sábado, 24 de fevereiro de 2024

DITADURA PARA QUEM PEDE DITADURA

A LIBERDADE QUE TEMOS...
É a liberdade que não querem... que a tenhamos!!
Por Prof. Negreiros – Consultor
24 de fevereiro de 2024


Você, que faz coro aos que pedem ditadura, ao pedir intervenção militar, e amanhã, 25/02/24, estará no “evento” chamado por seu “mito”, só saberá a liberdade que tem, e o quanto lhe é valiosa, ao perde-la para uma ditadura que você tanto conclama. Portanto, só saberá o que é de fato liberdade, quando a ditadura que você tanto quer, de você tirar a sua que parece não lhe ser tão importante!!

Vamos lá. Você só vai saber realmente o que é liberdade quando a perder para a ditadura. Essa afirmação destaca um ponto importante sobre a apreciação da liberdade e os perigos de uma sociedade que permite ou busca uma ditadura. Civil ou militar. Monárquica ou teocrática. Muitas vezes, as pessoas podem não entender plenamente o valor da liberdade, até que a percam para alguém ou para um grupo...

Uma ditadura restringe severamente os direitos e liberdades individuais, e, coletivos, impondo um controle autoritário sobre a população, ao subjugá-la pelo o ato de dominá-la pela força, obrigando-a à obediência que lhe é imposta. Quando as pessoas vivem em um regime ditatorial, passam a experimentar a diminuição significativa em suas liberdades básicas, como a liberdade de ir e vim, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade de associação e direitos civis fundamentais. Já passei por isso!!

Portanto, a citação que aqui apresento: Você só vai saber realmente o que é liberdade quando a perder para a ditadura, sugere que aqueles que clamam e pedem por medidas autoritárias, ou que não valorizam adequadamente as liberdades democráticas que as têm, podem perceber seu erro somente quando se encontrarem privados dessas liberdades. Aí é tarde!!

Trata-se de um lembrete poderoso que vos faço pela importância que é de a gente defender e preservar os princípios democráticos e os direitos humanos fundamentais, mesmo em tempos de desafios ou discordâncias políticas, como tem sido nos últimos anos no Brasil, onde menos de 1/3 da população tem ido às redes digitais, às ruas, portas de quarteis... E parte invadido e vandalizado o espaço físico de cada um dos três poderes do Estado Democrático de Direito brasileiro, em manifestações, pedindo intervenção militar... Todos fomentados criminosamente por um vil necrobolsoneropata fascinazista, alucinado por implementar um golpe e impor sua auto monarquia ditatorial, tendo as FFAA como sua milícia institucional da Garantia da Lei e da Ordem monárquica necrobolsoneropata fascinazista!!

É O FIM DE UM POVO COMO NAÇÃO BRASILEIRA!!

Por Professor Negreiros – Consultor
Em 23/24 de fevereiro de 2024

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

DITADURA PARLAMENTAR

LIRA SE COLOCA COMO DITADOR PARLAMENTAR
Por Professor Negreiros, Deuzimar Menezes.
6 de fevereiro de 2024

LIRA SE AUTOPROCLAMA, AO SE APRESENTA COMO DITADOR PARLAMENTAR, PRESIDENTE DE FATO, DE DOIS DOS TRÊS PODERES, FAZENDO AMEAÇAS EXPLICITAS, EM NOME DO CONGRESSO, AO EXECUTIVO...

O CONGRESSO NACIONAL, E SEUS PRESIDENTES, NÃO SÃO PARA SEREM PAGOS PELO EXECUTIVO, E MUITO BEM PAGOS PELO PREÇO QUE ESTIPULAREM E DETERMINAREM, PARA APROVAREM, OU NÃO, ORÇAMENTOS, MPS – MEDIDAS PROVISÓRIAS; LEIS..., MAS PARA CUMPRIREM OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS AOS QUAIS SÃO SUBMETIDOS AO SEREM ELEITOS E TOMADO POSSE.

