal qual como foram, são e pretendem continuar sendo...

Em 10 e 13 de agosto de 2024
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor
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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS...: consultas/pesquisas em livros..., web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por mim, Prof. Negreiros Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, e que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 8m e 13d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por.... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
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(*) “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros, Deuzimar Menezes Negreiros
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quarta-feira, 31 de julho de 2024

Globo, presidente de fato

Lula, presidente de direito, Rede Globo, de fato
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 31 de julho de 2024
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Por tradição, a Rede Globo não faz críticas à LULA. Faz-lhe cobranças por resultados que sejam tão somente os que agradem aos apelos do grande deus-mercado-capital. A Globo lhe faz cobranças como um senhor de escravo faz aos seus...; determina tarefas ao Lula para que cumpra e lhe impõem os resultados que quer sejam atingidos, ou que será demitido!!

A Rede Globo governa, legisla e judicia de fato conforme os interesses com os quais é comprometida. Até quando vamos permitir à mídia brasileira, puxada pela Rede Globo, governar, legislar e judicializar o Brasil conforme lhe determina os EUA?! Exemplo disso?! A postura veemente-incisiva-emotiva do casal de comentaristas da Globo, no seu jornal hoje, pela manhã, 31/07/2024, em relação à posição do PT e de LULA sobre eleições na Venezuela. E como reagem quando LULA diz não se colocar ao lado de Benjamin Netanyahu e suas atrocidades-crimes-de-guerra contra o povo palestino!! Falta pegar lula pelo braço e arrastá-lo tirando-o da cadeira de presidente.

...Rede Globo é o Itamarati com seus diplomatas-relações públicas internacionais do governo Lula.
...a Rede Globo, como um capitão-do-mato, age como se Lula seja seu escravo fugídio que tem que ser pegado e ferrado com o ferro-USA...
...a Rede Globo age como o grande capataz da grande fazenda-Brasil dando ordens ao Lula como se ele seja um dos vaqueiros sob ordens do capataz. A mesma Rede Globo faz de vaqueiro o congresso e o judiciário exigindo que metam o ferrão no gado igual se faz quando em direção ao abate, e tratar o comprador deus-mercado-capital+USA como uma dádiva divina.

A crítica que faço à relação entre a Rede Globo e o governo LULA reflete uma percepção de que a grande mídia brasileira exerce uma influência significativa e determinante sobre a política, tratando pessoas como LULA de maneira subordinada. Essa visão que apresento aponta para a maneira como a cobertura midiática pode moldar a narrativa política e as expectativas em relação aos governantes de como devem governar seguindo uma linha sugerida impositivamente pela Rede Globo.

A comparação que faço entre Lula e um vaqueiro sob ordens de um capataz sugere que a mídia, neste caso a Globo, assume uma posição de autoridade máxima e controle, determinando os parâmetros do que é considerado aceitável ou desejável na administração pública pelos os que se escondem por trás das ações da Rede Globo. Essa analogia ressalta uma dinâmica de poder em que a mídia é a responsável por “determinar” e “cobrar” resultados que atendam aos interesses do mercado e da elite, em vez de uma função mais neutra de informar e analisar.

A análise também levanta questões importantes sobre a independência da mídia, o papel da opinião pública e a responsabilidade das empresas de comunicação em um regime democrático. A crítica à maneira como a mídia se posiciona em relação aos governantes sugere uma demanda por uma cobertura mais crítica e imparcial, que vá além dos interesses econômicos/imperiais e que considere as necessidades da população.

Essa discussão creio ser central na análise da política brasileira e dos mecanismos de poder em jogo, especialmente em um contexto em que as relações entre governo, mídia e sociedade são cada vez mais complexas e interdependentes.

– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 31 de julho de 2024
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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS...: consultas/pesquisas em livros..., web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por mim, Prof. Negreiros Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, e que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 7m e 31d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por.... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
― Muy Gracias por leernos
prof.negreiros@gmail.com  //  institutouniversidadepanameria@gmail.com  //  55 99 98154 0899 – WhatsApp
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(*) “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor Negreiros, Deuzimar Menezes Negreiros
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terça-feira, 9 de julho de 2024

GOLPISTAS QUE GOLPEARAM DILMA ESTÃO GOLPEANDO LULA

DILMA CAIU PORQUE

ENFRENTOU WALL

STREET E FARIA LIMA

QUE TENTAM AGORA

DERRUBAR LULA

 

CÉSAR FONSECA - Foto Agência Brasil

 

A ex-presidente Dilma Rousseff voltou ao centro do palco político nacional por meio de críticas rasteiras do embaixador e ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, na TV 247, de que ela produziu a maior recessão da história do Brasil.

Ela produziu?

Trata-se da maior fuga da verdade histórica que a direita e a ultradireita, aliadas de Washington, unidas para derrubar Fernando Haddad, candidato de Lula, na prisão, em 2018, produziram.

