domingo, 16 de fevereiro de 2025

DÊ-SE A CONHECER PELO O QUE LER...

 CONHECE-SE UMA PESSOA PELO O QUE ELA LER, OU...

Por Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional e Ambiental Transdisciplinar

Em janeiro de 2015

 

 

Texto-Aula aos professores alunos do Curso de Filosofia ministrado por Professor Negreiros.

 

Conhece-se [a ‘cabeça’/mente e a alma de] uma pessoa pelos livros que leu, ler e pelos que teve e tem [na sua biblioteca] – o que não é a mesma coisa – e principalmente pelos que ele deseja ler. Quem lê muito geralmente vive mais. A atividade cerebral é fundamental para perdurar a chama.

 

Queres conhecer [a ‘cabeça’/mente e a alma] e, daí saber o que realmente pensa uma pessoa, conheça sua biblioteca, se tiver. E os livros que ler. Ou saiba o que gosta de ler!! Da mesma forma, a ‘cabeça’/mente, a alma e o que “pensa” que “pensa” quem não tem livro/s, não ler!!

 

Da mesma forma, a ausência de livros e de quem faça leitura pode ser um sinal de estagnação intelectual e cultural [...] Povo, como o brasileiro, que não ler é povo obscurantista, que permanece no fundo da caverna, em pleno século da realização do que antes era pura e absurda ficção científica!!

 

Eis aqui uma reflexão crítica-filosófica sobre o assunto... e Considerações Finais...

 

A leitura é, sem dúvida, uma das principais janelas para o mundo que nos rodeia e para a profundidade do ser humano. Ela não apenas alimenta a mente, mas também amplia horizontes, provoca questionamentos e, muitas vezes, transforma vidas. A afirmação de que podemos conhecer uma pessoa pelos livros que leu é uma verdade que ecoa em muitas esferas da sociedade. Os livros que escolhemos ler refletem não apenas nossos interessas, mas também nossos valores, nossas aspirações e, em última análise, a nossa identidade.

 

A biblioteca pessoal, seja física ou digital, é um retrato último de quem somos. É um espaço onde nossas curiosidades se encontram com nossas paixões, onde nos permitimos sonhar e questionar. No entanto, a falta de leitura pode nos manter presos a um ciclo de ignorância e conformismo, como bem comparo remetendo à alegria da caverna de Platão. Nesse sentido, a leitura é uma ferramenta libertadora, que nos permite sair das sombras, do obscurantismo e encontrar a luz do conhecimento.

 

A afirmação de que "quem lê muito em geral vive mais" pode ser interpretada de várias maneiras. A atividade cerebral estimulada pela leitura contribui para a saúde mental e emocional, e a exposição a diferentes ideias e perspectivas deve contribuir para a experiência de vida. Além disso, a leitura nos conecta a outras culturas, épocas e pensamentos, ampliando nossa empatia e compreensão do mundo.

 

Porém, é crucial lembrar que a leitura deve ser acompanhada de uma reflexão crítica. Não basta apenas consumir livros; é preciso questionar, dialogar e integrar os conhecimentos adquiridos em nossa vida cotidiana. O verdadeiro valor da leitura reside na capacidade de transformar o conhecimento em ação, em promoção de mudanças não apenas em nós mesmos, mas também na sociedade.

 

A reflexão que expresso é profundamente filosófica e crítica, abordando a relação entre leitura, conhecimento, pensamento e a formação intelectual e cultural de um indivíduo ou de um povo. A seguir vou expandir essa reflexão, de modo didático-pedagógico destacando seus pontos centrais sobre o tema.

 

1. A Biblioteca como Espelho da Mente

A ideia de que se pode conhecer uma pessoa pelos livros que leu, pelos que possui e pelos que deseja ler é uma metáfora poderosa. A biblioteca de alguém funciona como um espelho de sua mente, revelando seus interesses, suas inquietações, suas aspirações e até sua visão de mundo.

           i.          Livros lidos: Mostram o caminho intelectual já percorrido, as ideias que moldaram seu pensamento e as experiências que influenciaram sua formação.

          ii.          Livros possuídos: Indicam não apenas o que foi lido, mas também o que se valoriza o suficiente para guardar e revisitar.

        iii.          Livros desejados: Revelam as curiosidades, os desafios intelectuais futuros e as áreas em que a pessoa busca se aprofundar.

Quem não tem livros ou não cultiva o hábito da leitura, por outro lado, pode estar limitando seu acesso a novas ideias e perspectivas, correndo o risco de permanecer em uma "caverna" de ignorância, como na alegoria de Platão.

 

2. Leitura e Longevidade Intelectual

A afirmação de que "quem lê muito geralmente vive mais" pode ser interpretada de duas maneiras:

  1. Longevidade física: Estudos científicos sugerem que a atividade mental, como a leitura, pode ajudar a manter o cérebro ativo e saudável, contribuindo para uma vida mais longa e com melhor qualidade.
  2. Longevidade intelectual: A leitura permite que as ideias e o conhecimento de uma pessoa transcendam sua existência física, influenciando gerações futuras. Um leitor ávido vive não apenas sua própria vida, mas também as vidas e experiências contidas nos livros que lê.