EXPRESSO AQUI MINHAS, E COM CERTEZA DE MILHARES DE OUTROS... preocupações sobre a conduta/POSTURA do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e sua relação com os demais poderes, especialmente sua abordagem em relação ao Executivo, fazendo ameaças e assumindo uma postura que alguns podem interpretar como autoritária. EU INTERPRETO COMO AMEAÇAS DITATORIAIS PARLAMENTARISTA. É importante destacar que em um sistema democrático como o do Brasil, é fundamental que os poderes atuem de forma independente, respeitando o equilíbrio e a harmonia entre si, conforme estabelecido na Constituição Federal. POR ISSO. É importante lembrar DIUTURNAMENTE que os líderes do Congresso Nacional devem agir de acordo com os princípios constitucionais e o devido processo democrático. O QUE ESTÁ BEM CLARO NAS FALAS E ATITUDES, PRINCIPALMENTE DO SR. LIRA, QUE os princípios constitucionais e o devido processo democrático SÃO OS DE SEUS INTERESSES, PORTANTO, INTERPRETADOS E COBRADOS CONFORME SEUS INTERESSES PESSOAIS, FAMILIARES E DE GRUPO/S QUE PERTENÇAM, DIZENDO SER OS DO PAÍS. NO CASO, O PAÍS SÃO ELES PRÓPRIOS.

As declarações que sugerem uma postura autoritária, MAS PARA MIM AMEAÇAS DITATORIAIS VELADAS/EXPLICITAS, por parte do presidente da Câmara podem ser motivo de preocupação para aqueles que valorizam os princípios democráticos e a separação de poderes. É essencial que os representantes do Congresso Nacional atuem em conformidade com os princípios constitucionais e em respeito às instituições democráticas, garantindo a governança eficaz e o respeito às leis do país. ALGO QUE NÃO SE TEM PERCEBIDO NA ATUAL LEGISLATURA. COMO TAMBÉM NÃO FOI NAS DUAS ANTERIORES A ESSA. POR ISSO, AQUI ESTOU expressando MINHAS preocupações sobre a conduta do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e suas ações em relação ao Poder Executivo. Entendo que AQUI ME ENCONTRO enfatizando a importância de os membros do Congresso Nacional, incluindo seus presidentes, cumprirem os princípios constitucionais aos quais são submetidos, em vez de agirem como ditadores parlamentares AMEAÇANDO CONSTANTEMENTE O EXECUTIVO E JUDICIÁRIOS POR SE SENTIREM IMPEDIDOS DE FAZEREM O QUE BEM ENTENDEREM, DESRESPEITANDO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CONSTITUCIONAIS, DAÍ PARTIREM SEMPRE PARA MUDANÇAS CONSTITUCIONAIS QUE AMPLIEM SEUS PODERES NADA REPUBLICANOS DIZENDO SEREM REPUBLICANOS. FATO!!!!!!

É importante que as instituições democráticas sejam respeitadas e que os líderes públicos ajam dentro dos limites estabelecidos pela Constituição e pelas leis do país. E. É essencial que os representantes do Congresso ajam de acordo com a Constituição e em respeito aos princípios democráticos, em vez de exercerem poder de forma arbitrária ou ameaçadora sobre outros poderes. Se houver preocupações legítimas sobre o comportamento de um líder político, é fundamental que essas preocupações sejam discutidas e avaliadas dentro do devido processo democrático e legal. Qualquer comportamento que ameace esses princípios deve ser examinado e, se necessário, corrigido por meio dos mecanismos democráticos disponíveis.

Se houver E/OU, EM HAVENDO violações desses princípios, é essencial que sejam investigadas e abordadas adequadamente dentro das instituições democráticas do país. A separação de poderes é fundamental para o funcionamento saudável de uma democracia, e é papel do Congresso atuar como um órgão de controle e equilíbrio em relação ao Executivo. E NÃO DE SE COLOCAR COMO UM COBRAR COBRANDO SEU ‘DEVEDOR’.

E. Cabe aos cidadãos [DE DIREITO, PORQUE VOTARAM, E, DE FATO, COMO REAIS CIDADÃOS] e às instituições democráticas acompanhar de perto as ações dos líderes políticos e, se necessário, cobrar transparência, responsabilidade e respeito aos valores democráticos. O diálogo e o debate público são ferramentas essenciais para fortalecer a democracia e garantir que os interesses da sociedade sejam adequadamente representados e protegidos.

A EXPRESSÃO: ‘A LEI É IGUAL PARA TODOS’, SIGNIFICA QUE TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI!! E QUE, NO BRASIL DE FATO, QUE A LEI NÃO SEJA SÓ IGUAL PARA TODOS!! QUE TODOS, FACTUAL E REALMENTE, SEJAM IGUALADOS PERANTE A LEI PARA TODOS!! E QUE NOS LIVREMOS QUE NÃO SEJA A CONSTITUIÇÃO E A LEI DO CONGRESSO DOS “somos todos AÉCIOS”, DOS “somos todos CUNHAS”, DOS “somos todos BOLSONAROS”, DOS “somos todos LIRAS”... INVISÍVEIS FASCINAZISTA!!