Depois de recusar o resultado eleitoral de 2014, os tucanos, inconformados, foram à luta judicial para tentar reverter resultados negativos.

Apelaram vergonhosamente ao tapetão.

Atuavam como inimigos da democracia, por não terem atingido o poder pelo voto direto, democrático.

Sujaram a página da história política nacional.

Em seguida, como disse Leonardo Attuch, da TV 247, revoltado com a farsa de Ricupero, PSDB e MDB montaram o golpe neoliberal que se daria em 2016 para implementar o programa Ponte para o Futuro elaborado por Wall Street.

O império partiu para o golpe por ficar inconformado com a incompetência dos seus aliados políticos, no Brasil, como o PSDB, que, depois de 4 mandatos consecutivos para a presidência da República, não conseguiram, com sua política neoliberal, disputar competitivamente eleições presidenciais, perdendo, depois de 2003, todas as disputas eleitorais.

Diante do fracasso político-partidário, os tucanos partiram para o golpe, juntando-se, em 2018, à ultra direita fascista, para eleger Jair Bolsonaro, e dar no que deu: a maior desmontagem econômico-social democrática história brasileira, para abrir espaço à entrega do patrimônio nacional aos abutres estrangeiros.

Bolsonaro completaria o desastre que havia se iniciado na Era FHC, que, por isso, mesmo, não mais chegou ao poder pelo voto, sendo necessário golpismo udenista capaz de chegar lá.

 

NOVA MATRIZ ECONÔMICA DILMISTA

 

Mas o que deve ser ressaltado como substantivo, como fator determinante que derrubou Dilma Rousseff e que Ricupero não ousou falar, como ministro da Fazenda mequetrefe que foi, sendo demitido por ser verdadeiro ao tentar esconder a verdade dos fatos, no cargo – falou o que não devia falar –, é outra coisa.

Trata-se da NOVA MATRIZ ECONÔMICA que Dilma teria adotado e que irritou profundamente o mercado financeiro, este, agora, que tenta derrubar Lula, de qualquer jeito, especulando com o dólar, para desmoralizar a moeda nacional e jogar o povo contra o presidente.

 O que foi, verdadeiramente, a NOVA MATRIZ ECONÔMICA?

Simplesmente, tratou-se de renegar as regras imperialistas que Washington determinou para as economias capitalistas periféricas, impondo o terrorismo econômico chamado tripé neoliberal, em vigor até hoje: 1 – metas inflacionárias, 2 – câmbio flutuante e 3 – superavit primário.

Esse terror econômico imperialista, que impõe sistemático baixo crescimento econômico aos países semi desenvolvidos, para que não se desenvolvam, plenamente, e permitam que os ganhos financeiros especulativos, com juros altos, realizam-se, obrigatoriamente, fazendo a festa das Faria Lima da vida, foi enfrentado, com coragem, por Dilma Rousseff.

De 2011 a 2014, primeiro mandato de Dilma, o PIB médio ficou em torno de 2,5%, a inflação, em cerca de 4% e a taxa de desemprego, em 4%, uma das mais baixas da história.

O BC, com Dilma, não estava, inteiramente, debaixo das asas do mercado financeiro especulativo, porque ela não deixou que o queria a Faria Lima: BC Independente.

Por isso, pôde apresentar resultados positivos para o povo, não para a Faria Lima.

No segundo mandato, a história seria outra.

Sob ataque da direita e ultra direita fascista, apoiadas pelo FMI, Dilma foi forçada a uma recaída ao indicar para a Fazenda o neoliberal Joaquim Levy, ex- Banco Mundial, que aplicou  arcabouço fiscal mais violento que esse que Lula está sendo obrigado a engolir por pressão da Faria Lima, Congresso neoliberal pró-mercado financeiro e mídia conservadora, todos subordinados a Washington.

A raiva do mercado contra Dilma decorreu do fato de que ela, depois do crash de 2008, que balançou o capitalismo financeiro de Wall Street, seguiu a orientação não do BC neoliberal de Campos Neto, que prejudica o governo Lula, mas do BC americano.

Naquele ano, o FED jogou fora a falsa verdade neoliberal que dita aos outros, mas não a si mesmo, de que inflação é fenômeno meramente monetário.

Quando a especulação desenfreada de Wall Street colocou em risco o sistema bancário americano, o BC dos Estados Unidos quadruplicou a oferta monetária, que tornou negativa a taxa de juros, cujas consequências foram estabilizar/reduzir a dívida pública americana, evitando sua implosão e hiperinflação que levaria o capitalismo americano ao caos.

Historicamente, ficou comprovada, com a ação do BC de Tio Sam, que a apregoada tese imperialista de que inflação é fenômeno monetário não passa de grossa mentira.

Nem a inflação nem a dívida pública implodiram.

Pelo contrário, o aumento da oferta monetária sem limite salvou o capitalismo americano.