 

3. O Obscurantismo e a Falta de Leitura

A crítica ao povo brasileiro como "obscurantista" por não cultivar o hábito da leitura é uma observação dura, mas que reflete uma realidade preocupante. De acordo com pesquisas, o Brasil tem um dos menores índices de leitura per capita do mundo, e grande parte da população nunca leu um livro por completo.

  1. Consequências do obscurantismo: A falta de leitura e de acesso ao conhecimento pode levar à perpetuação de desigualdades sociais, à manipulação política e à estagnação cultural. Um povo que não lê está mais vulnerável a discursos simplistas, fake News, extremistas e autoritarismos.
  2. A caverna de Platão: A metáfora da caverna é particularmente relevante aqui. Quem não lê permanece "acorrentado" no fundo da caverna, vendo apenas sombras da realidade, enquanto a leitura poderia libertá-lo e permitir que vislumbrasse o mundo em sua plenitude.

 

4. Leitura e Realização Humana

A leitura não é apenas uma atividade intelectual; é também uma forma de realização humana. Através dos livros, podemos explorar mundos distantes, entender perspectivas diferentes e nos conectar com as mentes mais brilhantes da história.

  1. Ficção científica como exemplo: O que antes era considerado "pura e absurda ficção científica" hoje é realidade, como viagens espaciais, inteligência artificial e comunicação global instantânea. Isso mostra o poder da imaginação e da leitura para transformar o mundo.
  2. Leitura como resistência: Em um mundo cada vez mais dominado por algoritmos e superficialidade, a leitura profunda e reflexiva é um ato de resistência. Ela nos permite questionar, criticar e sonhar com um futuro melhor.

 

5. Considerações Finais

A reflexão proposta é um chamado à valorização da leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento individual e coletivo. Conhecer a biblioteca de alguém é, de fato, conhecer sua mente e sua alma. Da mesma forma, a ausência de livros e de leitura pode ser um sinal de estagnação intelectual e cultural.

 

Para o Brasil e para qualquer sociedade, investir na educação e no acesso à leitura é fundamental para superar o obscurantismo e construir um futuro mais justo e iluminado. A leitura não apenas prolonga a vida, mas também a enriquece, permitindo que cada indivíduo transcenda suas limitações e contribua para a evolução da humanidade.

 

Por fim, a promoção da leitura deve ser uma prioridade em qualificar a sociedade que aspira ao progresso e à igualdade. Investir na educação e no acesso à literatura é fundamental para que possamos construir um futuro mais iluminado e consciente. Portanto, ao refutarmos sobre a importação da leitura e da biblioteca pessoal, devemos também nos comprometer a ser agentes de lamaça, estimulando a curiosidade e o amor pelos livros em nossa comunidade. A leitura é, sem dúvida, um caminho para a liberdade e a evolução humana.

 

Portanto, que todos possam ter acesso aos livros, que todos possam ler e, assim, sair da caverna para contemplar a luz do conhecimento.

 

Eis a chama que não deve se apagar.

 

 

   Yo Soy Professor[*] Negreiros Deuzimar Menezes – Consultor Educacional e Ambiental Transdisciplinar

     Escrito em janeiro de 2015

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As Fontes que Influenciam na Fundamentação de minhas Abordagens Transdiciplinar e Conclusões são originadas de interpretações e entendimento de OBSERVAÇÕES DIRETAS E EXPERIÊNCIAS PESSOAIS [Empirismo como causa-raiz]... – consultas/pesquisas em livros..., web; seleção, elaboração, adaptação, produção, organização e conclusão dos conhecimentos obtidos e apreendidos nas escutas ativas, leituras e estudos em fontes diversas feitas por mim, Prof. Negreiros Deuzimar Menezes, em meu acervo-biblioteca, que fundamentam minhas conclusões, e escrevê-las no dia de hoje, aos 58a, e 1m.

 

    Professor[*] Transdisciplinar; Consultor; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Especialista em Direito e Legislação Educacional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalismo –DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Empirista, Panteísta. Ambientalista praticante da Teologia Ecológica Regenerativa. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador/Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar. Livre Pensador-Subversivo-Radical conforme conceito de Paulo Freire. Não-Materialista. Sem-emprego. Sem-aposentadoria. Sem-renda!! E que aqui se encontra em auto-exílio, num canto, na floresta da RPPN, sua propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por [pró]acumulador-capitalista Antiflorestas; AntiSagrada Nossa Mãe Natureza.

 

    Muy Gracias por leernos

    prof.negreiros@gmail.com  //  institutouniversidadepanameria@gmail.com  //  55 99 98154 0899 – WhatsApp

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[*] “Professor [de Professo...] não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...) é quem Professa, Profetiza, Profere... e Proclama Conhecimento, Saber/dor/ia!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!” – Professor* Negreiros/Deuzimar Menezes Negreiros – Consultor Educacional e Ambiental Transdisciplinar

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