AQUI FAÇO UM APELO A QUEM DEVE OBSERVAR O COMPORTAMENTO, AS ATITUDES DO SR. LIRA DESDE SUAS FALAS QUANDO DE SEU PRONUNCIAMENTO RECONHECENDO A TERCEIRA VITÓRIA ELEITORAL DO PRESIDENTE LULA. DESDE AQUELE MOMENTO, JÁ COM AMEAÇAS DIRECIONADAS AO GOVERNO LULA QUE SE INICIARIA A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2023.


Finalizando. As notícias e declarações mencionadas, parte d’elas encontradas nas citações abaixo, sugerem que Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, tem sido criticado e acusado de agir como um ‘ditador parlamentar’ ou ‘presidente de fato’ de dois dos três poderes, fazendo ameaças explícitas em nome do Congresso. As críticas se referem ao comportamento de Lira e suas ações no cargo, sendo acusado de agir em benefício próprio e de grupos da direita e extrema direita em detrimento do governo/executivo e de desrespeitar os princípios constitucionais. As fontes abaixo citadas incluem declarações de líderes políticos e notícias que abordam as polêmicas envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados.

Conferir as Citações…:
[1] https://www.brasildefato.com.br/2021/02/02/primeira-medida-de-lira-como-presidente-e-um-golpe-afirma-lider-do-psol
[2] https://youtube.com/watch?v=XwKlqy12xL0
[3] https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2022/06/01/apos-discussao-glauber-braga-critica-ameacas-de-arthur-lira-ditador.htm
[4] https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/05/lula-diz-que-arthur-lira-age-como-se-fosse-o-imperador-do-japao.shtml
[5] https://www.youtube.com/watch?v=yVXNuE_vpPM

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

QUE DOUTRINAmento há nos Cursos de Direito?

QUE DOUTRINAmento...?!
Por Professor Negreiros, Deuzimar Menezes
31 de janeiro de 2024

O que diabos se tem ensinado nos cursos de ‘direito’, isto é, que espécie de doutrina jurídica se tem ensinado... É o antidemocratismo?! O antiSTF?! O antiesquerdismo?! Antipetismo?! AntiLula?! O pró-extremismo?! O pró-extrema-direita?! Pró-fascinazismo?! O que é?!

Por que o questionamento?!

Devido a constatação do grande e assustador número de bacharéis em advocacia, ‘do direito’ concordando com necrobolsonaro, e seguindo-o, e na defesa intransigente da atitude e do que verbera: exproba, censura, critica, objurga, repreende, reprocha, vitupera o mesmo desde a campanha eleitoral que o elegeu presidente do país-Brasil.

Sei que o ENSINAMENTO jurídico, em teoria, busca proporcionar uma compreensão abrangente do sistema legal, incluindo princípios constitucionais, direitos humanos e fundamentos democráticos. No entanto, a interpretação desses conceitos pode variar, influenciada pelas perspectivas individuais e pela abordagem das instituições de ensino.

E que a FORMAÇÃO jurídica, em tese, em reciprocidade ao ensino, deve promover valores como justiça, democracia e respeito aos direitos humanos. Daí, creio que é compreensível que eu esteja questionando a postura de alguns profissionais do direito em relação a questões políticas e ideológicas, especialmente em relação ao apoio a determinados políticos de extrema-direita com viés fascinazistas.

Sei, entretanto, que a diversidade de opiniões dentro da comunidade jurídica é inevitável, refletindo as diferentes perspectivas e ideologias dos indivíduos. Como sei que as instituições de ensino de direito, como de todas as formações acadêmicas outras, têm a responsabilidade de fornecer uma formação ética e crítica, mas que as escolhas individuais dos profissionais podem variar. Inclusive escolher ser para/do crime...

Sei também que é importante separar a postura de alguns indivíduos do todo da comunidade jurídica. Porque sei que nem todos os profissionais do direito compartilham as mesmas visões políticas, e muitos continuam a trabalhar em prol da justiça e do Estado de Direito Democrático.