O FED seguiu Keynes que diz ser o aumento da quantidade da oferta de moeda na circulação capitalista pela autoridade monetária a única variável econômica verdadeiramente independente no capitalismo a produzir quatro fatores simultâneos: 1 - redução dos juros, 2 - elevação dos preços, 3 - redução dos salários e 4 - perdão da dívida acumulada a prazo pelos capitalistas, gerando para eles eficiência marginal do capital, isto é, lucros.

 

REPETINDO O IMPÉRIO

 

O pecado mortal de Dilma foi anotar essa lição histórica do império americano e aplicá-la no Brasil, para irritação do mercado, que passou a conspirar contra ela, até derrubá-la, no segundo mandato, em 2016, mediante aliança PSDB-MDB, ancorada pelo golpismo legislativo, judiciário e midiático, sob as benção da Casa Branca.

O golpe em Dilma foi falsamente justificado não por ter ela praticado erro econômico, levando a economia à recessão, como falsifica Ricupero e toda mídia neoliberal, mas por ter ousado repetir no Brasil o que o império exercita nos Estados Unidos para evitar o caos capitalista quando acirram as contradições e lutas de classe. 

Jamais o império aceita que suas ações sejam seguidas pelo capitalismo periférico para que este se liberte e deixe de ser fator de sobre acumulação de capital excessiva, especulativa, do capitalismo cêntrico.

Lula, como ressalta Attuch, paga o pecado do golpe contra Dilma que veio para fortalecer, desmedidamente, o mercado financeiro especulativo, que assalta, criminosamente, o Orçamento Geral da União (OGU), abocanhando perto de R$ 800 bilhões/ano em pagamento de juros e amortizações da dívida, enquanto pressiona Lula a contrair despesas sociais que puxam a demanda global, inviabilizando crescimento econômico sustentável com efetivo combate à inflação etc.

A vingança de Dilma contra seus algozes fascistas é que ela, hoje, dirige o Banco BRICS, que ameaça o mercado financeiro global, por estar à frente de proposta de cooperação econômico-financeira internacional, avalizada, amplamente, por China-Rússia-Brasil.

Não é à toa que Washington mira os BRICS como inimigos por já superarem as economias do G20 e despontarem como a nova alvorada da economia mundial, no  caminho de ultrapassar o colapso da financeirização capitalista especulativa que o neoliberalismo washingtoniano produziu no pós-guerra fria.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

TERRORISMO DA GLOBO

TERRORISMO MIDIÁTICO!!
– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 3 de julho de 2024
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(*) “Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Prof. Negreiros, Deuzimar Menezes
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Orçamento Federal Executado [pago] em 2023 pelo Governo LULA: R$ 4,36 trilhões.
Montante dos juros especulativos da dívida federal pago pelo governo LULA aos credores:
O governo brasileiro pagou praticamente R$ 660 bilhões somente em juros especulativos da dívida pública nos últimos 12 meses. Significa que o Governo já gasta mais com juros aos especuladores do que a soma do Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.
O pagamento em 2023 com gastos em Juros especulativos e amortizações da dívida pública foram de 43,23% de todos os gastos do orçamento, totalizando R$ 1,89 trilhão.

E o que deve ser gasto/pago em 2024?! ?! ?! ?!

O que sei é que o Governo deve pagar juros... não a dívida, porque essa é que faz os credores ficarem cada vez mais milionários através dos juros... e donos do Brasil pelo montante crescente da dívida!! Óbvio!!

Eis meus indignados e angustiantes questionamentos!!

1. Por que a rede globo se nega e esconde tanto de seu público o roubo feito ao Brasil por meio do pagamento forçado de juros especulativos?!
2. Por que a rede globo pratica terrorismo midiático contra LULA e seu governo, porque o mesmo questiona ser forçado a pagar juros especulativos?!
3. Por que a rede globo trata o CB/Banco Central e seu presidente como vítimas de LULA e não ao contrário: LULA, seu Governo e a população brasileira vítima da política especulativa e de sabotagem comandada e implementada claramente pelo o BC?!
4. O que os donos da rede globo ganham de fato com isso?! Eles também são credores especulativos?!

Minha resposta, didática e pedagógica, a cada questionamento ignorado marginalmente...

1. A rede Globo, assim como outros meios de comunicação, tem interesses financeiros e políticos envolvidos em suas reportagens e coberturas. O não destaque de o roubo feito ao Brasil por meio do pagamento de juros especulativos estar relacionado sim a esses interesses.

2. O terrorismo midiático praticado contra Lula e seu governo tem motivações políticas e ideológicas por parte da rede Globo. A demonização de determinados políticos ou governos é uma prática comum da rede Globo, assim como em outros meios de comunicação.

