sábado, 24 de fevereiro de 2024

O BRASILEIRO É PRODUTO...

QUEM É O BRASILEIRO?!
Por Professor Negreiros
22/23–02–2024

Dentre muitas coisas, o brasileiro é também o que os meios de comunicação, isto é:  as famílias detentoras de concessão pública de rádio, tv, jornais e revistas no Brasil querem que seja. Sim, exatamente!!

E. Quem são as famílias detentoras de concessão de rádio, tv, jornais e revistas no Brasil? O que elas defendem?!

Em análise... No Brasil, o controle dos meios de comunicação, incluindo rádio, tv, jornais e revistas, é frequentemente associado a algumas famílias e grupos empresariais. Algumas das famílias mais proeminentes incluem:

1. Grupo Globo:
Uma das maiores empresas de mídia do país, controla diversas emissoras de televisão, como a TV Globo, além de jornais, revistas e outras plataformas de comunicação. O grupo tem uma influência significativa de direita, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’, na opinião pública brasileira.

2. Grupo Bandeirantes:
Proprietário da Rede Bandeirantes de Televisão, o grupo tem uma presença considerável na televisão brasileira, além de possuir rádios e outros meios de comunicação. Também tem uma influência significativa conservadora, de direita, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’, na opinião pública brasileira.

3. Grupo Abril:
Embora tenha enfrentado dificuldades nos últimos anos, o Grupo Abril é conhecido por suas revistas de grande circulação, como Veja e Exame. Grupo que também tem uma influência significativa conservadora, de direita, reacionária, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’, na opinião pública e de seus eleitores brasileiros.

4. Grupo Folha:
Proprietário do jornal Folha de S. Paulo, é um dos principais jornais do país e tem uma influência significativa conservadora, de direita, reacionária, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’ na “grande” mídia impressa no Brasil.

5. Grupo Estado:
Controlador do jornal O Estado de S. Paulo, é uma das mais antigas e respeitadas empresas de comunicação conservadora, de direita, reacionária, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’ do Brasil.

6. Grupo da Família Silvio Santos/Senor Abravanel:
O Grupo Silvio Santos/Abravanel é liderado pelo empresário e apresentador de televisão Silvio Santos, cujo nome verdadeiro é Senor Abravanel. Embora o grupo não seja tão diversificado quanto alguns outros conglomerados de mídia no Brasil, ele é notável por seu controle sobre o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), uma das principais redes de televisão do país.

O SBT possui uma programação variada, que inclui desde programas de entretenimento até jornalismo e telenovelas. Em termos de posicionamento político e editorial, o SBT tende a ser mais neutro em comparação com outras redes de televisão no Brasil. No entanto, é importante notar que, como em qualquer empresa de mídia, o posicionamento editorial pode variar dependendo dos interesses do proprietário e da direção da empresa, bem como das demandas do público e do mercado.

A princípio, quanto ao que essas famílias defendem, antes tem-se que observar que elas tem um lado, a direita e seu entorno, e é importante ressaltar que os meios de comunicação têm uma diversidade de posicionamentos políticos e editoriais conforme seus interesses e circunstâncias financeira-empresariais. No entanto, algumas análises sugerem que muitos desses grupos têm interesses alinhados com determinadas ideologias políticas e econômicas de centro direita e direita, refletindo isso em sua cobertura e editorial. Por exemplo, alguns podem ser mais alinhados com políticas de ‘mercado’, enquanto outros podem ter uma tendência mais “progressista” de centro. No entanto, é importante avaliar individualmente o posicionamento de cada veículo de comunicação, pois há uma variedade de perspectivas dentro desses grupos. Todas predominantemente de direita, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’.

7. Grupo de Famílias de pastores evangélicos/protestantes:
No Brasil, há uma série de grupos de mídia associados a famílias de pastores evangélicos/protestantes que controlam emissoras de televisão, rádio e outros meios de comunicação. Alguns dos grupos mais proeminentes incluem:

1. Rede Record (Grupo Record):
Controlada pela Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo bispo Edir Macedo, a Rede Record é uma das maiores emissoras de televisão do Brasil. O grupo tem, predominantemente, uma forte inclinação para programação religiosa/protestante, bem como conteúdo de entretenimento, jornalismo e outras formas de programação. Todas de grande influência significativa protestante, conservadora, de direita, reacionária, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’, na opinião pública e de seus radio-tele-ouvintes e eleitores brasileiros.