Se há preocupações específicas sobre a formação e a atuação de profissionais do direito, como as tenho, é relevante discuti-las e buscar maneiras construtivas de melhorar a integridade e a ética na prática jurídica brasileira.

Portanto, entenda a minha preocupação e questionamento sobre a postura de alguns profissionais do direito em relação a determinadas questões políticas e sociais. A formação acadêmica em direito geralmente abrange uma ampla gama de temas, incluindo diferentes doutrinas jurídicas, teorias políticas e filosofias, de modo que as opiniões e posicionamentos dos profissionais podem variar consideravelmente. O que preocupa é variar para a extrema-direita fascinazista como coisa natural de um expectro ideológico – "Expectro”: aparição de um defunto, incorpórea, mas com sua aparência; fantasma que se apresenta combatendo a democracia, o estado de direito, o esquerdismo, o ‘comunismo’ que não existe; combatendo, como um aparente Dom Quixote, um "Expecto patronum": feitiço defensivo que conjura um patrono, um ser mágico feito de energia positiva que toma a forma de um animal prateado, único para cada bruxo. Expecto: verbo intransitivo. Estar na expectativa. sinônimo ou antônimo. Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990 ... Significado de Expecto: vem do verbo expectar. Significado: Estar na expectativa. Variação de expetar.

Importa ressaltar que o campo jurídico é diversificado, assim como os demais... e os profissionais têm diferentes perspectivas e valores. No caso, alguns advogados podem expressar opiniões alinhadas com determinadas correntes políticas, enquanto outros podem ter visões opostas. O debate e a diversidade de ideias são inerentes a uma sociedade democrática e ao ambiente acadêmico. Só que isso é ignorado/negado por indivíduos ideologicamente de extrema-direita e fascinazistas por serem incompatíveis em atitudes que exige uma sociedade democrática, onde o sujeito da democracia é o outro. O sujeito da democracia não é o eu. Eu comigo mesmo não precisa de democracia. Democracia é o outro e não o Eu. Assim como o sujeito da liberdade é o outro, não Eu. O Eu não precisa de democracia, e de liberdade. Pois entenda que “a minha democracia” e a “minha liberdade” que prego ao outro não é para o outro, como é verberada nas expressões e discursos dos políticos... É para eu, e somente eu,  fazer o que quizer, sem punições, e não o outro!!

Se houver preocupações específicas [e há] sobre a ética profissional ou conduta de advogados, essas preocupações podem [e devem] ser abordadas [rigorosamente] através dos órgãos reguladores da profissão ou instituições responsáveis pela fiscalização ética [e moral] no exercício do direito.

É sempre saudável incentivar o diálogo e a busca por compreensão mútua, mesmo em meio a divergências, para promover um ambiente democrático e respeitoso. Infelizmente isso se exclui na persona de quem se manifesta em atitudes de extrema-direita, fascinazista neste contexto bolsonarista que estamos a vivenciar.

O fenômeno extrema-direita, fascinazista neste contexto bolsonarista que menciono pode ser resultado de diversos fatores, como polarização política, influência midiática, ou até mesmo divergências na interpretação das leis e da Constituição. Além disso, é importante lembrar que a formação acadêmica é apenas uma das influências na formação das opiniões, e cada pessoa pode ser influenciada por uma variedade de experiências e contextos.

Portanto, compreenda, se possível, minha preocupação e questionamento em relação à postura de alguns bacharéis em advocacia em relação ao atual cenário político no Brasil. É importante destacar, e faço isso, que as opiniões e posições políticas podem variar amplamente entre os profissionais de direito, e que nem todos compartilham as mesmas visões. A preocupação é o expectro do extremismo!!

O indivíduo antidemocrata/ismo, antiSTF, antiesquerda/ismo, antiPT/ismo, antiLula... É indivíduo [pró]extremista/ismo!! [pró]extrema-direita!! [pró]fascinazismo/ta!! É MORTE PARA/DO OUTRO..!!

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Yo Soy Prof. Negreiros Deuzimar Menezes

Muy Gracias por leernos
- D’Eu: Professor Negreiros – Negreiros, Deuzimar Menezes, no dia de hoje, aos 67a e 2m.
Professor (de Professo...)(*); Filo-Pedagogo de formação; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar; Radio-jornalista–DRT nº 0772/91-MA; Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador Subversivo. Não-Materialista. Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia. Sem emprego. Sem aposentadoria. Sem renda! E que aqui me encontro, em 31 de janeiro de 2024, autoexilado num canto, na floresta da RPPN, minha propriedade, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulação-capitalista.
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(*) Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere...!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!
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terça-feira, 21 de novembro de 2023

CADÊ?!