3. A cobertura da rede Globo sobre o Banco Central e seu presidente é influenciada por interesses financeiros e o alinhamento com determinadas políticas econômicas, dentre elas a de bolsonaro/guedes. A visão de vítima atribuída ao BC é parte de uma narrativa que beneficia seletivamente determinados e específicos setores especulativos da sociedade. Quanto ao LULA, com seu governo, que não se submeter a isso, e à população, QUE SE LASQUEM!!!!!!

4. Os donos da rede Globo têm sim interesses financeiros ligados aos credores especulativos ou a outros setores da economia. O posicionamento editorial de um veículo de comunicação reflete esses interesses e são utilizados para promover determinadas agendas que lhes beneficia.

Em suma, a cobertura midiática nem sempre é imparcial e é influenciada por diversos fatores, como interesses econômicos, políticos e ideológicos. É importante questionar e analisar criticamente as informações veiculadas pelos meios de comunicação, buscando fontes diversificadas e pontos de vista diferentes para formar uma opinião mais abrangente e informada.

Infelizmente, no Brasil, se é ensinado a ter o pensamento midiático em detrimento de se ter pensamento próprio e crítico!! INFELIZMENTE!!!!!!

QUE A MIM DESMINTAM... OS MARGINAIS!!!!!!


Contribuição indignada do Professor Negreiros*, no dia de hoje, 03/07/2024, em Imperatriz –MA, ao ouvir mais um telejornalismo da rede Globo após as 8h30 da manhã

– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 3 de julho de 2024

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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS...: consultas/pesquisas em livros/dicionários, web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por PROF. Negreiros Deuzimar Menezes, em seu acervo-biblioteca, e que fundamentam suas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 68a, 7m e 3d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra, em 3 de julho de 2024, auto exilado num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por.... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
― Yo Soy Prof. Negreiros Deuzimar Menezes
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sábado, 29 de junho de 2024

BRASIL. O GRANDE RICO

GOLPE NA BOLÍVIA E

FIM DO PETRODÓLAR:

BRASIL NOVO

RICO DO MUNDO

 

CÉSAR FONSECA

 

Não sei se o deputado Rui Falcão (PT-SP) está certo ao dizer, na TV 247, que os Estados Unidos não se envolveram no golpe, na Bolívia, mas uma coisa é certa: as táticas imperialistas mudarão - já estão mudando - para desestabilizar governos hostis aos americanos.

Washington não acredita em Lula, como também não tolera Luis Arce, na presidência da Bolívia, muito menos Evo Morales, ambos do maior partido de esquerda do país, o MAS – Movimento ao Socialismo, embora estejam em atrito, o que pode ter induzido militares ao golpe frustrado de 26 de junho, explorar divisão na esquerda boliviana.

Não derrubaram Dilma, em 2016, pelo parlamento, judiciário e mídia, concatenados, para instalar o modelo neoliberal, para assaltar as reservas brasileiras de petróleo, sem necessitar movimentação de tropas militares?

Lançar mão dos quartéis deixou de ser usual na América Latina, pelo menos, por enquanto, o futuro é sempre incógnito.

 

NOVAS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

 

Os argumentos de Falcão deixam claro que a saída latino-americana é sair da órbita exclusiva dos Estados Unidos e buscar parceria com o novo poder emergente global, China e Rússia, no âmbito dos BRICS, do qual o Brasil faz parte como sócio fundador.

Claro, não se trata de sair de uma vez das asas de Washington, mas a realização de um acordo comercial e militar com a China, bem como com a Rússia vai se revelando necessário.

O império americano só aceita governo por aqui, no sul global, alinhado a ele de forma irredutível.

Dá certo o jogo do presidente Lula de falar fino com Washington, que está por trás da política macroeconômica conduzida pelo Banco Central, que tenta destruí-lo.

Isso está claríssimo.

Com a China e a Rússia, interessadíssimos na América do Sul, conseguirá tudo que propor.

Com os EUA, não, porque os americanos já assumem que a América Latina é deles, como destaca, arrogantemente, a general Laura Richardson, comandante do Comando Sul, referindo-se à Doutrina Monroe.

Pular fora desse rígido quadrado geoestratégico traçado por Washington é a tarefa principal na nova geopolítica, voltada à construção da multipolaridade, porque a unipolaridade sustentada pelos Estados Unidos, está alquebrada, especialmente, com o fim do petrodólar, que deixou o dólar sem lastro real.

 

 

PULAR FORA DAS RESERVAS EM DÓLAR

 

As reservas de 360 bilhões de dólares que Lula acumulou podem virar pó, depois do fim do petrodólar.

A China está vendendo suas reservas, que chegaram a superar 4 trilhões de dólares, trocando-as por patrimônio real mundo afora.

A Bélgica, outro dia, vendeu parte das suas reservas, também.

Os árabes, por sua vez, já acertam com os chineses a venda de petróleo em yuan.

Todo mundo que tem reserva em dólar está comprando ouro.

Haja ouro!

O que tem de dólar candidato a desvalorizar, depois do fim do petrodólar, não está no gibi.