2. Rede Gospel:
Pertence à Igreja Renascer em Cristo, liderada pelo apóstolo Estevam Hernandes e pela bispa Sônia Hernandes. A emissora tem uma programação voltada principalmente para conteúdo religioso protestante, e tem uma audiência significativa entre os evangélicos/protestantes. Outra de forte influência significativa conservadora, de direita, reacionária, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’, na opinião pública e de seus radiouvintes, telespectadores e eleitores brasileiros.

3. Rede Super:
Controlada pela Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Rede Super transmite uma variedade de programação religiosa/protestante, incluindo cultos, pregações e programas de debate sobre temas cristãos. Sem fugir à regra, também de influência significativa protestante, conservadora, de direita, reacionária, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’, na opinião pública e de seus radiouvintes, telespectadores e eleitores brasileiros.

4. Rede Boas Novas:
Pertencente à Igreja Cristã Maranata, a Rede Boas Novas oferece uma programação que inclui cultos, programas de música gospel e outros conteúdos relacionados à fé cristã protestante. Mais uma de influência significativa conservadora, de direita, reacionária, alinhada com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’, na opinião pública e de seus telespectadores, radiouvintes e eleitores brasileiros.

Esses grupos de mídia muitas vezes defendem valores e perspectivas alinhadas com o evangelicalismo/protestantismo, incluindo uma abordagem conservadora, de direita à extrema direita, em questões sociais, éticas e morais, além de uma ênfase na fé cristã, evangelismo e ensinamentos bíblicos de princípio protestante. Suas programações tendem a refletir esses valores, com uma oferta significativa de conteúdo religioso e uma abordagem editorial que pode ser [são] influenciada por suas afiliações religiosas.

Todos esses grupos, predominantemente com suas influências significativamente de princípios protestantes, conservadoras, de direita à extrema direita, alinhadas com políticas liberais à ultraliberal de ‘mercado’ determinando na opinião pública brasileira, comportamentos e atitudes... Esperar, então, o que de grande parte dos brasileiros, no sentido de ser majoritariamente de centro progressista para a esquerda de tendência socialista?! Se não Espiritualmente Cristã-Humanista como foi Jesus Cristo. Ao menos materialistamente cristã!!

Observe que são todos beneficiados, não só com as concessões públicas, mas também com dinheiro público, e não é pouco, para ‘divulgar’ ações da União e de seus entes federados. Sem as concessões e dinheiro público deixam de existir como são... E estão... FATO!!

ANÁLISE e CONCLUSÃO de Professor Negreiros, Deuzimar Menezes – Consultor

Em 22/23 de fevereiro de 2024

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Fonte para a fundamentação: consultas/pesquisas em livros/dicionários, sites na web e seleção; elaboração, adaptação, produção e organização...:
― POR PROF. Negreiros Deuzimar Menezes. No dia de hoje, aos 67a, 2m e 23d.
 Professor (de Professo...)(*) Transdisciplinar; Consultor; Filo-Pedagogo de formação; Livre Educador Filo-eco-poli-social Transdisciplinar; Pós-Graduado em Docência da Educação Superior; Gestão e Educação Ambiental; Gestão em Auditoria e Pericia Ambiental; Gestão de Sistema Prisional. Graduado em Pedagogia e Filosofia; Radio-jornalista–DRT nº 0772/91-MA. Diretor-Presidente e Fundador em 1997, da Fundação Brasil de Fomento a Educação Ambiental e Humanística. Ativista Ambiental Independente; Livre Pensador Subversivo. Não-Materialista. Sem emprego; Sem aposentadoria; Sem renda!! E que aqui me encontro, em 22/23 de fevereiro de 2024, autoexilado num canto, na floresta da RPPN, minha propriedade desde 1980, em um lugar qualquer deste vasto planeta que se encontra sendo assassinado por... Antiflorestas... Antinatureza... Pró-acumulador-capitalista.
Prof.negreiros@gmail.com
institutouniversidadepanameria@gmail.com

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(*) Professor não “dá aula/s”. Portanto, Professor não é quem “dá aula/s”, quem ministra aulas. Morfológica e Etimologicamente, Professor (de Professo...), é quem Professa, Profetiza, Profere...!! Significa Historiador e Profeta porque uma profecia que profere e se realiza transforma-se em História!!