*CADÊ AS ENTIDADES, ASSOCIAÇÕES E ETC, DA CULTURA E EDUCAÇÃO?*
*CINEMA, TEATRO, LITERATURA, UNIVERSIDADES E ETC!* 
*CADÊ?, CADÊ?, CADÊ?*

https://www.jb.com.br/brasil/2023/11/1047319-hidelgard-angel-a-voz-de-um-brasil-em-silencio.html

*O silêncio dos indecentes*
Hildegard Angel

Onde estão as organizações médicas brasileiras, nossas entidades e organizações humanitárias, que não protestam, que não se manifestam em cartas abertas nos jornais, que não dão entrevistas se posicionando contra esse genocídio, esse holocausto em tempo real nas redes sociais? Onde estão as organizações e lideranças católicas? A Pastoral, a Cúria, a CNBB? O único padre que vimos se manifestar foi o caridoso Júlio Lancelotti. Será que dom Helder Câmara e dom Paulo Evaristo Arns vão precisar ressuscitar para a comunidade católica brasileira ouvir uma voz que pregue a mensagem do palestino Jesus Cristo?

As seitas neopentecostais milionárias badaladas na mídia parece que apoiam o massacre de crianças, mulheres grávidas e pessoas inocentes. São extremistas de direita, neofascistas, neonazistas. Os demais sacerdotes evangélicos nada falam, a não ser alguns poucos, como o pastor Henrique Vieira, que eu tenha visto. Os budistas, os kardecistas, as religiões afro-brasileiras não vão falar nada? Esse caos afrontoso, essa catástrofe humanitária não incomodam os homens e mulheres de fé?

E as academias? Todas fazendo vista grossa? Ser a favor da paz e da vida agora é proibido? Quem proibiu? Que entidade poderosa paralisa todas as gargantas, vozes e sentimentos solidários? Que lobby autoritário é este que domina sentimentos, caráter, humanismo, moral, empatia, compaixão, princípios? Ora, façam-me o favor! O mundo silencioso e silenciado ainda há de se arrepender muito.

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hildegard angel

ARGENTINA ELEGE SUA EXTREMA-DIREITA

*Primeiro, Milei era uma outsider no campo político, mas não na mídia*. Mariana Moyano, a jornalista que infelizmente desapareceu há algumas semanas, confirmou que *foi o economista mais consultado pelos programas de rádio e TV* em 2018. Segundo esta fonte, naquele ano fizeram 235 entrevistas com ele e ele teve 193.547 segundos de ar tempo. Nenhuma figura na vida política chega sequer perto destes números, e o mesmo aconteceu nos anos seguintes. *Em outras palavras, foi uma construção midiática cuidadosamente planejada*. (...) Em segundo lugar, o papel da juventude, principal vítima do processo de informalização, “dessalarização” e insegurança laboral. O segmento entre 18 e 29 anos, um total de oito milhões 337 mil 914 pessoas, representa 24,29% dos cadernos eleitorais nacionais. (...) *Para finalizar esta questão, é óbvio que a velha guarda peronista, egocêntrica e entrincheirada na defesa dos seus interesses empresariais e sectoriais, há muito tempo não vê o que está por vir, nem demonstra que tem a menor compreensão do que é e como funciona a sociedade contemporânea hoje*. Ela não é a única mas, sem dúvida, a principal responsável por este desastre. (...) *Resultado: triunfo da “antipolítica”*; identificação da “casta” e do Estado como agentes predatórios, *ocultando o papel da burguesia e das classes dominantes como agentes de exploração colectiva*; exaltação do hiperindividualismo e seu correlato, *abandono quando não repúdio às estratégias de ação coletiva e às organizações de classe, territoriais ou trabalhistas, confiando na “salvação” individual* e condenando aqueles que participaram de protestos coletivos, *tudo em benefício da exaltação irracional de um demagogo habilidoso patrocinado pelos capitais mais concentrados*. (...) 
https://www.correodelalba.org/2023/11/20/exclusivo-%e2%94%82-atilio-boron-analiza-el-triunfo-de-milei-fue-una-construccion-mediatica-prolijamente-planificada/