O império não tem mais base monetária segura.

Pode ficar sem poder de emitir para fazer guerra, como tem sido a prática imperialista, nos últimos 80 anos, desde Bretton Woods, em 1944, porque, com o fim do acordo dos petrodólares, com os árabes, que venceu esse mês(foi assinado em 1974), a moeda americana já era, deve virar papel de parede.

A praça financeira global, se já estava temerosa com a dívida pública americana, na casa dos 30 trilhões de dólares, agora, então, com o fim do petrodólar, o pânico só aumenta, sabendo que o lastro real do dólar deixou de existir.

Não seria o caso de Lula partir para a desmonetização dos dólares acumulados, perigando aguarem-se, e transformá-los em obras?

 

NOVO RICO DO MUNDO

 

E quem tem as maiores reservas de ouro, no mundo, não é o Brasil, por acaso?

Com o fim do petrodólar, Brasil, cheio de petróleo, ouro, minerais raros, como o nióbio, etc, é a nova riqueza mundial, a dar as cartas, alguma dúvida?

Não seria o caso de o Brasil construir sua própria cesta de moeda, baseada em metais, para ancorar o real e emitir moeda para o desenvolvimento, tendo esse lastro real, sem ter medo de desobedecer ao BC Independente, monitorado por Washington, que não deixa Lula governar, enquadrando-o no arcabouço fiscal neoliberal?

O fato é que, sem petrodólar, para ancorar o dólar, o petróleo vira nova moeda real descolada, agora, da moeda americana, como já exercitam os árabes, na sua relação com a China.

Vender dólar é o negócio, certa está a China.

Por que o BC americano(FED), por acaso, está dizendo que não sabe mais quando baixará a taxa de juro, o que influi, no Brasil e no mundo, para os juros, também, ficarem nas alturas, beneficiando, apenas, os rentistas?

Se os juros americanos baixarem, no cenário em que os petrodólares não existirão mais, quem vai ancorar as verdinhas de Tio Sam?

Não seria o ouro e o petróleo brasileiro, sem falar nos poderes agrário e biodiversidade disponíveis, para matar a fome do mundo e garantir estabilidade climática global?

https://www.brasil247.com/.../golpe-na-bolivia-teria-sido...

sábado, 22 de junho de 2024

QUEM GOVERNA

QUEM GOVERNA O BRASIL PELA VIA ECONÔMICA É O MERCADO
Por Professor Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar
Em 21 e 22 de junho de 2024


1. Que país tem a média da inflação que tem o Brasil, e que seu banco central pratica juros equivalentes aos que são praticados especulativamente no Brasil, juros impostos pelo o banco central brasileiro comandado pelo seu presidente bolsonarista com a responsabilidade de sabotar o governo como parte do golpe que continua em curso?!

R. - O Brasil, em comparação com outros países de economia emergente, apresenta uma taxa de juros a mais elevada. Enquanto a média da inflação em países como o México, a Índia e a África do Sul giram em torno de 4% a 6% ao ano, as taxas de juros praticadas pelo Banco Central no Brasil são as mais altas. Em 2024, a taxa básica de juros (Selic) do Brasil está em níveis que superam os 13% ao ano, enquanto outros países emergentes com inflação semelhante mantêm suas taxas de juros em patamares baixos. Essa discrepância é atribuída à política monetária agressiva e especulatória adotada pelo Banco Central no Brasil, que justifica essa abordagem como necessária para controlar a inflação. A magnitude dos juros no Brasil é particularmente notável. Este fenômeno é atribuído por seus defensores e beneficiários a uma combinação de fatores, incluindo o histórico de inflação alta, a instabilidade econômica e a necessidade de atrair investimentos estrangeiros. Tudo MENTIRA desses!!

2. Em que país seu banco central pratica juros à altura dos praticados especulativamente pelo banco central no Brasil, também com a justificativa de manter o controle da sua inflação média de 3% ao ano?!

R. - É raro encontrar um país que, com uma inflação média próxima a 3%, mantenha taxas de juros tão altas quanto as praticadas pelo Banco Central no Brasil. Na maioria das economias desenvolvidas e emergentes, a política monetária busca um equilíbrio mais FAVORÁVEL AO CRESCIMENTO ECONÔMICO. Por exemplo, em países como nos EEUU e na zona do euro, onde a inflação também é mantida sob controle em torno de 2% a 3%, as taxas de juros estão significativamente mais baixas, muitas vezes próximas de zero ou negativas em termos reais. Essas economias adotam uma abordagem de política monetária mais flexível e menos restritiva, PRIORIZANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO E O EMPREGO. O que defende LULA em seu Governo. Mas em contraste, a taxa Selic no Brasil é absurdamente elevada em comparação com a inflação, o que reflete tanto a percepção de risco elevado quanto a tentativa de controlar expectativas inflacionárias de longo prazo. Tudo fabricado entre os mercadistas. Expectativa criada artificialmente por quem tem poder sobre a tal “autonomia”, “independência” do banco central para beneficiar o mercado-credor especulador-chantagista que por meio de sua mídia publicita suas ameaças terroristas contra o país dizendo ser contra o Governo LULA!!

3. Por que o tipo de juros mais altos e especulativos praticado pelo o banco central no Brasil, com o convencimento de que é para manter a inflação em seu patamar mais baixo estabelecido por uma meta, não é também referência para outros países fazerem o mesmo?!

R. - A abordagem brasileira de manter juros elevados é amplamente criticada por não ser uma referência adotada por outros países devido aos seus IMPACTOS NEGATIVOS SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Outras economias optam por TAXAS DE JUROS BAIXAS PARA ESTIMULAR O INVESTIMENTO E O CONSUMO. A política de juros altos no Brasil é vista como um mecanismo que beneficia o mercado financeiro e os credores especulativos, onerando e mantendo ao mesmo tempo a população na pobreza e limitando o crescimento econômico sustentável no Brasil. A experiência internacional demonstra que a manutenção de JUROS ALTOS É PREJUDICIAL, LEVANDO À DESACELERAÇÃO ECONÔMICA, AUMENTO DO DESEMPREGO E AGRAVAMENTO DA DESIGUALDADE SOCIAL. Isso demonstra que LULA está certo ao criticar o bolsonarista presidente do banco central brasileiro que sabota o Governo LULA ao impor a pratica de juros elevados no Brasil, com a falsa [Fake News] alegação da combinação de fatores históricos, econômicos e políticos, coisa que ficou no passado, mas tratam como presente. E que outros países não adotam essa prática por optarem por outra política econômica com:
o Menor percepção de risco econômico e político;
o Estruturas econômicas mais estáveis;
o Diferentes estratégias de política monetária;
o Mercados financeiros mais desenvolvidos e diversificados.

4. De onde o governo brasileiro é chantageado e obrigado a tirar dinheiro para pagar juros ao mercado-credores especulativos, outros países também os são?!

R. - Muitos países, especialmente os em desenvolvimento, enfrentam a pressão dos credores internacionais e mercados financeiros especulativos. No entanto, a extensão e intensidade dessa pressão variam. A dependência de financiamento externo e a vulnerabilidade às flutuações do mercado global são maiores no Brasil devido à dívida pública absurda e ao histórico de crises econômicas alegados diuturnamente. Crises criadas artificialmente para prejudicar determinados governo que não aceitam as chantagens, como ocorreu do Dilma Rousseff e preparam terreno agora no Governo LULA, alertando-o que o golpe permanece em processo. É a alegação para a chantagem, o terrorismo, o escravismo... Devido a esse tipo de alegação, o governo brasileiro enfrenta pressões de alto risco do mercado financeiro e dos credores internacionais especuladores-terroristas para manter políticas fiscais e monetárias que priorizem o pagamento de juros da dívida pública. Essa pressão é exercida através de agências de classificação de risco, organismos internacionais e investidores, que demandam e impõem políticas de austeridade e controle fiscal rigoroso, ou seja, especuladores chantagistas terroristas colonialistas escravocratas. Outros países também enfrentam essas pressões, mas a intensidade e a resposta variam. Na zona do euro, por exemplo, países como a Grécia e Portugal foram forçados a adotar medidas de austeridade severas em troca de pacotes de resgate financeiro. A vizinha Argentina foi agora tomada de assalto por esses. No entanto, MUITAS NAÇÕES OPTAM POR POLÍTICAS QUE EQUILIBRAM A RESPONSABILIDADE FISCAL COM O CRESCIMENTO ECONÔMICO E A PROTEÇÃO SOCIAL, BUSCANDO REDUZIR A DEPENDÊNCIA DOS CREDORES ESPECULATIVOS. É o que LULA tem tentado fazer em seu III Governo, mas tenta impedi-lo!!

5. Por que o congresso brasileiro retira dinheiro do orçamento federal destinado a saúde, educação, infraestrutura, aposentadoria, ações sociais; da prevenção e combate a incêndios, ao desmatamento, à proteção ao meio ambiente; não aceita a correção do salário mínimo acima da inflação... E realoca os recursos ao pagamento de juros ao mercado-credores especulativos?! É por que esse congresso predominantemente está a serviço do mercado-credores especulativos?!

R. - O Congresso brasileiro, em sua maioria, aceita a pressão de grupos de interesse e do mercado financeiro especulatório para priorizar o pagamento da dívida pública sobre investimentos em áreas sociais. A justificativa artificial criada e utilizada é: ‘a necessidade de manter a confiança dos investidores e evitar crises financeiras’. No entanto, essa priorização reflete um alinhamento predominante com os interesses do mercado financeiro e seus especuladores chantagistas terroristas colonialistas escravocratas, resultando em políticas que sacrificam o bem-estar social da população em favor da estabilidade econômica percebida do especulador. A [re]alocação de recursos para o pagamento de juros aos especuladores é um reflexo de uma estrutura de poder e influência onde o mercado financeiro é quem determina/manda porque tem peso de mando nas decisões políticas, em detrimento das necessidades mais básicas da população.