ASSASSINOS DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

ABOLIR o Estado Democrático de Direito
Por Prof. Negreiros em 21 nov. 23

Leia com bastante atenção o significado de abolição violenta do estado de direito

Inserido no diploma penal através da Lei nº 14.197/21, trata-se de crime que consiste na tentativa, com emprego de violência ou grave ameaça, de abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais.13 de jun. de 2022
Quem, dos bolsonaristas e o próprio juntamente com seu clã, óbvio, extrema-direita, fascinazistas pregou e prega, defendeu e defende, tentou e continua na tentativa, com o emprego de violência e/ou de graves ameaças, ABOLIR o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais?!
Quem?!
O que fizeram os marginais deputados bolsonaristas, extrema-direita fascinazistas, agora em pleno feriadão de 15/nov. nos EEUU...?!
Ameaças alicerçadas por grande quantidade de mentiras, injurias, difamações, calunias contra instituições, o povo e ao próprio Brasil!!
Estado Democrático de Direito brasileiro fazendo jus à sua etimologia, se deixando ser assassinado por aqueles que dele se alimentam muito bem e enriquecem-se criminosamente!!

“Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta, continuarei a escrever.” (Clarice Lispector)

Por Prof. Negreiros Deuzimar Menezes
Prof.negreiros@gmail.com

domingo, 19 de novembro de 2023

CAUSAS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS

CAUSAS DAS MUDANÇAS DE CHUVAS E DE SECAS NO BRASIL
Eu, Professo/r Negreiros e a IDA/DICA em 19 nov. 15


Com base em meus mais de sessenta anos de observações e constatações empíricas, enumero ordinariamente como CAUSA INICIAL das MUDANÇAS DE CHUVAS E SECAS no Brasil, o DESMATAMENTO, esse se somando a Poluição atmosférica CAUSA as Mudanças nos padrões de circulação atmosférica que alteram as Mudanças climáticas promovendo Fenômenos oceânicos. Daí, as MUDANÇAS DE CHUVAS E DE SECAS.

Portanto, existem várias CAUSAS das mudanças de chuvas e de secas no Brasil. Os principais fatores incluem, então:

1) Desmatamento: CAUSA inicial. O desmatamento e a degradação das florestas podem resultar na diminuição da umidade do solo e contribuir para a ocorrência de secas. A remoção da cobertura florestal também pode interferir nos padrões de evaporação e condensação da água, afetando a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas;

2) Poluição atmosférica: A poluição atmosférica, como a presença de aerossóis e gases poluentes, pode afetar a formação e a duração das nuvens, interferindo nos padrões de chuvas;

3) Mudanças nos padrões de circulação atmosférica: As mudanças na circulação atmosférica, como os sistemas de alta e baixa pressão, podem afetar o transporte da umidade para diferentes regiões do Brasil e influenciar a quantidade de chuva;

4) Mudanças climáticas: As mudanças climáticas globais podem afetar o regime de chuvas em diferentes regiões do Brasil. Aumentos na temperatura média global podem alterar os padrões de circulação atmosférica e influenciar as tendências de chuva e seca;

5) Fenômenos oceânicos: Fenômenos oceânicos, como o El Niño e a La Niña, podem CAUSAr mudanças nos padrões climáticos. O El Niño, por exemplo, pode resultar em condições mais secas no sul e sudeste do Brasil, enquanto a La Niña pode CAUSAr mais chuvas nessas regiões.

É importante ressaltar que esses fatores atuam em conjunto e podem variar dependendo da região do Brasil, sendo necessário considerar as particularidades de cada área para entender as mudanças de chuvas e secas. Além disso, estudos científicos constantes são necessários para a compreensão mais aprofundada dos padrões climáticos do Brasil.

Em sendo a CAUSA INICIAL o DESMATAMENTO, qual/is a/s CAUSA/S do DESMATAMENTO?

A partir de minhas observações e constatações empíricas e de variadas leituras de produções científicas, constata-se que existem várias CAUSAS para o desmatamento, que incluem:

I. Agricultura e criação de gado, dominada pelo o agronegócio: A conversão de florestas em terras agrícolas para grãos, predominantemente soja, e pastagens para a criação de gado é uma das principais CAUSAS do DESMATAMENTO. A demanda contínua por alimentos e produtos agrícolas tem levado à expansão das fronteiras agrícolas, resultando na perda de áreas florestais.

II. Exploração madeireira: A extração de madeira para uso comercial, como a produção de móveis, construção civil e produção de papel, é uma CAUSA SIGNIFICATIVA do DESMATAMENTO. A exploração ilegal de madeira em áreas protegidas e a falta de regulamentação adequada contribuem para o DESMATAMENTO;

III. Infraestrutura e urbanização: A construção de estradas, barragens, minas e projetos de desenvolvimento urbano também contribui para o DESMATAMENTO. Esses projetos muitas vezes exigem a remoção de grandes áreas florestais para abrir espaço para a construção e para fornecer materiais de construção;

IV. Incêndios florestais: Incêndios florestais naturais ou CAUSAdos pelo homem podem destruir grandes extensões de florestas. A prática de queima de terras para a agricultura também pode levar a incêndios incontroláveis que resultam em DESMATAMENTO;

V. Mineração: A busca por minerais, como ouro, petróleo e minério de ferro, muitas vezes requer a destruição de áreas florestais para acessar os depósitos enterrados no subsolo. A mineração também pode CAUSAr poluição da água e do solo, afetando ainda mais os ecossistemas;

VI. Expansão urbana: O crescimento populacional e a expansão das áreas urbanas levam à conversão de florestas em áreas residenciais e comerciais. A necessidade de habitação, estruturas industriais e espaços urbanos resulta na perda de habitat e áreas verdes.

Essas são só apenas algumas das principais CAUSAS do DESMATAMENTO. A combinação desses fatores, no fim, ocorre em conjunto e pode variar ao depender da região e das circunstâncias específicas.

E, no caso do agronegócio/agrodólar dominando a agricultura, o que esse CAUSA ao meio ambiente?

O agronegócio/agrodólar, como qualquer atividade humana em larga escala, tem um impacto significativo no meio ambiente. Algumas das principais CAUSAS do impacto ambiental do agronegócio/agrodólar incluem:

– O Desmatamento, a 1ª CAUSA: Na maioria das vezes, a expansão das atividades agrícolas leva ao DESMATAMENTO de áreas naturais, resultando drasticamente na perda de habitats e biodiversidade;

– O Uso intensivo de recursos hídricos, 2ª CAUSA: A agricultura consome uma quantidade significativa de água para irrigação e criação de animais, o que pode levar à escassez de recursos hídricos em algumas regiões;

– A Contaminação dos recursos hídricos, 3ª CAUSA: O uso de fertilizantes químicos e pesticidas nos campos pode CAUSAr a contaminação dos rios e lagos próximos, prejudicando a fauna aquática e comprometendo a qualidade da água potável;

– O Esgotamento do solo 4ª CAUSA: A agricultura intensiva, sem o manejo adequado do solo, pode levar à sua degradação e perda de fertilidade ao longo do tempo;

– As Emissões de gases de efeito estufa, 5ª CAUSA: A criação de animais para produção de carne e laticínios é um importante emissor de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas;

– O Uso de agrotóxicos, 6ª CAUSA: A aplicação de agrotóxicos para controlar pragas e doenças nas plantações pode ter impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente, incluindo a contaminação do solo, da água e a redução da biodiversidade;

– O Uso de energia não renovável, 7ª CAUSA: O agronegócio/agrodólar é intensivo no uso de combustíveis fósseis para operar máquinas e equipamentos agrícolas, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa.

No entanto, é importante fazer a ressalva no sentido de que o agronegócio/agrodólar pode, respeitando a Natureza, desempenhar um papel fundamental na produção de alimentos e na geração de empregos e renda em muitas regiões. A sustentabilidade ambiental do agronegócio/agrodólar pode ser alcançada por meio de práticas agrícolas regenerativas, adoção de técnicas de conservação do solo, redução do uso de agrotóxicos e transição para energias renováveis fazendo com que a atividade tenha longevidade. Daí, a longevidade do Planeta Terra com tudo que nele ainda há, vive e resiste!!

Temos, portanto CAUSAS por nós criadas, e suas DRÁSTICAS CONSEQUÊNCIA que afetam todos nós porque estão afetando o Planeta Terra.

Solução/ões?!
... ... ... são muitas!!