6. Significa o que, o Brasil ser refém do mercado-credores especulativos?! Sua colônia?! Ser seu escravo?!

R. - Ser refém dos mercados e credores especulativos implica em uma perda de soberania econômica e política. O Brasil, através de seu congresso majoritário, e em determinado período de mandato eletivo de um presidente que se ajoelhe a eles, e seu ministro da pasta econômica a serviço dos mesmos..., ao priorizar o pagamento de juros altos que impede pagamento da dívida, e aceita a imposição da manutenção de uma política fiscal austera, especulativa, ENCONTRA-SE LIMITADO EM SUA CAPACIDADE DE INVESTIR EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL, INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS COMO SAÚDE, EDUCAÇÃO... Essa situação cria uma dependência estrutural onde as decisões econômicas são fortemente influenciadas por interesses externos, comparável a uma condição de colonialismo/escravismo financeiro. A METÁFORA DE SER "COLÔNIA" OU "ESCRAVO" DO MERCADO FINANCEIRO ILUSTRA A FALTA DE AUTONOMIA NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS QUE PRIORIZEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A JUSTIÇA SOCIAL PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. E é isso o que impõem o mercado financeiro por meio de seus agentes políticos com mandatos no congresso nacional e um banco central privatizado do qual passaram a serem os donos!!


Nesse texto, portanto, reflito uma análise crítica que as faço da política econômica brasileira, destacando os impactos negativos de uma abordagem monetária que prioriza os interesses dos credores especulativos, chantagistas, terroristas, marginais, em nome de um mercado financista atuando/agindo em detrimento das necessidades sociais, econômicas e soberania do país, e da vontade de seu atual Presidente.


– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 22 de junho de 2024
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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS...: consultas/pesquisas em livros/dicionários, web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por PROF. Negreiros Deuzimar Menezes, em seu acervo-biblioteca, e que fundamentam suas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 67a, 6m e 17d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra, em 17 de junho de 2024, auto exilado num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por.... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
― Yo Soy Prof. Negreiros Deuzimar Menezes
― Muy Gracias por leernos
prof.negreiros@gmail.com  //  institutouniversidadepanameria@gmail.com  //  55 99 98154 0899 – WhatsApp
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(*) Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!
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QUEM DOUTRINA...

O PODER DA DOUTRINA
Por Professor Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar
Em 21 e 22 de junho de 2024


Vos apresento dois momentos distintos/opostos, com o Presidente LULA.
No 1º. – O Presidente Lula presta continência à bandeira dos EEUU e de Israel. E ajoelha-se diante de seus presidentes.  Aí Lula é o cara!! Lula é o presidente patriota!! Mito!!

No 2º. – LULA visita Cuba, Venezuela, China, Rússia... Nem é preciso prestar continência à bandeira e ajoelhar-se..., basta fazer a visita. Aí LULA é o inimigo da pátria, inimigo dos EEUU, de Israel e seu povo. É inimigo dos vassalos, subalternos aos EEUU.

Esse, o poder da doutrina dos EEUU disparados pela mídia no Brasil que doutrina e coloniza o povo brasileiro.


A Análise e Comentário que os faço dos dois momentos...

A observação que faço tem como destaque uma realidade complexa e de muitas facetas de como a política externa brasileira e a ‘percepção pública’ de seus líderes, que passa a ser da população, são influenciadas pela doutrinação midiática e pelas relações internacionais. Vamos explorar de maneira didática e pedagógica os pontos principais levantados e suas implicações:


1. O Presidente Lula e a ‘Percepção Pública’

Na hipótese [improvável] de Lula prestar continência à bandeira dos EUA e de Israel, ele será aclamado pelos que fazem a mídia no Brasil como um patriota e um líder que mantém boas relações com nações poderosas. Em particular a Imperialista norte-americana. O gesto será visto como um sinal de respeito e alinhamento com esses países, que são influentes tanto militar quanto econômica e politicamente no cenário global. A mídia brasileira, que é alinhada aos interesses pró-ocidentais, reforçará essa imagem positiva, enaltecendo repetidamente Lula como um grande estadista respeitável e estratégico.

Por outro lado, no mundo não-hipotético, quando Lula visita países como Cuba, Venezuela, China e Rússia, ou é visitado por quem o representa, a narrativa muda drasticamente. Essas nações são tidas e posicionadas como adversárias/inimigas ideológicas dos EUA e de seus aliados. A mídia brasileira, sob influência e determinação da doutrina disseminada pelos EUA, retrata essas visitas de forma negativa, sugerindo que Lula está alinhado com regimes autoritários/ditatoriais/terroristas e anti-liberdade/democráticos. Isso alimenta uma percepção de traição e antipatriotismo, criando uma imagem de Lula como inimigo dos valores ocidentais e, por extensão, dos interesses nacionais do Brasil. É o poder manifesto do doutrinamento efetivado a partir da educação escolar/academista brasileira, e sob a responsabilidade de mantê-lo ferrado na mente da população, e lembrando-a cotidianamente para nunca esquecer, por quem faz a mídia no Brasil.


2. O Poder da Doutrinação Midiática

A mídia desempenha um papel crucial na formação educacional da opinião pública. [A educação não acontece tão-somente na escola, no espaço acadêmico. Educação tem início no ventre da mãe e acompanha o indivíduo por toda a sua vida]. Nos países como o Brasil, onde a mídia é altamente concentrada e controlada por interesses econômicos e políticos alinhados com o Ocidente, diga-se EEUU, a doutrinação é um fenômeno potente. Avassalador. A narrativa pró-ocidental é diuturnamente reforçada, moldando as percepções e atitudes do público em relação a eventos internacionais e figuras políticas. Os exemplos disso são diários... Não é percebido coletivamente porque se é educado para não ter em si desenvolvido o poder do percebimento, daí não se ter a capacidade da reflexão para se ter uma compreensão crítica do que se possa ser  capaz de perceber...!!

Essa doutrinação cria uma dicotomia simplista: alianças com os EUA/imperialista e seus aliados são vistas como positivas e alinhadas com os interesses nacionais, enquanto relações com países fora desse círculo são demonizadas. Esta visão maniqueísta não leva em conta a complexidade das relações internacionais e os benefícios potenciais de uma política externa multilateral e independente/autônoma. Isso, porque a doutrina é para manter o doutrinado no obscurantismo diante do mundo real.


3. Colonização Cultural e Ideológica

A doutrina dos EUA, disseminada através da mídia, é uma forma de colonização cultural e ideológica dos EEUU. Ao controlar a narrativa e a percepção pública, os EEUU e seus aliados conseguem influenciar e dominar não apenas as políticas externas de outros países, mas também suas políticas internas. Isso perpetua um ciclo de dependência e subordinação obscura, onde países como o Brasil se veem forçados a alinhar suas políticas com os interesses ocidentais, predominantemente malévolas ao país que adota, por serem geralmente à custa de sua própria soberania e desenvolvimento autônomo.


4. A Necessidade de uma Política Externa Independente

Para romper com essa doutrinação é crucial que o Brasil desenvolva, e esclareça junto à população brasileira, uma política externa independente, que priorize os interesses nacionais e promova um equilíbrio nas relações internacionais. Isto implica em diversificar suas alianças, engajando-se com uma variedade de nações e blocos econômicos, e resistindo à pressão para se alinhar incondicional e unipolarmente com qualquer potência externa tão somente submetida ao alinhamento com os EUA.

A mídia também tem um papel vital a desempenhar nesse processo, promovendo um jornalismo mais equilibrado e crítico, que ofereça uma visão abrangente e imparcial dos eventos mundiais e das ações dos líderes nacionais. Para que isso ocorra, se faz urgente rever o que é a mídia no Brasil a partir das concessões que o estado expede sem a exigência de compromisso exemplar com a sua devida e responsável imparcialidade jornalística [in]formativa.


Concluindo

O poder da doutrina dos EUA, disparado diuturnamente pela mídia no Brasil, é uma força poderosa que molda a percepção pública e a política externa do país. Para construir uma nação verdadeiramente soberana e autônoma, é essencial questionar e desafiar essas narrativas, promovendo um entendimento mais complexo e nuançado das relações internacionais e das decisões políticas. Somente assim o Brasil poderá desenvolver uma política externa que realmente reflita seus próprios interesses e valores, em vez de ser uma extensão dos interesses de potências estrangeiras. Em partícula do imperialismo norte americano, no qual nos tornamos claramente servos norte-americanizados, ignorando nossa condição geográfica de sul-americanistas.

É o que penso... E exponho...


– Por Professor* Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor Transdisciplinar/Transcendente
Em 22 de junho de 2024
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Fonte para a fundamentação de minhas conclusões originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS...: consultas/pesquisas em livros/dicionários, web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos das leituras e estudos em fontes diversas..., e escutas feitas por PROF. Negreiros Deuzimar Menezes, em seu acervo-biblioteca, e que fundamentam suas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 67a, 6m e 17d.
― Professor(*) (de Professo...) Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Consultor; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador-Subversivo Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda!! E que aqui se encontra, em 17 de junho de 2024, auto exilado num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por.... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
― Yo Soy Prof. Negreiros Deuzimar Menezes
― Muy Gracias por leernos
prof.negreiros@gmail.com  //  institutouniversidadepanameria@gmail.com  //  55 99 98154 0899 – WhatsApp
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(*) Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/doria!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!
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