Fonte para a fundamentação: consultas/pesquisas em livros/dicionários, sites na web e seleção, elaboração, adaptação, produção e organização...:
Por Prof. Negreiros Deuzimar Menezes e a IDA/DICA; Pós graduação: Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão e Educação Ambiental; Presidente e Fundador em 1997 da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística.
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99 98154 0899
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quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O FUTURO PSICOLÓGICO DAS CRIANÇAS DE GAZA

Por Professor Negreiros
AS REAIS CONSEQUÊNCIAS PARA AS CRIANÇAS DE GAZA...
15 nov. 23


Estamos [não] preocupados e [não] nos importam quais as conseqüências para as crianças palestinas na Faixa de Gaza que veem seus pais, familiares, amigos, vizinhos, conhecidos mortos pelo exército de Israel?!

Sou adicionado a muitos grupos locais/regionais/nacionais e internacionais digitais contidos na internet, faço, no geral, uma leitura dinâmica de seus conteúdos e não percebo isso.

A mim preocupa e importa muito, com tristeza, as consequências para as crianças palestinas na Faixa de Gaza que testemunham a morte de seus pais, familiares, amigos, vizinhos, conhecidos pelo exército de Israel, podem ser-lhes devastadoras e ter um grave impacto em sua saúde mental e emocional como comportamento instável, agressivo, violento, disseminador de ódio... Em quantos o sentimento de vingança irá prevalecer?!

Das principais consequências incluem:

1. Trauma psicológico: Presenciar a morte de entes queridos pode levar a um intenso estresse emocional e trauma psicológico nas crianças palestinas. Elas podem sofrer de pesadelos, ansiedade, depressão, distúrbios de sono e outras manifestações de transtorno de estresse pós-traumático.

2. Desenvolvimento emocional prejudicado: Testemunhar a perda por morte de seus pais e familiares pode afetar o desenvolvimento emocional das crianças palestinas. Elas podem ter dificuldade em lidar com suas emoções, desenvolver problemas de autoestima e ter dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis.

3. Exposição à violência contínua: A Faixa de Gaza tem experimentado um conflito prolongado, com ataques frequentes e violência. As crianças que perdem seus entes queridos para o exército de Israel podem continuar vivendo em um ambiente hostil e violento, o que aumenta seu risco de desenvolver problemas adicionais de saúde mental.

4. Vulnerabilidade a comportamentos de risco: Crianças traumatizadas que perderam por morte seus principais provedores de cuidados podem ficar vulneráveis a comportamentos de risco, como uso de drogas e álcool, envolvimento em gangues ou recrutamento por grupos extremistas, como forma de buscar apoio ou lidar com o trauma.

5. Impacto na educação: A perda de membros da família em conflito de guerra e a exposição à violência podem interromper a educação das crianças palestinas, causando um impacto negativo em seu desenvolvimento acadêmico e limitando suas oportunidades futuras.

É de extrema importância fornecer apoio adequado e acesso a serviços de saúde mental para essas crianças, a fim de ajudá-las a recuperar e reconstruir suas vidas após essas experiências traumáticas.

E,

Como conseqüências da invasão e ocupação de Israel à Faixa de Gaza matando milhares de Palestinos, quantas crianças futuras terroristas se vai ter em decorrência do sentimento de vingança que irá prevalecer?! Quantas com problemas psicológicos; quantas com problemas neurológicos...?!

Não deve haver dados precisos para responder a essas minhas indagações/perguntas de forma definitiva. Mas, com certeza, as consequências da invasão e ocupação de Israel à Faixa de Gaza hão e são complexas e variadas. É importante notarmos que nem todas as crianças que vivem em contextos de conflito se tornam terroristas, e não é certo generalizarmos, mas termos consciência de que acontecem em consequências de grave impacto em sua saúde mental e emocional como comportamento instável, agressivo, violento, disseminador de ódio... Sentimento de vingança...

No entanto, é amplamente reconhecido que as crianças que vivenciam conflitos armados estão sujeitas a diversos efeitos negativos em seu bem-estar físico e mental. Esses efeitos incluem traumas psicológicos, problemas de saúde mental, estresse crônico, dificuldades de aprendizado e desenvolvimento, entre outros. Algumas crianças podem também ser afetadas por problemas neurológicos devido à exposição a explosões, materiais tóxicos ou falta de cuidados adequados durante situações de conflito.

É importante ressaltarmos que todas as crianças merecem proteção, segurança e apoio para se recuperarem de situações de conflito, independentemente de sua origem étnica ou nacionalidade. Investimentos em educação, cuidados de saúde mental e serviços de proteção infantil são necessários para mitigar os impactos negativos em crianças afetadas por conflitos.

Textículo grafado por..., Eu, Professor Negreiros